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Enfermagem Equina

Código: TEAH1200    Sigla: EE
Área Científica: Ciências Veterinárias

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TEAH 11 Registo n.º R/Cr 20/2015 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

2A_MOURISCAS

Teórico-Práticas: 16,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Vera Purificação Carvalho Pessoa - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vera Purificação Carvalho Pessoa - ESA Responsável
António Pedro Andrade Vicente - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer os parâmetros vitais gerais que caraterizam um animal saudável; Realizar corretamente a administração de medicação prescrita pelo médico veterinário bem como aplicar técnicas de manuseamento, armazenamento e administração correta de fármacos; Saber como fazer o acompanhamento do estado geral do animal; Conhecer as técnicas de elaboração de pensos e bandagens; Preparar e manusear em segurança equipamentos de imagiologia; Conhecer princípios gerais de cirurgia e recobro pós-operatório; Avaliar situações urgentes e saber como atuar e prestar os primeiros socorros; Desempenhar um papel ativo no auxílio ao clínico.

Conteúdos programáticos

1. Definição de enfermagem: O papel do enfermeiro veterinário e as suas funções. 

2. Realização do exame de estado geral (EEG): Abordagem e sistematização do EEG; Determinação dos parâmetros fisiológicos normais; Recolha de parâmetros vitais; 
3. Recolha de sinais clínicos gerais: Avaliação de sinais clínicos em caso de patologia; 
4. Análises laboratoriais: Recolha de material biológico e envio ao laboratório. 
5. Exames de diagnóstico por imagem: Princípios básicos gerais; Preparação do equino e do equipamento; EPIs e proteção individual e dos equinos; Radiologia, ecografia, endoscopia, TAC e Ressonância Magnética. 
6. Noções de farmacologia. 
7. Técnicas de enfermagem. 
8. O Papel do enfermeiro em procedimentos cirúrgicos: Preparação pré-anestésica; Funções e atribuições do enfermeiro durante o procedimento cirúrgico; Recobro e acompanhamento no pós-cirúrgico. 
9. Principais urgências: Abordagem e primeiros socorros. 
10. Princípios gerais de odontologia

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A boa base de estudo e aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos sobre a aplicação de cuidados primários de enfermagem em equinos adquiridos pelos alunos, permite-lhes ganharem autonomia e capacidade de realizar tarefas nos diferentes procedimentos clínicos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

1. Aulas teórico-práticas: 

a) Exposição de conceitos e conteúdos programáticos. 
b) Abordagem prática de demonstração e execução de conteúdos programáticos 
c) Recursos usados: Tecnologias da informação; Apresentação de PowerPoint (slides) durantes as aulas, relacionados aos temas propostos da UC; Leitura e análise crítica de artigos científicos e casos clínicos. 

2. Ensino-aprendizagem: 
a) Apoio tutorial para a elaboração de trabalhos de grupo; 
b) Integração de tecnologia online; 
c) Seminários/webinares com profissionais da área de especialidade.


Avaliação

Avaliação contínua: 

a) Dois Testes escritos, a meio e no final do semestre (TE 60%). 
b) Trabalho individual sobre os conteúdos programáticos abordados (T 40%). 

Classificação final= 0,60 TE + 0,40 T  >= 10 valores 

Nota: Os alunos têm de ter no mínimo 7.5 valores a cada parâmetro para aprovação por avaliação contínua. Os alunos têm que ter assiduidade de pelo menos 75% às aulas para aprovação por avaliação contínua. 

Exame Final:
Classificação final = 0,60 TE + 0,40 Prova Prática de conteúdos programáticos >= 10 valores 

Os alunos têm que ter assiduidade de pelo menos 75% às aulas para admissão a exame.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que os alunos apreendam e interiorizem os objetivos enumerados na UC, através de: 

1.Uso do método demonstrativo nas sessões teórico-práticas, conjuntamente com a metodologia de ensino-aprendizagem e problem based learning; 
2.Participação ativa dos estudantes nas atividades e exercícios práticos; 3.Realização de um trabalho de grupo sobre um tema relacionado com os conteúdos programáticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

a) COUMBE, KAREN M., (2012) - Equine Veterinary Nursing, 2ª edição, Wiley-Blackwel. 481 pp. 

b) DEAN A. HENDRICKSON, (2006): Cuidado de Ferimentos: para veterinários de equinos, Editora Roca LTDA. 184 pp. 
c) HANIE, ELIZABETH A. (2006) - Large Animal Clinical Procedures for Veterinary Technicians, Elsevier Mosby. 561 pp. 
d) LANE, DICK; COOPER, BARBARA; TURNER, LYNN (2009) - Veterinary Nursing, 4ª edição, British Small Animal Veterinary Association. 719 pp. 
e) LEYDSON, FRANCISCO; FEITOSA, F. (2008) - Semiologia Veterinária, 2ª edição, Editora Roca LTDA. 735 pp. 
f) NAVIAUX, J.L. (1988) - Cavalos na Saúde e na Doença, ROCA, S.P., Brasil. 
g) ORVIN, J.A. & T.J. DIVERS (1998): Manual of Equine Emergencies, 2ª edição, Saunders, US. 912 pp. 
h) TAYLOR, FGR & HILLIER, MH (1997) - Diagnostic Techniques in Equine Medicine. WB Saunders Company LTD. 348 pp.