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Regulamentos e Organização de Eventos Hípicos

Código: TEAH1203    Sigla: R&OEH
Área Científica: Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TEAH 11 Registo n.º R/Cr 20/2015 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

2A_MOURISCAS

Teórico-Práticas: 8,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Filipa Neves Morais Paulo - ESA Mouriscas   1,90
António Pedro Andrade Vicente - ESA   2,10

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Pedro Andrade Vicente - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimento da vasta e diferente legislação e regulamentos existentes para a produção e treino de equinos e prática das diferentes disciplinas equestres, com vista à sua aplicação ao desporto equestre e capacidade organizativa dos diferentes eventos hípicos. Conhecimento sobre a organização e o funcionamento de diferentes eventos equestres. Capacidade de planeamento, implementação e execução de eventos equestres. Capacidade de formar e coordenar equipas de trabalho de acordo com os objetivos pretendidos para os vários eventos e como forma de melhorar a cultura equestre.

Conteúdos programáticos

1. Legislação nacional e comunitária referente à criação e transporte de equinos na UE. 

2. Regulamentos geral e veterinário, estatutos da FEP e FEI 
3. Regulamentos das diferentes disciplinas equestres: olímpicas (Saltos de Obstáculos, Dressage e CCE) e não olímpicas (atrelagem, horseball, equitação de trabalho, raides de endurance e TREC). 
4. Diferentes tipos de eventos equestres: espetáculos de arte equestre, provas desportivas, concursos de modelo e andamentos, provas morfo-funcionais, eventos especiais. 
5. Requisitos de organização: infra-estruturas, equipamentos, pessoal, orçamentação, divulgação e patrocínios. 
6. Requisitos específicos de organização, consoante o tipo/modalidade. 
7. Atividades a desenvolver antes, durante e após os eventos. 
8. Interligação entre as diferentes CO e as Associações/Federações: aspetos legais, cumprimento dos regulamentos e calendarização.
9. Recursos humanos envolvidos nas organizações de eventos hípicos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que os estudantes com as abordagens teóricas e práticas sobre os diferentes regulamentos equestres existentes (nacionais e internacionais) e a sua interligação à organização de variados eventos equestres possam desenvolver competências e novas ferramentas que lhes permitam ser autónomos na organização de provas hípicas e respetiva interpretação das leis de base e regulamentos a implementar.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teóricas de exposição de conceitos, conteúdos e regras. 

Aulas práticas de execução das aprendizagens adquiridas nas aulas teóricas. 
Os alunos serão estimulados e incentivados: 
 - Por meio de tecnologias recentes (hardwares e softwares);
 - Slides interativos durantes as aulas, relacionados aos temas propostos da UC; 
 - Leitura e estudo dos diferentes regulamentos existentes das disciplinas equestres 

Ensino-aprendizagem: 
 - Aulas teórico-práticas de natureza colaborativa (trabalhos de grupo); Integração de tecnologia online; 
 - Participação de peritos com visitas de estudo e prática organizativa de eventos equestres.


Avaliação

Avaliação contínua: 

Aulas teórico-práticas: realização de um teste escrito (TE 70%) e um trabalho (T30%) sobre os conteúdos programáticos abordados.

Nota Final = 0.70 TE + 0.30 T >= 10 valores 

Nota mínima de cada elemento de avaliação >= 8 valores.

Condições de dispensa de exame: presença em 75% das sessões de contacto 

Exame Final = Uma prova escrita (100%) ou uma Prova escrita (70%; >=10 valores) + trabalho escrito (30%)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pelo uso do método demonstrativo nas sessões teórico-práticas, conjuntamente com a metodologia de ensino-aprendizagem e problem based learning com participação ativa dos estudantes e com atividades práticas como exercícios e resolução de problemas e visitas e com a realização de um trabalho de grupo sobre um tema do programa pretende-se que os alunos apreendam e interiorizem os objetivos enumerados na UC.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (APSL) (2005)

Regulamento de Concursos de Modelo e Andamentos. Edição APSL. 
Câmara. M.J. (2003), História do Desporto Equestre. Ed. Inapa 
Estatutos e aide memoire da FEP e FEI. 
Guidelines for Event Organisers. (s/d). The British Horse Society. 42pp. 
fei.org/fei/regulations/general-rules 
fei.org/fei/your-role/organisers 
Lux. C. (1992) Bien equiper son cheval, Maloine 
Regulamento geral e regulamento veterinário FEP. 
Regulamentos das diferentes disciplinas equestres da FEP e FEI (www.fep.pt e www.fei.org). 
 Silva, AT (2009). Hipologia - Guia para o estudo do cavalo. Lidel 
 Veloso, M (2009). Manual do monitor de equitação geral. Edição Escola Nacional de Equitação ENE