Código: | PG-SC01 | Sigla: | CPInv | |
Área Científica: | Saúde |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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SClin | 21 | Pós-Graduação em Supervisão Clínica | 1º | 9 | 75 | 225 |
Ensino Teórico: | 9,33 |
Teórico-Práticas: | 11,33 |
Seminários: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 1,67 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Conceção em supervisão
Enquadramento histórico da supervisão clínica;
Evolução e diferenciação dos conceitos de supervisão e supervisão clínica;
Processo supervisivo.
Ética e Deontologia na Supervisão Clínica
Enquadramento conceptual de ética e deontologia profissional;
Dilemas éticos e processo de tomada de decisão em equipa.
Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Didática da formação em contexto de prática clínica;
Estratégias didático-pedagógicas e recursos;
Formação ao longo da vida.
Investigação em Supervisão Clínica
Abordagens e o seu contributo na investigação ação;
Prática baseada na evidencia.
Os conteúdos estão organizados a partir do pressuposto de que a formação é um trabalho do estudante sobre si próprio e que os processos de produção de conhecimento se constituem como a melhor forma de aprender. Articula-se por isso os processos de formação com os processos de investigação, com particular enfase na investigação ação. A investigação é aqui concebida como uma forma de estar/ser profissional nas organizações que se pretendem aprendentes.
A didática da formação em contexto clínico, com estratégias pedagógicas facilitadoras do ensino-aprendizagem dos estudantes, permite o desenvolvimento de competências essenciais para a formação e crescimento pessoal e profissional. A ética e deontologia proporcionam uma base sólida para a tomada de decisões fundamentadas em supervisão clínica, abordando conceitos éticos e deontológicos, promotores da ética e da qualidade na prática supervisiva.
A estratégia pedagógica centrar-se-á no desenvolvimento das competências definidas para esta unidade curricular, através da utilização de metodologias interativas que estimulem a participação ativa e incentivem a reflexão crítica do estudante.
A abordagem teórica, complementada pela apresentação de casos práticos específicos relacionados com experiências de prática supervisiva, permitirá a apropriação dos diferentes conteúdos. Apela-se à análise crítica de documentos relevantes para o aprofundamento das diferentes áreas temáticas, incentivando o trabalho colaborativo.
Reforçando o ensino centrado no estudante, as metodologias foram definidas e organizadas de forma a permitir construir uma visão pessoal critica e sustentada sobre os processos de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.
As sessões letivas serão lecionadas em modo presencial e síncrono de acordo com as tipologias teóricas e teórico-prático e seminário.
Quanto ao trabalho autónomo do estudante preconiza-se a pesquisa e análise de documentos nas áreas temáticas abordadas e de outras consideradas complementares.
Trabalho de grupo:
Apresentação escrita 60%
Apresentação oral (componente individual) 40%
Prevê-se que o estudante desenvolva uma concetualização sólida e uma análise crítica, sustentando a prática supervisiva e a reflexão pedagógica, permitindo o fortalecimento da formação contínua, desenvolvimento pessoal e profissional, ancorados na ética e deontologia. Pretende-se simultaneamente que o estudante desenvolva um trabalho colaborativo, que estimule a aprendizagem e reforce/consolide os conhecimentos relativos à investigação em supervisão clínica.
Augusto, M., Oliveira, K., Carvalho, A. L., Pinto, C., Teixeira, A., & Teixeira, L. (2021). Impact of a model of clinical supervision over the emotional intelligence capacities of nurses.
Deodato, S. (2015). Deontologia profissional de enfermagem. Ordem dos Enfermeiros.
Gaspar, M. I. (Coord.). (2019). Supervisão em contextos de educação e formação: Conceções, práticas e possibilidades. Fundação Manuel Leão..
Pires, R., Santos, M., Pereira, F., & Pires, M. (2021). Clinical supervision strategies: Critical-reflexive analysis of practices. Millennium https://doi.org/10.29352/mill0214.21742
Sequeira, C., & Néné, M. (2022). Investigação em enfermagem: Teoria e prática (1ª ed.). Lidel.
Teixeira, A., Teixeira, L., Pereira, R., Barroso, C., & Carvalho, A. (2021). Development of nurses' evidence-based practice skills: Contributions of clinical supervision. Rev Rene, 22, e60279.
O curso desenvolve-se em formato b-learning às sextas-feiras e sábados.