Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimento e estudo da teoria de equitação de nível avançado na disciplina de ensino.
Estudo das diferentes provas de obstáculos.
Estudo e análise da prova de cross do concurso completo de equitação.
Estudo e análise da pedagogia equestre.
Conhecimento e aprendizagem de técnicas de desbaste.
Aptidões e competências: Desenvolvimento do trabalho e ensino do cavalo no nível médio.
Trabalho do cavalo de obstáculos em provas até 1,20 m.
Trabalho e preparação do cavalo de concurso completo de equitação até ao nível de uma estrela.
Execução de aulas de prática pedagógica de volteio, ajudas elementares, de ensino e de obstáculos.
Aplicação e conhecimento das técnicas e métodos de contenção dos poldros.
Conteúdos programáticos
Aulas teóricas:
Estudo da teoria de equitação de nível avançado
Estudo de métodos, princípios e regras da pedagogia equestre.
Conhecimento e aprendizagem de técnicas de desbaste.
Aulas Práticas: trabalho e ensino do cavalo até ao nível avançado.
Trabalho e ensino do cavalo de obstáculos isolados ou em percurso até 1,20m.
Trabalho no exterior em terreno variado e abordagem dos obstáculos de campo até ao nível de uma estrela.
Trabalho e desbaste de poldros.
Aulas de pedagogia equestre de volteio, ajudas elementares, de ensino e de obstáculos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A boa base de estudo e aprofundamento dos conhecimentos teórico e práticos sobre o maneio do equino e a equitação adquiridos pelos nossos alunos nas diferentes disciplinas equestres, permite-lhes ganharem autonomia e capacidade de realizar tarefas sobre as diferentes metodologias de treino do cavalo.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teóricas de exposição de conceitos, conteúdos e regras.
Aulas práticas de execução das aprendizagens adquiridas nas aulas teóricas.
Os alunos serão estimulados e incentivados:
- Por meio de tecnologias recentes (hardwares e softwares);
- Slides interativos durantes as aulas, relacionados aos temas propostos da UC;
- Leitura e análise crítica de artigos científicos e trabalhos na área da equitação
Ensino-aprendizagem:
- Aulas teórico-práticas de natureza colaborativa (trabalhos de grupo);
Integração de tecnologia online;
- Participação de peritos com visitas de estudo.
Avaliação
Avaliação contínua:
Aulas teóricas: realização de um teste escrito (TE 25%) e um trabalho (T15%) sobre os conteúdos programáticos abordados.
Aulas práticas: avaliação contínua (AC 30%). Prova de ensino nível elementar (PE 15%). Prova de obstáculos estilo Hunter (PO 15%).
Nota Final = 0.25 TE + 0.15 T + 0.30 AC + 0.15 PE + 0.15 PO >= 10 valores
Condições de dispensa de exame: presença em 75% das sessões de contacto
Exame Final = 0.30 TE + 0.35 PE + 0.35 PO
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pelo uso do método demonstrativo nas sessões teórico-práticas, conjuntamente com a metodologia de ensino-aprendizagem e problem based learning com participação ativa dos estudantes e com atividades práticas como exercícios e resolução de problemas e visitas e com a realização de um trabalho de grupo sobre um tema do programa pretende-se que os alunos apreendam e interiorizem os objetivos enumerados na UC.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Mathias, J (1996). Arte de saltar. Edições Inapa
- Pombeiro, J; Almeida, E; Sequeira, J. (2004). Manual Oficial de Formação Equestre. FEP/IDP/ENE
- Silva, AT (2009). Hipologia - Guia para o estudo do cavalo. Lidel
- Veloso, M (2009). Manual do monitor de equitação geral. Edição Escola Nacional de Equitação ENE
- The Bristish Horse Society e the Pony Club (1992). Manual Prático de Equitação. Editorial Presença.
- Rodrigo. J. Pombeiro, Mestre A. Netto-Almeida. E. V. Sequeira. J.B. (2005). Manual Oficial de Formação Equestre.
- Equestrian Educational Network. (2019). Equestrian Picture Dictionary. Institut Français de Cheval et d Équitation.
- Lux. C. (1992) Bien equiper son cheval, Maloine
- Netto- Almeida. E. (1997), equitação, como e porquê? Ed. Inapa.
- Câmara. M.J. (2003), História do Desporto Equestre. Ed. Inapa
- Távora, Miguel (2015), Conceitos equestres, princípios e técnicas. Ed. Invesporte