| Código: | TDL13 | Sigla: | OTI | |
| Área Científica: | Matemática e Estatística | |||
| Página Web: | 1. |
| Área de Ensino: | Métodos Quantitativos |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| TDL | 18 | Plano Ctesp Distribuição e Logistica | 2º | 5 | 0 | 0 |
| Teórico-Práticas: | 38,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O1. Formular problemas de programação linear
O2. Conhecer e aplicar o algoritmo Simplex
O3. Conhecer e aplicar a teoria da dualidade
O4. Realizar pós-otimização e análise de sensibilidade
O5. Conhecer e aplicar o algoritmo de Dantzig a problemas de transportes
O6. Conhecer e aplicar o algoritmo Húngaro e o ¿bottleneck assignment problem¿ a problemas de afetação.
O7. Modelar e otimizar problemas em redes.
C1. Introdução à investigação operacional
C2. Modelos de programação linear
C3. Teoria da dualidade
C4. Pós-otimização e análise de sensibilidade
C5. Problemas de transporte e de afetação
C6. Modelos de otimização em redes
O1 ¿ Formular problemas de programação linear
Está diretamente associado ao C2 ¿ Modelos de programação linear, onde se introduz a formulação matemática de modelos, a resolução gráfica e a compreensão do significado económico dos resultados. Estes conteúdos desenvolvem a capacidade de traduzir problemas reais em modelos matemáticos de otimização.
O2 ¿ Conhecer e aplicar o algoritmo Simplex
É abordado em profundidade no C2, particularmente nas secções dedicadas ao Método Simplex e à interpretação económica do método Simplex, promovendo a aplicação prática e a compreensão do processo iterativo de otimização.
O3 ¿ Conhecer e aplicar a teoria da dualidade
Corresponde ao C3 ¿ Teoria da dualidade, que fornece os fundamentos teóricos, as relações primal-dual e a interpretação económica, assegurando que o estudante compreenda a interligação entre problemas primais e duais e o seu significado económico.
O4 ¿ Realizar pós-otimização e análise de sensibilidade
Este objetivo está em correspondência direta com o C4 ¿ Pós-otimização e análise de sensibilidade, permitindo aos estudantes avaliar o impacto de alterações nos parâmetros do modelo e compreender a robustez das soluções obtidas.
O5 ¿ Conhecer e aplicar o algoritmo de Dantzig a problemas de transportes
O C5 ¿ Problemas de transporte e de afetação contempla o estudo do problema de transportes e do algoritmo de Dantzig, permitindo consolidar o conhecimento sobre técnicas específicas de otimização e sua aplicação em contextos logísticos.
O6 ¿ Conhecer e aplicar o algoritmo Húngaro e o ¿bottleneck assignment problem¿ a problemas de afetação
Também incluído em C5, este conteúdo assegura o desenvolvimento de competências na resolução de problemas de afetação através de algoritmos eficientes, reforçando a capacidade de modelar e resolver problemas combinatórios.
O7 ¿ Modelar e otimizar problemas em redes
É alcançado por meio do C6 ¿ Modelos de otimização em redes, onde são estudados problemas de fluxo de custo mínimo, fluxo máximo e caminho mais curto, consolidando a capacidade de aplicar técnicas de otimização em sistemas interligados.
A metodologia de ensino e aprendizagem adotada nesta unidade curricular articula-se com o modelo pedagógico centrado no estudante, promovendo a aprendizagem ativa, a resolução de problemas reais e o desenvolvimento de competências práticas.
Aulas teóricas
Destinam-se à exposição e discussão dos conceitos fundamentais de programação linear, teoria da dualidade e otimização em redes, suportadas por exemplos práticos que ilustram a aplicação dos métodos estudados.
Aulas práticas/laboratoriais
Centram-se na resolução de exercícios e estudos de caso com recurso a software de otimização (por exemplo, Excel Solver, LINGO, ou ferramentas equivalentes), permitindo a aplicação dos algoritmos Simplex, Dantzig e Húngaro a problemas concretos.
Aprendizagem baseada em problemas (Problem-Based Learning ¿ PBL)
Os estudantes são desafiados a formular e resolver problemas de otimização inspirados em contextos empresariais, industriais ou logísticos, promovendo o raciocínio crítico e a capacidade de modelação.
Trabalho autónomo
Incentiva o estudo individual e em grupo, envolvendo a análise de resultados, a reflexão sobre a sensibilidade das soluções e a elaboração de relatórios técnicos que consolidem a aprendizagem.
Avaliação contínua
Baseia-se em testes teórico-práticos, resolução de problemas em grupo e/ou apresentações, garantindo o acompanhamento progressivo da aquisição de competências e o alinhamento com os objetivos definidos.
Esta abordagem metodológica favorece a integração entre teoria e prática, o desenvolvimento da autonomia, o trabalho colaborativo e a capacidade de aplicar métodos de otimização à tomada de decisão em contextos reais.
A avaliação contínua é composta por dois testes escritos individuais, cada um com um peso de 50% na classificação final. Cada teste é de natureza teórico-prática, incidindo sobre os conteúdos lecionados até ao momento, com especial enfoque na formulação de modelos, resolução de problemas de otimização e interpretação económica dos resultados. Para aprovação na unidade curricular por avaliação contínua, o estudante deve: Obter uma classificação mínima de 8 valores em cada um dos testes e uma média de pelo menos 10 valores. Caso o estudante não atinja a valorização mínima na avaliação continua, poderá submeter-se a um exame global, de acordo com o regulamento de avaliação da instituição.
As aulas teóricas e teórico-práticas permitem desenvolver os objetivos O1 a O3, através da exposição dos princípios da programação linear, do algoritmo Simplex e da teoria da dualidade, promovendo a compreensão conceptual e a capacidade de análise crítica.
As aulas práticas e laboratoriais sustentam os objetivos O4 a O7, permitindo a aplicação dos métodos de otimização (Simplex, Dantzig, Húngaro) e o desenvolvimento de competências na modelação e resolução de problemas de transporte, afetação e redes, com recurso a software especializado.
A aprendizagem baseada em problemas e a resolução de casos reais contribuem para a consolidação dos conhecimentos, estimulando o pensamento crítico, a autonomia e a capacidade de aplicar técnicas de otimização em contextos multidisciplinares.
A avaliação contínua, através dos dois testes teórico-práticos, está diretamente alinhada com os objetivos de aprendizagem:
avalia a capacidade de formular modelos matemáticos (O1);
a aplicação de algoritmos de resolução e interpretação económica dos resultados (O2, O3, O4);
e a aplicação prática de métodos específicos de otimização em problemas de transporte, afetação e redes (O5, O6, O7).