Código: | PG-SC04 | Sigla: | CGQ | |
Área Científica: | Saúde |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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SClin | 21 | Pós-Graduação em Supervisão Clínica | 1º | 6 | 50 | 150 |
Ensino Teórico: | 2,50 |
Teórico-Práticas: | 1,67 |
Seminários: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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- Capacidade de operacionalização de estratégias de comunicação relativas à qualidade da relação de supervisão;
- Capacidade de reconhecimento da supervisão clínica como elemento estratégico para o desenvolvimento da qualidade do exercício profissional;
- Capacidade de argumentação da relação interpessoal e do trabalho em equipa para a qualidade do processo supervisivo;
- Capacidade de otimização do processo de supervisão clínica através de dinâmicas de grupo e gestão de conflitos, com foco na segurança e qualidade dos cuidados.
Técnicas de Comunicação e Dinamização de Grupos/Gestão de Conflitos
- Comunicação em supervisão;
- O feedback e questionamento;
- Dinamização de grupos e gestão de conflitos;
- Suporte pessoal em supervisão.
Trabalho em Equipa e em Parceria
- Relação de parceria;
- Gestão do trabalho emocional em contextos de prestação de cuidados de saúde;
- Regulação emocional em processos de supervisão.
Gestão da Qualidade
- Qualidade e segurança nas práticas de prestação de cuidados;
- Projetos da melhoria continua da qualidade;
- Indicadores de qualidade e de segurança do doente;
- O doente e o cuidador informal na segurança na prestação de cuidados - abordagem supervisiva;
- O erro em saúde, fatores contributivos e abordagem supervisiva.
Os conteúdos estão organizados a partir da análise dos contextos supervisão na perspetiva específica da relação interpessoal, colocando em diálogo a experiência individual de cada estudante com os aportes teóricos abordados. As temáticas estão alinhadas com o conhecimento e o entendimento de estratégias de comunicação como recurso a utilizar na interação entre a díade do processo de supervisão clínica. Estimula-se o estudante à articulação de métodos para dinamizar grupos e gerir conflitos, passíveis de utilização na supervisão clínica, visando a segurança e a qualidade de todo o processo.
As metodologias de ensino desenvolvem-se a partir das experiências vividas, análise de vídeos e documentos, tendo como premissa a aprendizagem baseada em problemas. Serão ainda dinamizadas técnicas de role-play no contexto de estratégias de comunicação e da gestão de conflitos, bem como exercícios de dinâmica de grupo, liderados pelos estudantes. Prevê-se que o estudante desenvolva um trabalho colaborativo, que estimule a aprendizagem e consolide os conhecimentos relativos à comunicação, gestão de equipas e qualidade organizacional.
As sessões letivas serão lecionadas em modo presencial e síncrono de acordo com as tipologias teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial para promover a experiência refletida pelos estudantes em supervisão clínica.
Quanto ao trabalho autónomo do estudante preconiza-se a pesquisa e análise de documentos nas áreas temáticas abordadas e de outras consideradas complementares.
Trabalho de grupo:
Apresentação Escrita: 60%
Apresentação oral (componente individual): 40%
A abordagem teórico e teórico-prática com recurso à demonstração permitirá, compreender a importância das estratégias de comunicação, bem como, experienciar o seu uso e treino, em contexto de supervisão clínica. A aprendizagem baseada em problemas serve de estimulo para a técnica de role-play, permitindo ao estudante, assumir-se como ator principal na gestão de conflitos e na execução de dinâmicas de grupo com enfoque na segurança e qualidade dos cuidados.
Andreola, B. A. (2013). Dinâmica de grupo: Jogo da vida e didática do futuro (28ª ed.). Editora Vozes.
Chalifour, J. (2007). A intervenção terapêutica. V1. Os fundamentos existencial-humanistas da relação de ajuda. Lusodidacta.
Jesuino, J. C. (2003). A negociação: Estratégias e tácticas (3ª ed.). Texto Editora.
Laranjeira, C., Afonso, C., & Querido, A. I. (2021). Communicating bad news: Using role-play to teach nursing students. SAGE Open Nursing, 7, 23779608211044589. https://doi.org/10.1177/23779608211044589
Martin, P., Lizarondo, L., Kumar, S., & Snowdon, D. (2021). Impact of clinical supervision on healthcare organisational outcomes: A mixed methods systematic review. PLoS One, 16(11), e0260156. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0260156
Sérgio, M., Carvalho, A., & Pinto, C. (2023). Clinical supervision: A contribution to improving quality indicators in nursing care. Cogitare Enferm. https://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.92940