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Nutrição e Alimentação de Equinos

Código: TEAH1201    Sigla: NAE
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TEAH 11 Registo n.º R/Cr 20/2015 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

2A_MOURISCAS

Teórico-Práticas: 20,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Carla Giselly de Souza - ESA Mouriscas e Runa   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Giselly de Souza - ESA Mouriscas e Runa Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolvimento de conhecimentos e competências sobre o animal e seu alimento: os métodos utilizados para a avaliação dos alimentos; os alimentos adequados à espécie equina; as necessidades nutricionais dos equinos e os métodos para a sua determinação; o comportamento alimentar dos equinos; os métodos e técnicas da alimentação dos equinos; as normas de higiene, segurança e qualidade dos alimentos para equinos.


Conteúdos programáticos

1. Noções sobre alimentos e nutrientes. Macronutrientes. Micronutrientes. Funções e fontes alimentares de nutrientes. 2. Digestão absorção e metabolismo dos nutrientes. 3. Digestibilidade. Métodos. Fatores que afetam a digestibilidade. 4. Sistemas de avaliação energética. 5. Sistemas de avalição proteica. 6. Necessidades nutricionais. 7. Alimentos utilizados em dietas de equinos. 8. Comportamento alimentar dos equinos. 9. Alimentação dos equinos. 9.1. Alimentação do cavalo nas diversas fases do ciclo produtivo (poldro, crescimento, adulto, gestação, atleta, sênior). 9.2. Alimentação do cavalo em trabalho. 9.3. Regimes alimentares para situações particulares. 10. Higiene, segurança e qualidade dos alimentos para cavalos. 11. Análises laboratoriais dos alimentos. 12. Plantas tóxicas e antinutrientes para equinos.
 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos irão permitir que os estudantes adquiram e desenvolvam conhecimentos e competências sobre os alimentos e a nutrição de equinos, as particularidades sistemas do sistma digestivo de equinos.Os métodos utilizados para a avaliação dos alimentos, os alimentos adequados à espécie equina, as necessidades nutricionais dos equinos e os métodos para a sua determinação, o comportamento alimentar dos equinos, os métodos e técnicas da alimentação dos equinos; as normas de higiene, segurança e qualidade dos alimentos para equinos.






Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino teórico-prático: métodos expositivo, ilustrativo e interrogativo. Ensino prático-laboratorial: métodos expositivo, demonstrativo e interrogativo.






Avaliação

Avaliação Contínua

  • Provas escritas (PE1 e PE2): média ponderada = 70%

  • Trabalho de pesquisa em grupo (TPG): 30%

    • Peso interno: 80% relatório escrito + 20% apresentação

  • Frequência obrigatória: mínimo de 75% das sessões.

Condições de aprovação em avaliação contínua

  • Dispensa total:

    • [70% × (PE1 + PE2) / 2] + 30% (TPG) ¿ 10 valores;

    • Cada prova escrita (PE1 e PE2) ¿ 8 valores;

    • Trabalho de pesquisa em grupo (TPG) ¿ 10 valores.

  • Dispensa parcial:

    • O estudante pode dispensar de exame a uma das provas escritas, desde que a avaliação ¿ 10 valores.

Exame Final

  • Prova escrita.

  • Aprovação: classificação ¿ 10 valores.

Avaliação do Exame Final

  • Estudantes que vão diretamente a exame: 100% prova escrita.

  • Estudantes sem aprovação em avaliação contínua:

    • 70% prova escrita + 30% TPG;

    • Classificação da prova escrita ¿ 10 valores.

Validade das avaliações

  • A(s) avaliação(ões) com aprovação (ex.: trabalho de pesquisa, ficha de trabalhos, etc.) será(ão) mantida(s) durante 1 ou 2 anos letivos consecutivos após a sua obtenção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos irão permitir que os estudantes adquiram e desenvolvam conhecimentos e competências sobre os alimentos e a nutrição de equinos, as particularidades sistemas do sistma digestivo de equinos.Os métodos utilizados para a avaliação dos alimentos, os alimentos adequados à espécie equina, as necessidades nutricionais dos equinos e os métodos para a sua determinação, o comportamento alimentar dos equinos, os métodos e técnicas da alimentação dos equinos; as normas de higiene, segurança e qualidade dos alimentos para equinos.



Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Evans, J. W., Hoffman, R. M., Petersen, J. L., & Van Vleck, L. D. (2020). The horse. Waveland Press.
Kellems, O. R.; Church, D. C. (1998). Livestock feeds & feeding, 4th ed., Prentice-Hall Inc., USA.
Lewis, L. D.  (1985). Alimentação e cuidado do cavaloRoca, 248p, 1985.
Martin-Rosset,W. (1993). Alimentación de los caballos, 1ª ed., Ed. AEDOS, Barcelona, Espanha.
McDonald, P.; Edwards, R. A.; Greenhalgh, J. F. D.; Morgan C. A. (2002). Animal Nutrition, 6th ed., Pearson Education
Limited / Prentice Hall, UK.

Silva, A. T. M. (2009). Hipologia, guia para o estudo do cavalo. Lisboa: Lidel Edições Técnicas, 323p.

Observações

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