• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TD5210
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Sistemática do Desporto IV

Código: TD5210    Sigla: SD IV
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 2S

Área de Ensino: LTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 115 DGES - R/A-EF 3310/2011/AL02, de 08/01/2025 3 45 75

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 3 9,00
Ana Catarina Lourenço Carrêlo   4,50
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   4,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

i. Conhecer as diferentes disciplinas e eventos do Atletismo; ii. Realizar os diferentes gestos técnicos das disciplinas atléticas, associando as capacidades de observação e correção; iii. Conhecer e aplicar as principais regras da World Athletics. 

Conteúdos programáticos

1. As disciplinas que integram a modalidade; 2. Organização Estrutural do Atletismo; 3. História da Modalidade; 4. Corridas - 4.1 Velocidade; 4.2. Corridas de barreiras; 4.3. Corridas de meio fundo e fundo (Pista, Estrada, Cross e Trail Running); 5. Lançamentos (Peso, Dardo, Disco e Martelo); 6. Saltos (Comprimento, Triplo, Altura e Vara); 7. Marcha Atlética; 8. Provas Combinadas. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para o objetivo i., temos os Conteúdos programático 1, 2 e 3. Para o objetivo ii., temos os Conteúdos 4, 5, 6, 7 e 8. Para o objetivo iii., temos uma interligação de todos os conteúdos.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

 A. Sessões maioritariamente teórico-práticas; B. Abordagem e experimentação prática das várias disciplinas atléticas (verificação de componentes críticas e progressão pedagógica; C. Vivências típicas de situações de competição (dentro e fora de aula); D. Organização em grupos; E. Atendimento aos alunos com horário flexível em instalação física e e-learning (Utilização da plataforma de ensino à distância Moodle e outras opções); F. Sessões teóricas para análise técnica e observação de vídeos.


Avaliação

Avaliação Contínua - Relatório da participação (como atleta, organizador ou observador num evento de atletismo (25%); Avaliação prática (50%) - avaliação do desempenho técnico, participação e atitude crítica durante as aulas (inclui a apresentação de uma progressão pedagógica numa das disciplinas abordadas -10%); ); Teste escrito sobre toda a matéria lecionada - (25%). Exame Final - Escrito (30%); Prático (30%); Oral (40%). Nota mínima em cada parâmetro da avaliação 9,5. Alunos que beneficiem de estatuto previsto nas situações especiais devem no início do semestre combinar com o Regente formas alternativas de avaliação.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para o objetivo i., utilizamos fundamentalmente as Metodologias C e F complementada com a A e B. Para o objetivo ii., utilizamos as Metodologias A, B, C, D e E Para o objetivo iii., utilizamos as Metodologias C, E e F. Os alunos em regime especial devem acordar com o regente, no inicio das atividades, elementos de avaliação alternativos em caso de impossibilidade de cumprir o previsto.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Repositório da FPAtletismo (2022) http://www.fp-atletismo.pt/ 
Bravo, J., Garcia, M., Gil, F., Landa L.,Marín, J., Pascua, M., (1996) Atletismo (I) Carreras y Marcha, Ed. Real Federacion Española de Atletismo 
Bravo, J., López, F., Ruf, H.,Seirul-lo, F., (1992) Atletismo (II) - Saltos, Ed. Comité Olímpico Español, 
Bravo, J., Martínez, J., Durán, J., Campos, J., (1993) Atletismo (III) - Lanzamientos, Ed. Comité Olímpico Espanol, https://www.fpatletismo.pt/ 
https://www.worldathletics.org/
FPA ¿ Dossier do Professor ¿ fundamentos correr, lançar, saltar, Federação Portuguesa de Atletismo, 2012.