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Inovação e Empreendedorismo

Código: TDL16    Sigla: INVE
Área Científica: Marketing e Publicidade

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDL 18 Plano Ctesp Distribuição e Logistica 5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TDL-2-AZB

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Rui Pedro Pinto - ESGTS   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivo central da UC: capacitar os estudantes para identificar oportunidades, estruturar ideias inovadoras e desenvolver projetos aplicados à cadeia de abastecimento, culminando numa apresentação competitiva (concursos/mostra interna).

Conhecimentos: fundamentos de empreendedorismo e inovação; tendências em logística; modelos de inovação; ferramentas BMC, Value Proposition Canvas, PESTEL/Porter; noções básicas de finanças empreendedoras; go-to-market e storytelling.

Aptidões: ideação orientada a problemas reais; prototipagem rápida (MVP) e experimentação; análise de mercado e de concorrência; preparação e apresentação de "pitch"; trabalho colaborativo.

Competências: formular propostas de valor, integrar sustentabilidade/ESG em soluções logísticas, planear viabilidade e comunicar a solução a júris externos/profissionais.

Conteúdos programáticos

Módulo 1 - Fundamentos e Inspiração (S1-S3): conceitos-chave; tendências na supply chain; identificação de oportunidades; ideação; modelos de inovação; introdução ao BMC.

Módulo 2 - Estruturação e Validação (S4-S8): Proposta de Valor (VPC) e testes rápidos; prototipagem/MVP; sustentabilidade e inovação verde (economia circular, descarbonização, rotas, embalagens; casos SONAE MC, Jerónimo Martins, DHL, Luís Simões); análise PESTEL/Porter; estrutura financeira (custos, break-even, CAPEX/OPEX) e orçamento preliminar.

Módulo 3 - Comunicação e Apresentação (S9-S12): estratégias de escala/go-to-market; narrativa do "pitch"; "elevator pitch"; preparação final; apresentação em formato de concurso a júri externo; encaminhamento para concursos (Poliempreende, etc.).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

· Do problema à solução validada: a sequência oportunidades --> proposta de valor --> MVP --> mercado/concorrência --> finanças converte o objetivo desenvolver projetos aplicados num percurso progressivo de validação.

· Sustentabilidade como requisito setorial: o bloco ESG (S6) garante adequação setorial (logística) e gera vantagem competitiva - diretamente ligado ao objetivo de estruturar ideias inovadoras relevantes.

· Comunicação competitiva: técnicas de "pitch" e de apresentação a júri (S10-S12) atendem ao objetivo de apresentação competitiva.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

· Aprendizagem ativa e baseada em projeto: brainstorming, mapeamento de desafios reais, construção de BMC/VPC, entrevistas simuladas, prototipagem e testes, estudos de caso setoriais, simulações de júri com profissionais.

· Trabalho colaborativo e feedback contínuo: trabalho em equipas, com entregáveis intermédios e feedback por pares, docente e júri.

· Integração com o ecossistema: análise de empresas (SONAE, JM, DHL, Luís Simões) e alinhamento com os concursos nacionais, promovendo a transferibilidade e a empregabilidade.


Avaliação

Regime preferencial: Avaliação Contínua (100%)


· Projeto aplicado (equipa) - 55%: Protótipo/MVP testado 20%; Pitch final (10 minutos+Q&A) 20%; Dossier/Relatório (até 10 págs.) 15%. 


· Entregáveis intermédios (equipa) - 25%: Mapa de problemas (5%, S1); Proposta de Valor (7%, S4); Plano de Protótipo + critérios (5%, S5); Mercado & Concorrência (4%, S7); Viabilidade (Lean Canvas + orçamento, 4%, S8). 


· Desempenho individual - 20%: participação/contributo 10%; reflexão individual (até 2 págs.) 10%. 

Fórmula: Nota Final = 0,20 . Protótipo + 0,20 . Pitch + 0,15 . Relatório + 0,25 · (média ponderada dos intermédios) + 0,10 . Participação + 0,10 . Reflexão.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

· Avaliar o que se pretende desenvolver: como a UC visa conceber, validar e apresentar soluções, os pesos incidem no MVP testado e no pitch, garantindo evidência de aprendizagem aplicada e capacidade de comunicação competitiva.

· Processo e produto: os entregáveis faseados avaliam o percurso (problema --> valor --> protótipo --> mercado --> viabilidade), incentivando a iteração e a aprendizagem reflexiva (reflexão individual).

· Autenticidade e rigor setorial: a simulação de júri e os casos logísticos reforçam a autenticidade, em linha com concursos reais e com as exigências do setor.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

· Carvalho, José Crespo de (várias edições). Gestão Logística e da Cadeia de Abastecimento. Lisboa: Sílabo.

· Câmara, António (várias obras). Inovação / Empreender (textos e casos sobre inovação tecnológica em Portugal).

· Santos, Filipe M. (artigos e casos). Trabalhos sobre empreendedorismo (incl. social) e criação de novos mercados; disponível em Católica-Lisbon Working Papers

· APLOG - Associação Portuguesa de Logística. Relatório/Barómetro da Logística em Portugal (edições anuais).