• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TCVE1105
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Higiene e Saúde Animal

Código: TCVE1105    Sigla: HSA
Área Científica: Ciências Veterinárias

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TCVE 67 Aviso n.º 10052/2016 de 16/08 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TCVE_1A

Teórico-Práticas: 16,00

TCVE_RUNA_1

Teórico-Práticas: 16,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Ana Raquel Mineiro - ESA RUNA   4,00
Fernanda Rosa - ESA   0,80
Mario Marcondes dos Santos - ESA   1,30
Sofia Varela Van Harten - ESA   1,90

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia Varela Van Harten - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprendizagem de conceitos básicos de microbiologia, parasitologia, imunologia, toxicologia e higiene que permitam o desenvolvimento e aplicação à prática de técnicas de maneio para incremento do bem-estar, das produções e da saúde dos animais.

Conteúdos programáticos

1. Microbiologia. Bactérias, fungos, vírus e priões. Resistência a antibióticos. Papel em biotecnologia. 2. Parasitologia. Morfologia e biologia dos parasitas com importância em Saúde Pública e produção animal. Helmintes, protozoários e ectoparasitas. Colheita, armazenamento e envio de diferentes amostras ao laboratório. Análises hematológicas e coprológicas. Material e técnicas laboratoriais em parasitologia. 3. Imunologia. O sistema retículo-endotelial. Imunidade humoral e celular. Os anticorpos e a reação antigénio-anticorpo. A imunidade das superfícies e dos recém-nascidos. Mecanismos imunitários contra bactérias, vírus, fungos e parasitas. Imunoprofilaxia. Testes imunológicos. 4. Identificação e registo de animais. 5. Transmissão de doenças. 6. Noções de endemia, epidemia e pandemia. 7. Profilaxia médica e sanitária. 8. Animal são e animal doente. 9. Uso de medicamentos e de substâncias proibidas. 10. Poluição. Contaminação química e radiactiva. 12. Defesa do ambiente.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O conteúdo programático dá instrumentos para os estudantes perceberem a base teórica de uma série de técnicas de prevenção de doenças e de aumento das produções, bem como a aplicação dessas mesmas técnicas na prática, em diferentes situações.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os estudantes têm aulas práticas, teórico-práticas e de laboratório de microbiologia e de parasitologia, onde se familiarizam e se sensibilizam para a existência e o papel destes organismos. Observação dos diferentes grupos de parasitas. Classificação e observação das espécies de parasitas mais importantes em Saúde Pública e produção animal. Em aulas práticas de campo têm oportunidade de desparasitar e vacinar animais. Os filmes apresentados e os power points transmitem conhecimentos e são ponto de partida para discussões e o estudo da solução de problemas.


Avaliação

Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2), teórico-práticas, contribuindo cada uma com 50% da classificação final. É obrigatória a assistência a, pelo menos, 75% das sessões. 
Condições para dispensa total do exame final: O estudante pode ser dispensado do exame final se obtiver média >= 10 valores nas duas provas escritas, sendo obrigatório alcançar >= 9,5 valores em cada prova. 
Dispensa parcial: O estudante pode ser dispensado de exame a uma das provas escritas, desde que a classificação obtida nessa prova seja >= 10 valores. 
Exame final: Prova escrita, teórico-prática, obrigatória para todos os estudantes que não cumpriram os critérios de dispensa. A aprovação requer classificação >= 10 valores. 
Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame: 100% prova escrita. Para estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua: 100% prova escrita, com aprovação exigindo >= 10 valores. 
Validade das avaliações: As provas escritas com aprovação serão mantidas durante 2 anos letivos consecutivos após a sua obtenção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias aplicadas estimulam o interesse dos estudantes, promovem o debate, debruçam-se sobre study cases e permitem ao estudante praticar as técnicas de profilaxia médica e sanitária, com uma forte base teórica.
Estas técnicas de maneio e de profilaxia promovem o incremento do bem-estar, das produções e da saúde dos animais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

FOREYT, W.J. (2001): Veterinary Parasitology. Reference Manual, Fifth Edition, Blackwell Publishing, 235 pp
MERCK & CO., INC. (2016): The Merck Veterinary Manual, eleventh edition, MERCK & CO., INC., USA, 2945 pp
MERIAL (2004): CD de Imunologia.
PEREIRA, A.S. (1992): Higiene e Saúde Animal, Publicações Europa-América, Mem-Martins, 233 pp
PEREIRA, A.S. (2015): Notas de Microbiologia e Imunologia, ESAS, Trabalho mimeografado, 37 pp
TIZARD, I. R. (2017): Veterinary Immunology, tenth edition, W. B. Saunders Company, 482 pp

Observações