Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer os parâmetros vitais gerais que caraterizam um animal saudável;
Realizar corretamente a administração de medicação prescrita pelo médico veterinário bem como aplicar técnicas de manuseamento, armazenamento e administração correta de fármacos;
Saber como fazer o acompanhamento do estado geral do animal;
Conhecer as técnicas de elaboração de pensos e bandagens;
Preparar e manusear em segurança equipamentos de imagiologia;
Conhecer princípios gerais de cirurgia e recobro pós-operatório;
Avaliar situações urgentes e saber como atuar e prestar os primeiros socorros;
Desempenhar um papel ativo no auxílio ao clínico.
Conteúdos programáticos
1. Definição de enfermagem: O papel do enfermeiro veterinário e as suas funções.
2. Realização do exame de estado geral (EEG): Abordagem e sistematização do EEG; Determinação dos parâmetros fisiológicos normais; Recolha de parâmetros vitais;
3. Recolha de sinais clínicos gerais: Avaliação de sinais clínicos em caso de patologia;
4. Análises laboratoriais: Recolha de material biológico e envio ao laboratório.
5. Exames de diagnóstico por imagem: Princípios básicos gerais; Preparação do equino e do equipamento; EPIs e proteção individual e dos equinos; Radiologia, ecografia, endoscopia, TAC e Ressonância Magnética.
6. Noções de farmacologia.
7. Técnicas de enfermagem.
8. O Papel do enfermeiro em procedimentos cirúrgicos: Preparação pré-anestésica; Funções e atribuições do enfermeiro durante o procedimento cirúrgico; Recobro e acompanhamento no pós-cirúrgico.
9. Principais urgências: Abordagem e primeiros socorros.
10. Princípios gerais de odontologia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A boa base de estudo e aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos sobre a aplicação de cuidados primários de enfermagem em equinos adquiridos pelos alunos, permite-lhes ganharem autonomia e capacidade de realizar tarefas nos diferentes procedimentos clínicos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
1. Aulas teórico-práticas:
a) Exposição de conceitos e conteúdos programáticos.
b) Abordagem prática de demonstração e execução de conteúdos programáticos
c) Recursos usados: Tecnologias da informação; Apresentação de PowerPoint (slides) durantes as aulas, relacionados aos temas propostos da UC; Leitura e análise crítica de artigos científicos e casos clínicos.
2. Ensino-aprendizagem:
a) Apoio tutorial para a elaboração de trabalhos de grupo;
b) Integração de tecnologia online;
c) Seminários/webinares com profissionais da área de especialidade.
Avaliação
Avaliação contínua:
a) Dois Testes escritos, a meio e no final do semestre (TE 60%).
b) Trabalho individual sobre os conteúdos programáticos abordados (T 40%).
Classificação final= 0,60 TE + 0,40 T >= 10 valores
Nota: Os alunos têm de ter no mínimo 7.5 valores a cada parâmetro para aprovação por avaliação contínua.
Os alunos têm que ter assiduidade de pelo menos 75% às aulas para aprovação por avaliação contínua.
Exame Final:
Classificação final = 0,60 TE + 0,40 Prova Prática de conteúdos programáticos >= 10 valores
Os alunos têm que ter assiduidade de pelo menos 75% às aulas para admissão a exame.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se que os alunos apreendam e interiorizem os objetivos enumerados na UC, através de:
1.Uso do método demonstrativo nas sessões teórico-práticas, conjuntamente com a metodologia de ensino-aprendizagem e problem based learning;
2.Participação ativa dos estudantes nas atividades e exercícios práticos;
3.Realização de um trabalho de grupo sobre um tema relacionado com os conteúdos programáticos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
a) COUMBE, KAREN M., (2012) - Equine Veterinary Nursing, 2ª edição, Wiley-Blackwel. 481 pp.
b) DEAN A. HENDRICKSON, (2006): Cuidado de Ferimentos: para veterinários de equinos, Editora Roca LTDA. 184 pp.
c) HANIE, ELIZABETH A. (2006) - Large Animal Clinical Procedures for Veterinary Technicians, Elsevier Mosby. 561 pp.
d) LANE, DICK; COOPER, BARBARA; TURNER, LYNN (2009) - Veterinary Nursing, 4ª edição, British Small Animal Veterinary Association. 719 pp.
e) LEYDSON, FRANCISCO; FEITOSA, F. (2008) - Semiologia Veterinária, 2ª edição, Editora Roca LTDA. 735 pp.
f) NAVIAUX, J.L. (1988) - Cavalos na Saúde e na Doença, ROCA, S.P., Brasil.
g) ORVIN, J.A. & T.J. DIVERS (1998): Manual of Equine Emergencies, 2ª edição, Saunders, US. 912 pp.
h) TAYLOR, FGR & HILLIER, MH (1997) - Diagnostic Techniques in Equine Medicine. WB Saunders Company LTD. 348 pp.