Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender os diferentes níveis de descontaminação, equipamentos e dispositivos reutilizáveis;
Demonstrar conhecimentos sobre o processo de aquisição, a utilização segura e a implementação de processos de descontaminação;
Aplicar conhecimentos baseados nos princípios de higiene e segurança a nível alimentar, ambiental, circuitos de roupa e resíduos;
Desenvolver uma prática profissional, ética e legal em Prevenção e Controlo de Infeção, de acordo com as normas legais, os princípios éticos e a deontologia profissional.
Conteúdos programáticos
Saúde ocupacional; Logística; Instalações e equipamentos (design, ventilação, água e obras); Higiene e segurança alimentar; Segurança de circuitos de roupa e resíduos; Higiene ambiental; Reprocessamento de dispositivos. Princípios éticos e tomada de decisão profissional; Questões éticas relacionadas com a prevenção e controlo de infeção; Aspetos legais associados à prevenção e controlo de infeção
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular vai permitir que os estudantes desenvolvam os conhecimentos e competências definidas nos objetivos, assegurando a coerência entre os objetivos e os conteúdos. Esta metodologia permite conhecer, desenvolver e aprofundar as temáticas lecionadas, possibilitando diferenciar os conhecimentos de partida dos conhecimentos finais.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As estratégias de ensino-aprendizagem integram uma abordagem teórica e concetual da temática, cuja centralidade é o estudante, mobilizando a sua experiência profissional.
O desenvolvimento deste conceito de reflexividade promove nos estudantes, cujo estadio prevê a motivação para a formação ao longo da vida, a capacidade de olhar para as suas práticas após um distanciamento das mesmas. A formação permite este mesmo distanciamento, e, portanto, conseguir refletir na ação, olhando para as razões da mesma, e daí poder teorizar promove as competências pessoais, interpessoais e instrumentais, essenciais ao processo de aprendizagem.
As aulas de tipologia Teóricas e Teórico-Práticas proporcionam a implementação destas estratégias de abordagem dos conteúdos, uma vez que os estudantes já possuem um conhecimento prévio que advém da sua experiência profissional, e isso não pode ser ignorado, ou seja, a perspetiva é valorizar as práticas e através delas desenvolver as competências para o desenvolvimento de um pensamento complexo. Preconiza-se o método expositivo-interativo na abordagem de conteúdos estruturantes da unidade curricular. A pesquisa e análise da melhor evidência sobre as temáticas será a estratégia estimulada no âmbito do trabalho autónomo do estudante.
Avaliação
A avaliação da Unidade Curricular será através de um teste escrito individual 100% Considera-se aprovado o estudante que obtenha classificação final igual (10) valores
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A forma de abordagem dos conteúdos nas sessões letivas procura promover o desenvolvimento de conhecimentos partindo-se da explanação de conceitos, estimulando o envolvimento ativo dos estudantes através da reflexão e análise crítica das práticas em uso nos seus contextos, da análise de bibliografia atualizada e pertinente e da análise de situações práticas.
O acompanhamento por parte dos docentes na resolução de dificuldades decorrentes da aplicabilidade dos conceitos, será feito de forma a promover a reflexão. Procurar-se-á desenvolver o raciocínio e espírito crítico dos estudantes para a resolução de novas situações no âmbito dos conteúdos lecionados. Os estudantes serão estimulados a desenvolver a sua capacidade de análise, síntese e integração de conhecimentos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Beauchamp, TL. & Childress, J.F. (2019). Principles of Biomedical ethics (8a ed.). New York: Oxford University Press
Deodato, S. (Coord.)(2015).Deontologia profissional do enfermeiro. Lisboa: OE.
Direção Geral Da Saúde (2017). Programa De Prevenção E Controlo De Infeções E De Resistência Aos Antimicrobianos2017. Lisboa: Direção Geral Da Saúde
Duarte, A. Martins, O. (2019). Controlo Da Infeção Hospitalar. Lisboa: Lidel
Grace, P.J. (Ed.) (2017). Nursing ethics and professional responsability in advance practice. (3th.ed). Burlington: Jones & Bartlett Learning.
Have, H. (2016). Vulnerability: challanging bioethics. Abingdon: Routledge. Morrison, E. E. & Furlung, B. (2019). Health care ethics: critical issues for the 21 st century. (4 th ed.). Burlington: Jones & Bartlett Learning.
Observações
Martins, M. A. (2001). Manual De Infecção Hospitalar: Epidemiologia, Prevenção, Controle. Rio De Janeiro: Medsi
Mcgraw-Hill, Wilson J. (2019). Infection Control In Clinical Practice. New York: Elsivier
Neves, M. C. P. (Coord.) (2016). Etica: dos fundamentos às práticas. Lisboa: Edições 70.
Neves, M. C. P. & Soares, J.M de O. (Coords.)(2018). Etica aplicada - Saúde. Lisboa: Edições 70. Robichaux, C (Ed.)
Weston, D. Burgess, A., & Amp; Roberts, S. (2017). Infection Prevention And Controla At A Glance. Usa: Wiley Blackwell