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Desenho e Desenvolvimento de Projectos

Código: TESPAD016    Sigla: TESP-DDP
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Científico-Pedagógico

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 17 Plano Estudos 2019 - 2025 8 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

5TESPAD

Ensino Teórico: 35,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 8,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 8,00
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira   1,67
Virgínia Maria Lopes de Figueiredo   6,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Cristina Queiroz Vaz Pereira Responsável
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Diferenciar as fases do trabalho de projeto; reconhecer situações-problema passíveis da utilização do trabalho de projeto; Mobilizar saberes na operacionalização das fases do trabalho de projeto.


Conteúdos programáticos

Método de resolução de problemas
Fases da elaboração de projetos
Instrumentos para a elaboração de projetos
Avaliação global de projetos
Relações interinstucionais e parcerias

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos a abordar relacionados com a metodologia de projeto, centrada em problemas e ou ideias devidamente contextualizadas pressupõem responder aos objetivos da UC, uma vez que se preconiza elaborarem um projeto dentro da sua área de competência.
Considerando que os formandos do Curso Superior Profissional (TESP), têm uma formação articulada com o contexto de trabalho e se pretende desenvolver competências na área especifica da formação, a abordagem de metodologias participativas do tipo Aprendizagem Baseada em Problema ou Projeto (Project or Problem-Based Learning - PBL) consideram-se relevantes.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


O método expositivo e interativo será utilizado numa fase inicial. O recurso a vídeos e webinars
possibilitará um contacto de proximidade aos contextos da prática, essencial para o desenho do projeto. Os projetos serão desenvolvidos utilizando a estratégia de trabalho em grupo.
A componente autónoma da unidade curricular será concretizada através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos professores.


Avaliação

A avaliação pretende espelhar o trabalho contínuo realizado. Engloba a componente de avaliação do processo (individual) e a componente do resultado (trabalho de grupo - projeto). Avaliação individual do processo (25%) e avaliação do resultado (trabalho de grupo-projeto) (75%). O trabalho de grupo tem uma avaliação de: apresentação em seminário (40%) e trabalho escrito (60%). O resultado final da UC corresponde à média ponderada das avaliações individuais e de grupo. A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponíveis a época de exame mediante inscrição.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os estudantes terão que pesquisar, discutir, elaborar e, especialmente, discernir entre o que é ou não relevante para construir conhecimento durante o processo, transformando-o num projeto assumido pelo grupo.
Para a concretização das fases definidas, contribuem a pesquisa nas bases de dados existentes A Plataforma Moodle será utilizada para articulação entre estudantes e professores com recurso a fóruns.
A avaliação de processo efetuada ao longo do percurso, será promotora de equidade na avaliação final, culminando na elaboração do projeto e sua divulgação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ausubel, D. (2003). Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspetiva cognitiva. Plátano Edições Técnicas.

Farias, G. (2022). Contributos da aprendizagem significativa de David Ausubel para o desenvolvimento da Competência em Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, (27) 2, 58-76. https://doi.org/10.1590/1981-5344/39999

Ferrarezi, R. (2023). Um traço e um abraço: Afetividade como elemento facilitador da aprendizagem. Rev. Psicopedagogia, (40)121, 76-83. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20230007

Leite, E., Malpique, M. & Santos, M. (1991). Trabalho de projeto. Aprender por projetos centrados em problemas. Edições Afrontamento.

Novak, J. & Gowin, D. (1996). Aprender a Aprender. Plátano Edições Técnicas.

Rodrigues, M., Pereira, A. & Ferreira, C. (2006). Da aprendizagem construída ao desenvolvimento pessoal e profissional. Formassau

Observações