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Distribuição

Código: TDL14    Sigla: DST
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDL 18 Plano Ctesp Distribuição e Logistica 5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TDL-2-AZB

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Jorge Manuel Gouveia Vieira - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1: Conhecer a natureza, as funções dos canais de distribuição, e a razão pela qual se usam intermediários.
OA2: Identificar os diferentes sistemas de organização de canais.
OA3: Ilustrar as decisões da estratégia de canal.
OA4: Identificar os diferentes tipos de grossistas e retalhistas, bem como as suas principais decisões e evolução.
OA5: Compreender a dinâmica do franchising.
OA6: Conhecer os métodos e as técnicas do merchandising visual.

Conteúdos programáticos

1. A Visão Clássica da Distribuição
2. A Distribuição na Mudança do Milénio: local, custo e tempo
3. O Comércio do Século XXI: localização, montra e Merchandising
4. Custo de Distribuição: a moderna logística
5. O Tempo na Moderna Gestão dos Canais de Distribuição
6. A Distribuição 2.0: o Merchandising nas Lojas Virtuais na Web 2.0
7. Merchandising virtual do retalho.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O ponto 1, "A Visão Clássica da Distribuição", é fundamentalmente coerente com o OA1.
O ponto 2, "A Distribuição na Mudança do Milénio: local, custo e tempo", está enquadrado no OA4.
O ponto 3, "O Comércio do Século XXI: localização, montra e Merchandising", enquadra-se no OA3.
O ponto 4, "Custo de Distribuição: a moderna logística", é alinhado ao OA1.
O ponto 5, "O Tempo na Moderna Gestão dos Canais de Distribuição", permite alcançar o OA2 e o OA3.
O ponto 6, "A Distribuição 2.0: o Merchandising nas Lojas Virtuais na Web 2.0", enquadra-se nos OA2 e OA6.
O ponto 7, "Merchandising virtual do retalho", explica os OA4 e OA6.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

São utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem:
ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
ME2. Participativas, com a análise, discussão e resolução de problemas e casos de estudo
ME3. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo.
As aulas são teórico-práticas. Num primeiro momento, as aulas têm carácter mais expositivo, visando estabelecer as bases científicas da disciplina. Depois, ganha relevo o caráter prático, com resolução de problemas e casos de estudo. A apresentação e exploração dos conceitos são ilustradas com exemplos com recurso a pequenos casos e vídeos desenvolvidos para o efeito. Aplica-se o Challenge-based learning (CBL) como metodologia ativa de ensino. Assim, os alunos são confrontados com três desafios, que correspondem aos trabalhos que deverão realizar em grupo, ao longo do semestre.


Avaliação

A avaliação contínua segue as normas e condições expressas no regulamento geral de avaliação de conhecimentos, em vigor na ESGTS. É composta por:
Trabalho de grupo, que consiste na resposta a um conjunto de casos, que são abordados em aula, ao longo do semestre curricular. Os alunos devem realizar 3 trabalhos, correspondentes a outros tantos casos. Os trabalhos de grupo têm, no total, a ponderação de 50% do total da fase de avaliação contínua;
Teste individual escrito, com ponderação de 50% no total da fase de avaliação contínua.
Em cada uma das fases, é necessário obter a média ponderada mínima de 10 valores para obter aproveitamento.
A avaliação final consiste na realização de um exame escrito que valerá 100% da classificação (nota mínima de 10 valores para obter aproveitamento).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

OA1: Conhecer a natureza, as funções dos canais de distribuição e a razão pela qual se usam intermediários é operacionalizado com as ME1. Expositivas e ME3. Autoestudo. O conhecimento da natureza e das funções básicas requer a transmissão de quadros teóricos de referência (ME1). O Autoestudo (ME3) consolida a base de conhecimento fundamental.
OA2: Identificar os diferentes sistemas de organização de canais é operacionalizado com as ME1. Expositivas e ME2. Participativas (análise e discussão de casos). A identificação dos sistemas (e.g., VMS, HMS, franchising) é introduzida pela via expositiva (ME1). A compreensão das suas diferenças e do seu funcionamento é aprofundada por meio da discussão e análise de casos (ME2) que ilustrem a aplicação desses sistemas.
OA3: Ilustrar as decisões da estratégia de canal, operacionalizadas com a ME2. Participativas (resolução de problemas e casos de estudo).
OA4: Identificar os diferentes tipos de grossistas e retalhistas, bem como as suas principais decisões e evolução é operacionalizado com as ME1. Expositivas, ME2. Participativas (análise de casos) e ME3. Autoestudo. A tipologia (identificação) é suportada pela ME1 e ME3. As "principais decisões e evolução" dos formatos de retalho/grossista (e.g., hard-discount, e-tailing) são melhor compreendidas por meio de casos práticos (ME2) e exemplos, como referido na descrição da UC.
OA5: Compreender a dinâmica do franchising é operacionalizado com as ME1. Expositivas e ME2. Participativas (casos de estudo).
OA6: Conhecer os métodos e as técnicas do merchandising visual é operacionalizado com as ME1. Expositivas e ME2. Participativas (vídeos e casos de estudo).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Berman, B., Evans, J., Chattergee, P. (2021). Retail Management - A strategic approach. 15th edition, Pearson.
Carvalho, M. (2009). Gestão dos Canais de Distribuição. IESDE Brasil S.A.
Rousseau, J. (2020). Manual de Distribuição. 3ª edição, Principia
Ladeira, W., e Santini, F. (2028). Merchandising e Promoção de Vendas. Atlas
Varley, R. (2001). Retail Product Management - Buying and merchandising. Routledge.