Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Identificar a importância da prática baseada na evidência para a área do controlo e prevenção de infeção associada a
cuidados de saúde;
Conhecer modelos de pensamento e de ação da prática e dos cuidados de saúde baseados em evidência, com
especial relevância no modelo do JBI;
Resumir os passos da prática baseada na evidência desde a necessidade da evidência até à sua implementação;
Identificar o processo de pesquisa em bases de dados e análise do resultado da pesquisa (artigos, relatórios,
guidelines e boas práticas).
Diferenciar os Softwares de apoio à prática baseada na evidência.
Compreender a importância da utilização da Estatística no delineamento de projetos de investigação.
Descrever os diferentes tipos de variáveis e escalas de medição.
Interpreta e analisa criticamente os resultados científicos e os níveis de evidência;
Discutir trabalhos de investigação inovadores controlo e prevenção de infeção associados aos cuidados de saúde.
Conteúdos programáticos
Prática Baseada na Evidência (PBE) na área da prevenção e controlo de infeção associada a cuidados de
Saúde: do conceito à sua implementação;
- Centros de referência mundial para a prática baseada na evidência (Cochrane collaboration e JBI)
- Conceito de prática baseada na evidência
- Importância da prática baseada na evidência para a prestação de cuidados de saúde
- Modelos de pensamento e de ação da prática e dos cuidados de saúde baseados em evidência
- Passos da prática baseada na evidência
- Implementação da evidência na prática
- Avaliação do resultado da implementação Softwares para a prática baseada na evidência
Instrumentos de medida:
- O que é a Bioestatística e qual a sua importância na Investigação
- Classificação das Variáveis e Escalas de Medida
- Estatística Descritiva
- Introdução a Estatística Inferencial
- Testes paramétricos e não paramétricos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteu¿dos programa¿ticos organizam-se, na generalidade, seguindo os objectivos definidos para a unidade curricular.
Para cada objectivo esta¿o definidos de forma detalhada os conteu¿dos a integrar, tendo em atenc¿a¿o o tempo de contacto
previsto (25h).
Os conteu¿dos propostos, genericamente, respondem a todos os objectivos definidos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As metodologias de ensino/aprendizagem incluem aulas teórica, teórico-prática e Seminários.
Privilegiam os métodos
expositivo, interrogativo, brainstorming, análise e discussão de textos.
Recorre- se à aprendizagem com base na
resolução de problemas e às experiências formativas dos estudantes, ao debate análise e de artigos científicos.
Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à procura autónoma do conhecimento, em bases eletrónicas,
e à interação com o professor com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de
cada um.
Avaliação
Recensão/Apreciação Crítica de Artigo: Trabalho Individual Escrito (70%), com apresentação (30%).
A classificação final da unidade curricular é resultante da média ponderada dos itens de avaliação referidos.
Considera
se aprovado o estudante que obtenha classificação final igual (10) valores
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para o desenvolvimento dos conteúdos desta Unidade Curricular serão utilizadas metodologias expositivas e
demonstrativas permitindo ao estudante tomar conhecimento dos centros de referência mundial, do conceito, da
importância da PBE para a prestação de cuidados de saúde na área da prevenção e controlo de infeção associados aos
cuidados de saúde, e dos modelos de pensamento e de ação da PBE.
Esta Unidade Curricular contribui para que o estudante consiga melhorar os conhecimento de bioestátistica, do conceito,
e da importância da bioestatístoca para a investigação em saúde, na área da prevenção e controlo de infeção associados
aos cuidados de saúde.
Complementarmente, o estudante desenvolverá exercícios de questionamento orientado pela experiência clínica na área
da prevenção e controlo de infeção terá contacto com as bases de dados onde procurará estudos primários e secundários
e Softweres que permitem aplicar os conhecimentos em bioestatística.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Apóstolo, J. (2017). Síntese da evidência no contexto da translação da ciência. Coimbra, Portugal: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
Fineout-Overholt, E., Melnyk, B., Stillweell, S., & Williamsom, K. (2010). Evidence based practice, step by step: Critical appraisal of the evidence: part III. The American Journal Of Nursing, 110(11), 43-51.
Gerrish, K., & Lathlean, J. (2015). The research process in nursing. Oxford: Wiley Blackwell.
Glasper, A., & Rees, C. (2017). Nursing and healthcare research at a Glance. Oxford: Wiley Blackwell. Greenhalgh, T. (2014). How to read a paper. Oxford: Wiley Blackwell.
Marques-Vieira, C.M., Sousa, L.M., Carvalho, M., Veludo, F., & José, H. (2015). Construção, adaptação transcultural e adequação de instrumentos de medida. Enformação, 5, 19-24.