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Prática e supervisão clínica em Enfermagem

Código: PG-SC05    Sigla: PSCEnf
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
SClin 15 Pós-Graduação em Supervisão Clínica 5 42 125

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Trabalho de Campo: 2,40
Seminários: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 2,40
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,00
Seminários Totais 1 0,40
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira Responsável
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de desenvolvimento de uma prática profissional em supervisão clínica, tendo como referência os princípios éticos, as normas legais e a deontologia profissional em enfermagem;
Capacidade de aplicação de estratégias e modelos de supervisão clínica que promovam a qualidade dos cuidados de enfermagem, fundamentando-se na prática baseada na evidência;
Capacidade de mobilização da comunicação e da mediação do processo de supervisão, integrando conhecimentos, habilidades e atitudes para o desenvolvimento profissional dos supervisados e de si próprio.

Conteúdos programáticos

A componente prática da supervisão clínica deve integrar e mobilizar os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso formativo do estudante, abrangendo as diferentes unidades curriculares desenvolvidas.
No planeamento, intervenção e avaliação do processo de supervisão clínica, o estudante deverá demonstrar a capacidade de aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver estratégias ajustadas às diversas situações encontradas na prática da supervisão.
A prática será estruturada de acordo com o contexto profissional e a experiência prévia de cada estudante. Esta abordagem inclui a supervisão clínica em diferentes contextos da prática de enfermagem, como a formação no âmbito da licenciatura, pós-graduações, mestrados e supervisão de pares.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O processo de supervisão clínica desenvolvido pelo estudante no decurso da prática, é planeado por forma a responder aos objetivos definidos para esta unidade curricular. Pretende-se que o estudante operacionalize o processo de supervisão clínica recorrendo às habilidades e estratégias de comunicação em supervisão no que respeita ao acompanhamento e avaliação dos supervisados. Serão desenvolvidas estratégias que assegurem a mobilização dos conteúdos teóricos na relação pedagógica e no procedimento supervisivo, tendo por base a metodologia científica e o raciocínio de investigação no processo de supervisão.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O estudante deverá desenvolver a componente prática em contexto clínico em regime de supervisão clínica. O estudante sob orientação preferencial dos enfermeiros com competência acrescida diferenciada ou avançada em supervisão clínica e do professor, planeia e implementa um plano de supervisão de acordo com o seu projeto de aprendizagem em diferentes contextos de supervisão. Desenvolve-se um seminário de partilha de experiências de supervisão clínica em enfermagem.
Quanto ao trabalho autónomo do estudante preconiza-se a pesquisa e análise de artigos nas áreas temáticas abordadas e de outras consideradas complementares.


Avaliação

Elaboração de plano de uma situação pratica de supervisão 60%
Narrativa reflexiva final sobre o processo de aprendizagem 40%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que o estudante através da experiência de situações do contexto, relacionada com as competências desenvolvidas nas unidades curriculares anteriores, seja capaz de alterar práticas, introduzir inovação nos contextos e produzir uma análise estruturada sobre os processos e práticas de supervisão clínica em enfermagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Espinoza, J. B. R., Becerril, L. C., Gómez, B. A., Kempfer, S. S., Rodrigues, M. E., & Catarina, A. A. (2021). Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, 5(8), 1-8.https://doi.org/10.12707/RV20174
Pereira-Mendes, A. (2016). O exercício reflexivo na aprendizagem clínica: Subsídio para a construção do pensamento em enfermagem. Revista Eletrónica Educare, 20(1), 1-23. http://dx.doi.org/10.15359/ree.20-1.9
Scaife, J. (2019). Supervision in clinical practice: A practitioner¿s guide (3ª ed.). Routledge.
Spínola, A., Reis, A., & Godinho, C. (2021). Supervisão clínica em enfermagem: Uma solução digital. Revista da UI_IPSantarem, 9(1), 18-26. https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24829
Spínola, A. C. (2015). O estudante de enfermagem no processo de cuidados em ensino clínico. Novas Edições Acadêmicas