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Supervisão clínica na área disciplinar: práticas e estratégias

Código: PG-SC02    Sigla: SC-PE
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
SClin 21 Pós-Graduação em Supervisão Clínica 5 42 125

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,93
Teórico-Práticas: 0,80
Seminários: 0,53
Orientação Tutorial: 0,47

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,93
Catarina Inês Costa Afonso   0,93
Teórico-Práticas Totais 1 0,80
Catarina Inês Costa Afonso   0,80
Seminários Totais 1 0,53
Catarina Inês Costa Afonso   0,53
Orientação Tutorial Totais 1 0,47
Catarina Inês Costa Afonso   0,47

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Catarina Inês Costa Afonso Responsável
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de compreensão de modelos, estilos, estratégias e instrumentos em supervisão clinica;
Capacidade de mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes no processo supervisivo;
Capacidade de mobilização de estratégias nos processos de tomada de decisão e na relação supervisiva;
Capacidade de análise do processo de supervisão como oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional da díade supervisor e supervisado.

Conteúdos programáticos

Processo de Supervisão Clínica
Enquadramento regulador e normativo do supervisor clínico;
Teorias e modelos em supervisão clínica;
Princípios psicopedagógicos em supervisão.

Estratégias em Supervisão Clínica
Pensamento crítico e pensamento reflexivo;
Estratégias de supervisão individuais e em grupo;
Análise crítico-reflexiva;
Relação pedagógica na díade de supervisor/supervisado;
Avaliação e conceitos relacionados.

Práticas em Supervisão Clínica
Perfil do supervisor e supervisado;
Relação pedagógica terapêutica;
Competências do supervisor e supervisado;
Modelos de relação supervisor e supervisado.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos estão organizados a partir do pressuposto de que a formação é um trabalho do estudante e os processos de produção de conhecimento constituem-se como a melhor forma de aprender. Neste sentido esta unidade curricular pretende qualificar estudantes com capacidade de ação supervisiva promovendo a análise reflexiva estruturada sobre as práticas e estratégias de supervisão clínica. Focaliza-se na centralidade do papel e da ação da díade do supervisor e supervisado, promovendo as condições necessárias à segurança do cliente e da qualidade dos cuidados. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

 Pretende-se que o estudante desenvolva momentos de apresentação e discussão de situações, de análise de estratégias de incentivo do supervisado para a explicitação do processo de tomada de decisão clínica, instrumentos de avaliação e práticas de supervisão clínica. As sessões letivas serão lecionadas em modo presencial e síncrono de acordo com as tipologias teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial para promover a experiência refletida pelos estudantes em supervisão clínica. Quanto ao trabalho autónomo do estudante preconiza-se a pesquisa e análise de documentos nas áreas temáticas abordadas e de outras consideradas complementares.


Avaliação


Trabalho de grupo:
Apresentação Escrita:60%
Apresentação oral (componente individual): 40%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Prevê-se que o estudante de acordo com as metodologias desenvolvidas, obtenha a compreensão do processo de supervisão clínica, da tomada de decisão e da mobilização de instrumentos de avaliação. Pretende-se simultaneamente que o estudante desenvolva um trabalho de colaboração entre pares, que estimule a aprendizagem e reforce/consolide os conhecimentos relativos às práticas e estratégias em supervisão clínica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Abreu, W. (2007). Formação e aprendizagem em contexto clínico. Formasau.
Alarcão, I., & Canha, B. (2013). Supervisão e colaboração: Uma relação para o desenvolvimento. Porto Editora.
Alarcão, I., & Tavares, J. (2018). Supervisão da prática pedagógica: Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem (2ª ed.). Almedina.
Fonseca, M. (2006). Supervisão em ensinos clínicos de enfermagem: Perspectiva do docente. Formasau.
Gaspar, M. I. (Coord.). (2019). Supervisão em contextos de educação e formação: Conceções, práticas e possibilidades. Fundação Manuel Leão.
Spínola, A., Reis, A., & Godinho, C. (2021). Supervisão clínica em enfermagem: Uma solução digital. Revista da UI_IPSantarem, 9(1), 18-26. https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24829