Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O objetivo desta unidade curricular é promover a criação de competências que permitam aos estudantes resolver alguns dos problemas relacionados com a gestão de pessoas com que se depararão no desenvolvimento da sua atividade profissional. Para tal, pretende-se que o estudante compreenda o comportamento dos indivíduos e grupos em contexto organizacional, se familiarize com as atividades da função recursos humanos, compreenda o impacte da gestão de pessoas no desempenho individual e da organização e compreenda a importância da inteligência emocional no âmbito da gestão de pessoas.
Conteúdos programáticos
A importância das pessoas na organização. Motivação: principais teorias, implicações na satisfação e desempenho. Liderança: estilos de liderança e suas implicações na satisfação e desempenho. Grupos e equipas: principais fatores e práticas que influenciam a satisfação e desempenho dos grupos, Comunicação: formal e informal, funções, tipos de comunicação, barreiras à comunicação, comunicação organizacional, ética na comunicação. Inteligência emocional: emoções negativas e positivas, as emoções negativas como indicadores do nosso estado interior e das mudanças necessárias, equilibrar emoções, o "contágio" emocional no local de trabalho, a importância dos objetivos pessoais. Modelo SMART para definição de objetivos. Recrutamento, seleção, contratação e acolhimento: técnicas de recrutamento e de seleção, contrato de trabalho, prestação de serviços. Avaliação de desempenho. Formação. Remunerações. Interligação entre os três temas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino-aprendizagem: As sessões da unidade curricular têm carácter teórico-prático. A metodologia de ensino é essencialmente expositiva, maioritariamente de carácter informal para facilitar a participação dos estudantes, sendo estes solicitados e encorajados a participar ativamente.
Avaliação
Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2) e 1 trabalho de grupo (TG) realizado em várias aulas e que constará da elaboração de até 12 questões (e respetiva resposta). Para a nota do trabalho (TG) serão consideradas as 80 % melhores questões. É obrigatória a assistência no mínimo a 75 % das sessões. Condições para dispensa total: 45 % x PE1 + 45 % x PE2 + 10 % x TG >= 10 valores, em cada uma das provas escritas (PE) a classificação terá de ser >= 8,0 valores e a classificação do TG terá de ser >= 10,0 valores. Dispensa parcial: o estudante pode dispensar de exame a uma das provas escritas, desde que a respetiva avaliação seja >= 10 valores. Exame final: prova escrita cuja aprovação requer uma classificação igual ou superior a 10 valores. A opção pela dispensa de uma das partes (se aplicável) deverá ser declarada na respetiva folha da prova escrita de exame.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Câmara, P.B., Guerra, P.B. e Rodrigues, J.V. (2013). Humanator XXI - RH e Sucesso Empresarial (6ª ed.). Publicações Dom Quixote. Chiavenato, I. (2005). Comportamento Organizacional - A Dinâmica do Sucesso das Organizações (2ª ed.). Elsevier. Rego, A.; Cunha, M. P.; Gomes, J.; Cunha, R.C.; Cabral-Cardoso, C. & Marques, C. (2015). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ª ed.). Edições Sílabo, Lda. Cunha, M. P.; Rego, A.; Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. (8ª ed). Editora RH. Donnelly, J., Gibson, J. e Ivancevich, J. (2000). Administração: princípios de gestão empresarial (10ª ed.). McGraw-Hill de Portugal. Locke, E. & Latham, G. (2004). What should we do about motivation Theory? Six recommendations for the twenty-first century. Academy of Management Review, 29(3), 388-403. Robbins, S. e Coulter, M. (2014). Management (12th ed.). Pearson Education Limited.