Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimento da vasta e diferente legislação e regulamentos existentes para a produção e treino de equinos e prática das diferentes disciplinas equestres, com vista à sua aplicação ao desporto equestre e capacidade organizativa dos diferentes eventos hípicos.
Conhecimento sobre a organização e o funcionamento de diferentes eventos equestres. Capacidade de planeamento, implementação e execução de eventos equestres.
Capacidade de formar e coordenar equipas de trabalho de acordo com os objetivos pretendidos para os vários eventos e como forma de melhorar a cultura equestre.
Conteúdos programáticos
1. Legislação nacional e comunitária referente à criação e transporte de equinos na UE.
2. Regulamentos geral e veterinário, estatutos da FEP e FEI
3. Regulamentos das diferentes disciplinas equestres: olímpicas (Saltos de Obstáculos, Dressage e CCE) e não olímpicas (atrelagem, horseball, equitação de trabalho, raides de endurance e TREC).
4. Diferentes tipos de eventos equestres: espetáculos de arte equestre, provas desportivas, concursos de modelo e andamentos, provas morfo-funcionais, eventos especiais.
5. Requisitos de organização: infra-estruturas, equipamentos, pessoal, orçamentação, divulgação e patrocínios.
6. Requisitos específicos de organização, consoante o tipo/modalidade.
7. Atividades a desenvolver antes, durante e após os eventos.
8. Interligação entre as diferentes CO e as Associações/Federações: aspetos legais, cumprimento dos regulamentos e calendarização.
9. Recursos humanos envolvidos nas organizações de eventos hípicos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se que os estudantes com as abordagens teóricas e práticas sobre os diferentes regulamentos equestres existentes (nacionais e internacionais) e a sua interligação à organização de variados eventos equestres possam desenvolver competências e novas ferramentas que lhes permitam ser autónomos na organização de provas hípicas e respetiva interpretação das leis de base e regulamentos a implementar.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teóricas de exposição de conceitos, conteúdos e regras.
Aulas práticas de execução das aprendizagens adquiridas nas aulas teóricas.
Os alunos serão estimulados e incentivados:
- Por meio de tecnologias recentes (hardwares e softwares);
- Slides interativos durantes as aulas, relacionados aos temas propostos da UC;
- Leitura e estudo dos diferentes regulamentos existentes das disciplinas equestres
Ensino-aprendizagem:
- Aulas teórico-práticas de natureza colaborativa (trabalhos de grupo);
Integração de tecnologia online;
- Participação de peritos com visitas de estudo e prática organizativa de eventos equestres.
Avaliação
Avaliação contínua:
Aulas teórico-práticas: realização de um teste escrito (TE 70%) e um trabalho (T30%) sobre os conteúdos programáticos abordados.
Nota Final = 0.70 TE + 0.30 T >= 10 valores
Nota mínima de cada elemento de avaliação >= 8 valores.
Condições de dispensa de exame: presença em 75% das sessões de contacto
Exame Final = Uma prova escrita (100%) ou uma Prova escrita (70%; >=10 valores) + trabalho escrito (30%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pelo uso do método demonstrativo nas sessões teórico-práticas, conjuntamente com a metodologia de ensino-aprendizagem e problem based learning com participação ativa dos estudantes e com atividades práticas como exercícios e resolução de problemas e visitas e com a realização de um trabalho de grupo sobre um tema do programa pretende-se que os alunos apreendam e interiorizem os objetivos enumerados na UC.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (APSL) (2005)
Regulamento de Concursos de Modelo e Andamentos. Edição APSL.
Câmara. M.J. (2003), História do Desporto Equestre. Ed. Inapa
Estatutos e aide memoire da FEP e FEI.
Guidelines for Event Organisers. (s/d). The British Horse Society. 42pp.
fei.org/fei/regulations/general-rules
fei.org/fei/your-role/organisers
Lux. C. (1992) Bien equiper son cheval, Maloine
Regulamento geral e regulamento veterinário FEP.
Regulamentos das diferentes disciplinas equestres da FEP e FEI (www.fep.pt e www.fei.org).
Silva, AT (2009). Hipologia - Guia para o estudo do cavalo. Lidel
Veloso, M (2009). Manual do monitor de equitação geral. Edição Escola Nacional de Equitação ENE