Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Conhecer o conceito de desporto e aplicar a terminologia da gestão do desporto. B. Compreender o desporto numa perspetiva sistémica e organizacional. C. Compreender a organização do sistema desportivo de Portugal, em termos gerais e específicos da área profissional, bem como as relações com as organizações europeias e internacionais. D. Conhecer a legislação do desporto e a aplicação no âmbito da área profissional. E. Caracterizar a organização do desporto na Europa e no mundo, em especial o modelo europeu do desporto e as prioridades políticas da União Europeia. F. Compreender o financiamento público e privado do desporto. G. Identificar os fatores de desenvolvimento desportivo.
Conteúdos programáticos
Módulo I Conceito e sistémica desportiva 1.1 Conceitos base do desporto, as organizações desportivas e a indústria do desporto 1.2 Organização do desporto em Portugal numa perspectiva sistémica 1.3 Orgânica e setores do desporto
Módulo II Políticas, legislação e regulamentação do desporto 2.1 O modelo europeu do desporto 2.2 Lei de bases da atividade física e do desporto 2.3 O desporto na organização política mundial e europeia 2.4 Legislação e regulamentação do desporto em Portugal 2.5 Políticas públicas desportivas em Portugal
Módulo III Financiamento e desenvolvimento desportivo 3.1 Os fatores de desenvolvimento desportivo 3.2 Participação desportiva 3.3 A situação desportiva em Portugal 3.4 Fator financiamento desportivo (público, privado: patrocínio, mecenato e crowdfunding).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteudos programáticos seguintes estão coerentes e permitem atingir os seguintes objetivos: Conteúdos programáticos 1.1 a 3.4: Objetivo A. Conteúdo programático 1.2 e 1.3: Objetivo B. e C. Conteúdo programático 2.1 a 2.3: Objetivo D. Conteúdo programático 2.3: Objetivo E. Conteúdo programático 3.1 a 3.4: Objetivos F e G.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
São utilizados os seguintes métodos:
a) Aula expositiva dialogada com aprendizagem colaborativa: neste caso a aula inicia com transmissão de conteúdo e evolui para construção coletiva por meio do debate. b) Sala de aula invertida para aprendizagem ativa e colaborativa: a aula incentiva os estudantes a interpretar informações e produzir conhecimentos por meio da leitura, análise e discussão de artigos, relatórios, manuais, livros e páginas de internet. c) Aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning): experimentação prática dos conteúdos de natureza aplicada em grupo. d) Aprendizagem baseada em problemas (PBL): por meio da análise e discussão de situações relevantes em contexto real ou simulado os estudantes desenvolvem pensamento crítico.
Avaliação
Aprovação: classificação igual ou superior a 9,00 valores em cada um dos elementos de avaliação (A, B, C) e uma classificação final não inferior a 10 valores. Avaliação contínua: A - Prova escrita 1 x 35%; B - Fichas práticas de atividade e apresentação x 30%; C - Prova escrita 2 x 35%. Após a prova escrita 1, manter-se-á em avaliação contínua apenas os estudantes com classificação igual ou superior a 9,00 valores.
Exame final A - Prova escrita x 50%; B - Prova oral x 50%. Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 9,00 valores. Aos alunos em regime especial aplica-se o disposto no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Todos os objetivos, do A ao G, são concretizados através da exposição interativa de conteúdos, da realização de fichas práticas de atividade, da discussão em pequenos grupos. O objetivo F será concretizado predominantemente através de pesquisa para a preparação e apresentação de trabalhos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
De Bosscher, V., De Knop, P., Van Bottenburg, M., Shibli, S., & Bingham, J. (2009). Explaining international sporting success: An international comparison of elite sport systems and policies in six countries. Sport Management Review, 12(3), 113-136. Girginov, V. (2008). Management of Sports Development. Burlington: Elsevier. Hoye, R., Smith, A., Nicholson, M., Stewart, B., & Westerbeek, H. (2006). Sport Management: Principles and Applications. Burlington: Elsevier. Smith, A. (2008). Introduction to Sport Marketing. Oxford: Elsevier Ltd. Silva, A. (2017). Crowdfunding - Clube Top, Formação de Recursos Humanos do Clube. Lisboa: IPDJ, IP. Silva, A. (2018). O patrocínio ao desporto como ferramenta para obtenção de financiamentos: (1) Conhecer o projeto e princípios do patrocínio e (2) Seleção de potenciais patrocinadores - Clube Top, Formação de Recursos Humanos do Clube. Lisboa: IPDJ, IP.