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Planeamento e avaliação em supervisão clínica e processos organizacionais de saúde

Código: PG_SC03    Sigla: PAvSC
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
SClin 21 Pós-Graduação em Supervisão Clínica 5 42 125

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,93
Teórico-Práticas: 0,80
Seminários: 0,53
Orientação Tutorial: 0,53

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,93
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE   0,93
Teórico-Práticas Totais 1 0,80
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE   0,80
Seminários Totais 1 0,53
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE   0,53
Orientação Tutorial Totais 1 0,53
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE   0,53

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria José Carvalho Nogueira - ESSAUDE Responsável
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


Capacidade de análise das diferentes dimensões do processo de planeamento e avaliação;
Capacidade de compreensão do funcionamento, articulação e integração das diferentes organizações de saúde em Portugal;
Capacidade de análise das políticas da segurança, da gestão do risco e do seu impacto na supervisão clínica;
Capacidade de valorização dos programas formativos de supervisão clínica em enfermagem nas organizações
de saúde.

Conteúdos programáticos

Do Planeamento à Avaliação em Supervisão
Planeamento estratégico e operacional;
Perspetivas gerais sobre avaliação;
Funções da avaliação;
Modalidades da avaliação;
Instrumentos de avaliação.

Supervisão e os Processos Organizacionais
Integração da Supervisão Clínica nas Organizações de Saúde;
Liderança organizacional;
Governação e supervisão;
Padrões de Qualidade dos Cuidados;
Segurança do doente e da Gestão do Risco;
Idoneidade Formativa dos Contextos de Prática Clínica

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos estão organizados a partir do pressuposto de que a formação é um trabalho do estudante e os processos de produção de conhecimento constituem-se como a melhor forma de aprender. Pretende-se com esta unidade curricular capacitar os estudantes para a compreensão do processo de planeamento e avaliação em supervisão clínica, na inter-relação desta com os processos organizacionais em saúde.
Para compreender o enquadramento organizacional abordam-se conceitos de liderança, governação, melhoria continua, mobilização aos padrões da qualidade tendo subjacente a segurança do doente e da gestão do risco, permitindo assim reconhecer ao estudante a idoneidade formativa dos contextos de prática clínica

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Pretende-se que o estudante desenvolva competências no âmbito do planeamento e avaliação em supervisão clínica,
em organizações saúde, através de momentos de análise e reflexão de situações. É promovida a análise dos contextos de supervisão colocando em diálogo a experiência individual de cada estudante com os aportes teóricos abordados nas aulas, visando o desenvolvimento da capacidade de análise estruturada sobre planeamento, avaliação e processos organizacionais em supervisão clínica.
As sessões letivas serão lecionadas em modo presencial e síncrono de acordo com as tipologias teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial para promover a experiência refletida pelos estudantes em supervisão clínica.
Quanto ao trabalho autónomo do estudante preconiza-se a pesquisa e análise de documentos nas áreas temáticas abordadas e de outras consideradas complementares.


Avaliação

Trabalho de grupo
Apresentação Escrita ¿ 60%
Apresentação oral (componente individual) - 40% 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Prevê-se que o estudante desenvolva um trabalho colaborativo, que estimule a aprendizagem e reforce/consolide os conhecimentos relativos à valorização dos programas formativos de supervisão clínica nas organizações de saúde, utilizando estratégias de aprendizagem colaborativa para estimular o pensamento crítico. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Beddoe, L., & Davys, A. (2016). Challenges in professional supervision: Current themes and models for practice. Jessica Kingsley Publishers.
Gaspar, M. I. (Coord.). (2019). Supervisão em contextos de educação e formação: Conceções, práticas e possibilidades. Fundação Manuel Leão.
Henriques, A. P., Collaço, I., Pinho, C., & Rocha, I. (2022). A supervisão clínica em enfermagem nas organizações de saúde: Protocolo scoping review.
Araújo, D., Lopes, J. T., & Santos, P. (2023). O portefólio reflexivo na formação de Educadores Sociais ¿ da estranheza à adoção crítica. SENSOS - Revista de Ciências Sociais, 10(1), 235¿250.
Teixeira, A., Teixeira, L., Pereira, R., Pinto, C. B., Carvalho, A. L., & Püschel, V. (2021). Development of nurses' evidence-based practice skills: Contributions of clinical supervision. Rev Rene, 22, e60279.