Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1. Utilizar de forma consistente ferramentas de processamento e análise de grandes volumes de dados OA2. Tirar partido dos mecanismos avançados de manipulação de dados existentes em ferramentas informáticas OA3. Solucionar problemas concretos com recurso a ferramentas de processamento automático de dados OA4. Definir estruturas e modelos de dados básicas para suporte à modelação de problemas OA5. Automatização de processos de negócio
Conteúdos programáticos
CP1. Introdução ao Excel CP2. Fórmulas e funções CP3. Representações gráficas CP4. Ferramentas de análise de dados CP5. Tabelas dinâmicas e gráficos dinâmicos CP6. RPA: Automação de processos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos CP1 a CP5 abordam a ferramenta Microsoft Excel, e as suas funcionalidades fundamentais, de forma a se atingir os objetivos de aprendizagem de OA1 a OA4.
O conteúdo programático CP6 concorre diretamente para o objetivo de aprendizagem OA5.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia adotada implica tanto o método expositivo (em língua portuguesa) como o método ativo na apropriação do saber de forma que os estudantes "aprendam fazendo".
Avaliação
A avaliação de conhecimentos obedecerá a dois regimes:
I - Avaliação contínua: Assiduidade obrigatória mínima de 75% das horas efetivamente lecionadas.
Nota final = 50%*teste1 + 50%*teste2
II - Avaliação por exame final Nota final = nota obtida em exame individual
Aplica-se o nº 3 do artigo 14º e nº 7 do artigo 17º do Regulamento de Avaliação do Desempenho Académico dos Estudantes da ESGTS
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através da resolução de guiões orientados, de fichas de trabalho e da demonstração de soluções, é reforçada nos alunos a importância do Saber Fazer e do Aprender Fazendo, centrada na manipulação de ferramentas informáticas e da aprendizagem das suas funcionalidades específicas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Dias Curto, José, & Vieira, Duarte (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Ed., Edições Sílabo, Lisboa.
Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão - Exemplos resolvidos (5ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.
Nikola (2023). Optimizing Operations: Harnessing Robotic Process Automation for Supply Chain Success, Sunshine.
São Mamede, Henrique (2021). Automatização de Processos com RPA. Lisboa: FCA.