Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1. Conhecer e saber aplicar os conceitos fundamentais das TIC¿s nos processos e atividades subjacentes à Gestão Logística e à Gestão das Cadeias de Abastecimento; em conformidade com o Sistema de Competências Logísticas ECBL (European Certification Board of Logistics);
OA2. Desenvolver capacidades analíticas necessárias ao planeamento, escolha/seleção e organização das TIC¿s nos sectores económicos da Grande Distribuição e da Logística;
OA3. Contribuir para a eficiência organizacional, resolução de problemas e tomada de decisão mediante utilização adequada de tecnologias de informação e de comunicação específicas dos sectores.
Conteúdos programáticos
CP1. Gestão da Informação em Logística: Conceitos; A Importância das Tecnologias;
CP2. Natureza dos SI: Fluxos, Sistema, Processos; Recursos dos SI e matriz de Componentes; Arquitetura e funcionalidades dos subsistemas;
CP3. Estratégia dos SI nas Cadeias de Abastecimento: Implicações estratégicas; Planeamento e Implementação; Determinação do retorno do investimento; Aplicação em contexto de globalização: sistemas de identificação automática; Considerações internacionais e desafios futuros.
CP4. Integração das Tecnologias e dos Sistemas Logísticos: Cobertura organizacional dos SI; Interação dos SI com o Ambiente Externo; Aplicação dos SI na Cadeia de Valor; Contributos das tecnologias na integração dos processos e catividades logísticas e da Cadeia de Abastecimento;
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos CP1 e CP2 abordam as temáticas necessárias para se atingir os OA1.
Os conteúdos programáticos CP3 e CP4 concorrem diretamente para os objetivos de aprendizagem OA2 e OA3, respetivamente.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia adotada implica tanto o método expositivo (em língua portuguesa) como o método ativo na apropriação do saber de forma que os estudantes "aprendam fazendo".
Avaliação
A avaliação de conhecimentos obedecerá a dois regimes:
I - Avaliação contínua: Assiduidade obrigatória mínima de 75% das horas efetivamente lecionadas.
Nota final = 50%*teste + 50%*trabalho grupo
II - Avaliação por exame final Nota final = nota obtida em exame individual
Aplica-se o nº 3 do artigo 14º e nº 7 do artigo 17º do Regulamento de Avaliação do Desempenho Académico dos Estudantes da ESGTS
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através da resolução de guiões orientados, de fichas de trabalho e da demonstração de soluções, é reforçada nos alunos a importância do Saber Fazer e do Aprender Fazendo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bowersox, D., J., e Closs D.J. & Cooper (2007), Supply Chain Logistics Management, 2nd edition, Mc Graw-Hill.;
Centro Atlântico, Rascão, José (2008), Novos Desafios da Gestão da Informação, Lisboa, Edições Sílabo.
Edições Sílabo [ISBN: 978-972-618-598-79], Carvalho, José Crespo de (2002), Logística, 3ª edição, Lisboa;