Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacidade de análise das diferentes dimensões do processo de planeamento e avaliação; Capacidade de compreensão do funcionamento, articulação e integração das diferentes organizações de saúde em Portugal; Capacidade de análise das políticas da segurança, da gestão do risco e do seu impacto na supervisão clínica; Capacidade de valorização dos programas formativos de supervisão clínica em enfermagem nas organizações de saúde.
Conteúdos programáticos
Do Planeamento à Avaliação em Supervisão Planeamento estratégico e operacional; Perspetivas gerais sobre avaliação; Funções da avaliação; Modalidades da avaliação; Instrumentos de avaliação.
Supervisão e os Processos Organizacionais Integração da Supervisão Clínica nas Organizações de Saúde; Liderança organizacional; Governação e supervisão; Padrões de Qualidade dos Cuidados; Segurança do doente e da Gestão do Risco; Idoneidade Formativa dos Contextos de Prática Clínica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos estão organizados a partir do pressuposto de que a formação é um trabalho do estudante e os processos de produção de conhecimento constituem-se como a melhor forma de aprender. Pretende-se com esta unidade curricular capacitar os estudantes para a compreensão do processo de planeamento e avaliação em supervisão clínica, na inter-relação desta com os processos organizacionais em saúde. Para compreender o enquadramento organizacional abordam-se conceitos de liderança, governação, melhoria continua, mobilização aos padrões da qualidade tendo subjacente a segurança do doente e da gestão do risco, permitindo assim reconhecer ao estudante a idoneidade formativa dos contextos de prática clínica
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Pretende-se que o estudante desenvolva competências no âmbito do planeamento e avaliação em supervisão clínica, em organizações saúde, através de momentos de análise e reflexão de situações. É promovida a análise dos contextos de supervisão colocando em diálogo a experiência individual de cada estudante com os aportes teóricos abordados nas aulas, visando o desenvolvimento da capacidade de análise estruturada sobre planeamento, avaliação e processos organizacionais em supervisão clínica. As sessões letivas serão lecionadas em modo presencial e síncrono de acordo com as tipologias teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial para promover a experiência refletida pelos estudantes em supervisão clínica. Quanto ao trabalho autónomo do estudante preconiza-se a pesquisa e análise de documentos nas áreas temáticas abordadas e de outras consideradas complementares.
Avaliação
Trabalho de grupo Apresentação Escrita ¿ 60% Apresentação oral (componente individual) - 40%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Prevê-se que o estudante desenvolva um trabalho colaborativo,
que estimule a aprendizagem e reforce/consolide os conhecimentos relativos à valorização
dos programas formativos de supervisão clínica nas organizações de saúde, utilizando
estratégias de aprendizagem colaborativa para estimular o pensamento crítico.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Beddoe, L., & Davys, A. (2016). Challenges in professional supervision: Current themes and models for practice. Jessica Kingsley Publishers. Gaspar, M. I. (Coord.). (2019). Supervisão em contextos de educação e formação: Conceções, práticas e possibilidades. Fundação Manuel Leão. Henriques, A. P., Collaço, I., Pinho, C., & Rocha, I. (2022). A supervisão clínica em enfermagem nas organizações de saúde: Protocolo scoping review. Araújo, D., Lopes, J. T., & Santos, P. (2023). O portefólio reflexivo na formação de Educadores Sociais ¿ da estranheza à adoção crítica. SENSOS - Revista de Ciências Sociais, 10(1), 235¿250. Teixeira, A., Teixeira, L., Pereira, R., Pinto, C. B., Carvalho, A. L., & Püschel, V. (2021). Development of nurses' evidence-based practice skills: Contributions of clinical supervision. Rev Rene, 22, e60279.