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Prática e supervisão clínica na área da saúde

Código: PG-SC06    Sigla: PSCSaúde
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
SClin 5 Pós-Graduação em Supervisão Clínica 5 42 125

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Trabalho de Campo: 2,40
Seminários: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 2,40
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,00
Seminários Totais 1 0,40
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira Responsável
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de desenvolvimento de uma prática profissional em supervisão clínica, tendo como referência os princípios éticos, as normas legais e a deontologia profissional;
Capacidade de aplicação de estratégias e modelos de supervisão clínica que promovam a qualidade dos cuidados de saúde, fundamentando-se na prática baseada na evidência;
Capacidade de mobilização da comunicação e da mediação do processo de supervisão, integrando conhecimentos, habilidades e atitudes para o desenvolvimento profissional dos supervisados e de si próprio.

Conteúdos programáticos

A componente prática da supervisão clínica deve integrar e mobilizar os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso formativo do estudante, abrangendo as diferentes unidades curriculares desenvolvidas.
No planeamento, intervenção e avaliação do processo de supervisão clínica, o estudante deverá demonstrar a capacidade de aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver estratégias ajustadas às diversas situações encontradas na prática da supervisão.
A prática será estruturada de acordo com o contexto profissional e a experiência prévia de cada estudante. Esta abordagem inclui a supervisão clínica em diferentes contextos da prática.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O processo de supervisão clínica desenvolvido pelo estudante no decurso da prática, é planeado por forma a responder aos objetivos definidos para esta unidade curricular. Pretende-se que o estudante operacionalize o processo de supervisão clínica recorrendo às habilidades e estratégias de comunicação em supervisão no que respeita ao acompanhamento e avaliação dos supervisados. Serão desenvolvidas estratégias que assegurem a mobilização dos conteúdos teóricos na relação pedagógica e no procedimento supervisivo, tendo por base a metodologia científica e o raciocínio de investigação no processo de supervisão.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O estudante deverá desenvolver a componente prática em contexto clínico em regime de supervisão clínica. O estudante sob orientação, planeia e implementa um plano de supervisão de acordo com o seu projeto de aprendizagem em diferentes contextos de supervisão. Desenvolve-se um seminário de partilha de experiências de supervisão clínica.
Quanto ao trabalho autónomo do estudante preconiza-se a pesquisa e análise de artigos nas áreas temáticas abordadas e de outras consideradas complementares.


Avaliação

Elaboração de plano de uma situação pratica de supervisão - 60%
Narrativa reflexiva final sobre o processo de aprendizagem - 40%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que o estudante através da experiência de situações do contexto, relacionada com as competências desenvolvidas nas unidades curriculares anteriores, seja capaz de alterar práticas, introduzir inovação nos contextos e produzir uma análise estruturada sobre os processos e práticas de supervisão clínica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Abreu, W. (2007). Formação e aprendizagem em contexto clínico fundamentos, teorias e considerações didácticas. Formasau.
Alarcão, I., & Tavares, J. (2018). Supervisão da prática pedagógica: Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem (2ª ed.). Almedina.
Beddoe, L., & Davys, A. (2016). Challenges in professional supervision: Current themes and models for practice. Jessica Kingsley Publishers.
Espinoza, J. B. R., Becerril, L. C., Gómez, B. A., Kempfer, S. S., Rodrigues, M. E., & Catarina, A.
Gaspar, I., Seabra, F., & Neves, C. (2012). A supervisão pedagógica: Significados e operacionalização. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 12, 29-57. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/3632
Pires, R., Oliveira, P., Pinto, C. B., Ribeiro, I., Porfírio, C., & Pires, M. (2022). Contribution of clinical supervision to the quality and safety of care: A case study. Medical Sciences Forum, 17(1), 6. https://doi.org/10.3390/msf2022017006