• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TEAH1206
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Equitação III

Código: TEAH1206    Sigla: EQ3
Área Científica: Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TEAH 11 Registo n.º R/Cr 20/2015 10 120 280

Horas Efetivamente Lecionadas

2A_MOURISCAS

Teórico-Práticas: 24,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
António Filipe Canelas Pinto - ESA Mouriscas   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Filipe Canelas Pinto - ESA Mouriscas Responsável
António Pedro Andrade Vicente - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimento e estudo da teoria de equitação de nível avançado na disciplina de ensino. Estudo das diferentes provas de obstáculos. Estudo e análise da prova de cross do concurso completo de equitação. Estudo e análise da pedagogia equestre. Conhecimento e aprendizagem de técnicas de desbaste. Aptidões e competências: Desenvolvimento do trabalho e ensino do cavalo no nível médio. Trabalho do cavalo de obstáculos em provas até 1,20 m. Trabalho e preparação do cavalo de concurso completo de equitação até ao nível de uma estrela. Execução de aulas de prática pedagógica de volteio, ajudas elementares, de ensino e de obstáculos. Aplicação e conhecimento das técnicas e métodos de contenção dos poldros.

Conteúdos programáticos

Aulas teóricas: 

Estudo da teoria de equitação de nível avançado Estudo de métodos, princípios e regras da pedagogia equestre. 
Conhecimento e aprendizagem de técnicas de desbaste. 

Aulas Práticas: trabalho e ensino do cavalo até ao nível avançado. 
Trabalho e ensino do cavalo de obstáculos isolados ou em percurso até 1,20m. 
Trabalho no exterior em terreno variado e abordagem dos obstáculos de campo até ao nível de uma estrela. 
Trabalho e desbaste de poldros. Aulas de pedagogia equestre de volteio, ajudas elementares, de ensino e de obstáculos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A boa base de estudo e aprofundamento dos conhecimentos teórico e práticos sobre o maneio do equino e a equitação adquiridos pelos nossos alunos nas diferentes disciplinas equestres, permite-lhes ganharem autonomia e capacidade de realizar tarefas sobre as diferentes metodologias de treino do cavalo.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teóricas de exposição de conceitos, conteúdos e regras. Aulas práticas de execução das aprendizagens adquiridas nas aulas teóricas. 

Os alunos serão estimulados e incentivados: 
 - Por meio de tecnologias recentes (hardwares e softwares); 
 - Slides interativos durantes as aulas, relacionados aos temas propostos da UC; 
 - Leitura e análise crítica de artigos científicos e trabalhos na área da equitação 

Ensino-aprendizagem: 
 - Aulas teórico-práticas de natureza colaborativa (trabalhos de grupo); Integração de tecnologia online; 
 - Participação de peritos com visitas de estudo.


Avaliação

Avaliação contínua: 


Aulas teóricas: realização de um teste escrito (TE 25%) e um trabalho (T15%) sobre os conteúdos programáticos abordados. 

Aulas práticas: avaliação contínua (AC 30%). Prova de ensino nível elementar (PE 15%). Prova de obstáculos estilo Hunter (PO 15%).

Nota Final = 0.25 TE + 0.15 T + 0.30 AC + 0.15 PE + 0.15 PO >= 10 valores 

Condições de dispensa de exame: presença em 75% das sessões de contacto

Exame Final = 0.30 TE + 0.35 PE + 0.35 PO

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pelo uso do método demonstrativo nas sessões teórico-práticas, conjuntamente com a metodologia de ensino-aprendizagem e problem based learning com participação ativa dos estudantes e com atividades práticas como exercícios e resolução de problemas e visitas e com a realização de um trabalho de grupo sobre um tema do programa pretende-se que os alunos apreendam e interiorizem os objetivos enumerados na UC.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Mathias, J (1996). Arte de saltar. Edições Inapa 

- Pombeiro, J; Almeida, E; Sequeira, J. (2004). Manual Oficial de Formação Equestre. FEP/IDP/ENE 
- Silva, AT (2009). Hipologia - Guia para o estudo do cavalo. Lidel 
- Veloso, M (2009). Manual do monitor de equitação geral. Edição Escola Nacional de Equitação ENE 
- The Bristish Horse Society e the Pony Club (1992). Manual Prático de Equitação. Editorial Presença. 
- Rodrigo. J. Pombeiro, Mestre A. Netto-Almeida. E. V. Sequeira. J.B. (2005). Manual Oficial de Formação Equestre. 
- Equestrian Educational Network. (2019). Equestrian Picture Dictionary. Institut Français de Cheval et d Équitation. 
- Lux. C. (1992) Bien equiper son cheval, Maloine 
- Netto- Almeida. E. (1997), equitação, como e porquê? Ed. Inapa. 
- Câmara. M.J. (2003), História do Desporto Equestre. Ed. Inapa 
- Távora, Miguel (2015), Conceitos equestres, princípios e técnicas. Ed. Invesporte 
- Callery, Emma (1996), L`encyclopédie du Cheval