Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimentos
Conhecer, analisar e discutir o modelo de intervenção pedagógica em desporto, de modo a otimizar o desempenho nas funções profissionais dos treinadores de desporto
Conhecer e discutir o processo de planeamento estratégico e operacional dos treinadores de desporto, percebendo as decisões tomadas e as suas consequências para o desenvolvimento dos praticantes;
Adquirir conhecimentos e refletir sobre as competências que tornam eficaz a intervenção técnico-pedagógica;
Conhecer as competências pedagógicas e de intervenção pedagógica em desporto e desenvolver o sentido de análise e crítica, através da observação de prática de atividade física.
Competências
Planear e intervir a para diferentes grupos em contextos simulados e reais;
Desenvolver a autoanálise acerca da sua intervenção pedagógica em treino desportivo;
Apresentar o relatório da autoanálise;
Conteúdos programáticos
A relação pedagógica em Treino Desportivo; As competências profissionais do treinador de desporto; O processo de ensino e a aprendizagem no treino de jovens nas modalidades desportivas; O planeamento em Treino Desportivo: Definição e operacionalização dos objetivos; O planeamento dos ciclos de treinos (meso e micro ciclos); O plano do treino; O plano da competição; A gestão temporal do treino nas modalidades desportivas: análise do tempo da sessão; As principais funções pedagógicas : caminho para o sucesso; A instrução e o feedback pedagógico: sua importância na aprendizagem e na motivação; A disciplina e o clima relacional no treino desportivo nas modalidades desportivas; As implicações pedagógicas dos estilos de liderança e de comunicação; A satisfação, a motivação e a adesão dos atletas ao treino desportivo; Observação sistemática e análise da intervenção pedagógica em Treino Desportivo;
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Existem conteúdos de temas que estão relacionados com os objetivos de desenvolvimento do conhecimento e das atitudes referentes ao ato pedagógico em treino desportivo. Outros temas tratam conhecimentos e competências direcionados para a intervenção pedagógica do treinador, visando o desenvolvimento das técnicas e decisões pedagógicas no treino e na competição. E ainda há um tema que desenvolve conhecimentos e competências no âmbito do treino do treinador, procurando fornecer ferramentas para a observação comportamental. O desenvolvimento das atitudes percorre todos os temas e será uma constante na abordagem com os alunos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia será centrada no processo ensino aprendizagem fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas teórico-práticas com os conhecimentos adquiridos e das discussões organizadas nas aulas.
Os alunos realizam prática pedagógica em contexto simulado, no âmbito de uma modalidade desportiva;
Os alunos devem elaborar e apresentar um relatório de análise da observação realizada à sua própria prática pedagógica como treinador.
Avaliação
Avaliação contínua: aluno tem de frequentar 80% das aulas lecionadas ao longo do semestre; Plano de Microciclo e de Treino (PMT); Intervenção (IP); Relatório de Intervenção (RI). Classificação final: (PMT=25%) + (IP=50%) + (RI=25%) = 100%. O somatório das partes não poderá se inferior a 10 valores.
Avaliação final através de exame final: Plano de Microciclo e de Treino (PMT); Intervenção (IP); Relatório de Intervenção (RI). Classificação final: (PMT=25%) + (IP=50%) + (RI=25%) = 100%. O somatório das partes não poderá se inferior a 10 valores.
Os alunos em situação especial são abrangidos pelo definido no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conhecimentos serão desenvolvidos por métodos de exposição e de discussão de grupo nas aulas teóricas e teórico-práticas. Alguns conhecimentos e competências serão desenvolvidos nas aulas aplicadas, teórico-práticas e trabalho de campo, promovendo a discussão de cenários e de simulações da intervenção do treinador. Algumas competências de intervenção pedagógica serão desenvolvidas por via da prática em contexto simulado da intervenção do treinador. As competências de observação e autoanálise serão desenvolvidas por via do trabalho autónomo do estudante e das aulas de trabalho de campo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Armour, K. (2011). Sport Pedagogy. An introduction for teaching and coaching. Pearson Education Limited.
Coelho, O. (2004). Pedagogia do Desporto. Contributos para uma compreensão do desporto. Livros Horizonte.
Lyle, J. (2002). Sports Coaching Concepts: A Framework for Coaches¿ Behaviour. Routledge.
Rodrigues, J. (2020). Desporto, Inovação e Formação de Treinadores. Edições CIEQV.
Rodrigues, J. & Sequeira, P. (2017). Contributos para a formação de treinadores de sucesso. Ed. Visão e Contextos.
Rosado, A., Mesquita, I. (2009). Pedagogia do Desporto. Edições FMH.
Sarmento, P., Rosado, A, Rodrigues, J. (2000), A Formação de Treinadores Desportivos. Edições ESDRM.
Salmela, J. (1996). Great Job Coach! (Getting the edge from proven winners). Potentium.