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Investigação e bioestatística em prevenção e controlo de infeção

Código: PG-PCI05    Sigla: IBPCI
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
PG-PCI 26 Prevenção e Controle de Infeção 6 38 150

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,67
Seminários: 0,27
Orientação Tutorial: 0,60

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Ana Júlia Pinto Fonseca Sieuve Afonso   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Ana Júlia Pinto Fonseca Sieuve Afonso   0,67
Seminários Totais 1 0,27
Ana Júlia Pinto Fonseca Sieuve Afonso   0,27
Orientação Tutorial Totais 1 0,60
Ana Júlia Pinto Fonseca Sieuve Afonso   0,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Júlia Pinto Fonseca Sieuve Afonso Responsável
Sandra Alice Gomes da Costa Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar a importância da prática baseada na evidência para a área do controlo e prevenção de infeção associada a cuidados de saúde; 

Conhecer modelos de pensamento e de ação da prática e dos cuidados de saúde baseados em evidência, com especial relevância no modelo do JBI;  
Resumir os passos da prática baseada na evidência desde a necessidade da evidência até à sua implementação; 
Identificar o processo de pesquisa em bases de dados e análise do resultado da pesquisa (artigos, relatórios, guidelines e boas práticas). 
Diferenciar os Softwares de apoio à prática baseada na evidência. 
Compreender a importância da utilização da Estatística no delineamento de projetos de investigação. 
Descrever os diferentes tipos de variáveis e escalas de medição. Interpreta e analisa criticamente os resultados científicos e os níveis de evidência; 
Discutir trabalhos de investigação inovadores controlo e prevenção de infeção associados aos cuidados de saúde. 

Conteúdos programáticos

Prática Baseada na Evidência (PBE) na área da prevenção e controlo de infeção associada a cuidados de Saúde: do conceito à sua implementação;

 - Centros de referência mundial para a prática baseada na evidência (Cochrane collaboration e JBI) 
- Conceito de prática baseada na evidência
 - Importância da prática baseada na evidência para a prestação de cuidados de saúde
 - Modelos de pensamento e de ação da prática e dos cuidados de saúde baseados em evidência
 - Passos da prática baseada na evidência 
- Implementação da evidência na prática 
- Avaliação do resultado da implementação Softwares para a prática baseada na evidência 

 Instrumentos de medida:
 - O que é a Bioestatística e qual a sua importância na Investigação
 - Classificação das Variáveis e Escalas de Medida
 - Estatística Descritiva
 - Introdução a Estatística Inferencial 
- Testes paramétricos e não paramétricos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteu¿dos programa¿ticos organizam-se, na generalidade, seguindo os objectivos definidos para a unidade curricular. 

 Para cada objectivo esta¿o definidos de forma detalhada os conteu¿dos a integrar, tendo em atenc¿a¿o o tempo de contacto previsto (25h). 
Os conteu¿dos propostos, genericamente, respondem a todos os objectivos definidos. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias de ensino/aprendizagem incluem aulas teórica, teórico-prática e Seminários. 

Privilegiam os métodos expositivo, interrogativo, brainstorming, análise e discussão de textos. 
Recorre- se à aprendizagem com base na resolução de problemas e às experiências formativas dos estudantes, ao debate análise e de artigos científicos. 
Privilegia-se a participação ativa dos estudantes, apelando à procura autónoma do conhecimento, em bases eletrónicas, e à interação com o professor com objetivo de criar momentos de reflexão que tomam por base a experiência prática de cada um. 


Avaliação

Recensão/Apreciação Crítica de Artigo: Trabalho Individual Escrito (70%), com apresentação (30%). 

 A classificação final da unidade curricular é resultante da média ponderada dos itens de avaliação referidos. 
Considera se aprovado o estudante que obtenha classificação final igual (10) valores

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para o desenvolvimento dos conteúdos desta Unidade Curricular serão utilizadas metodologias expositivas e demonstrativas permitindo ao estudante tomar conhecimento dos centros de referência mundial, do conceito, da importância da PBE para a prestação de cuidados de saúde na área da prevenção e controlo de infeção associados aos cuidados de saúde, e dos modelos de pensamento e de ação da PBE. 

Esta Unidade Curricular contribui para que o estudante consiga melhorar os conhecimento de bioestátistica, do conceito, e da importância da bioestatístoca para a investigação em saúde, na área da prevenção e controlo de infeção associados aos cuidados de saúde. 
Complementarmente, o estudante desenvolverá exercícios de questionamento orientado pela experiência clínica na área da prevenção e controlo de infeção terá contacto com as bases de dados onde procurará estudos primários e secundários e Softweres que permitem aplicar os conhecimentos em bioestatística.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Apóstolo, J. (2017). Síntese da evidência no contexto da translação da ciência. Coimbra, Portugal: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Fineout-Overholt, E., Melnyk, B., Stillweell, S., & Williamsom, K. (2010). Evidence based practice, step by step: Critical appraisal of the evidence: part III. The American Journal Of Nursing, 110(11), 43-51. 
Gerrish, K., & Lathlean, J. (2015). The research process in nursing. Oxford: Wiley Blackwell. 
Glasper, A., & Rees, C. (2017). Nursing and healthcare research at a Glance. Oxford: Wiley Blackwell. Greenhalgh, T. (2014). How to read a paper. Oxford: Wiley Blackwell. 
Marques-Vieira, C.M., Sousa, L.M., Carvalho, M., Veludo, F., & José, H. (2015). Construção, adaptação transcultural e adequação de instrumentos de medida. Enformação, 5, 19-24.