Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Adquirir conhecimentos sobre técnicas que promovam a autonomia, a qualidade de vida e a inclusão social.
Demonstrar habilidades no desenvolvimento dos procedimentos técnicos.
Conteúdos programáticos
Procedimentos técnicos associados à satisfação das necessidades identificadas.
Produtos e recursos disponíveis para promover a funcionalidade e o bem estar.
Utilização de dispositivos facilitadores na satisfação das necessidades.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos desenvolvidos suportam a aquisição de conhecimentos sobre os procedimentos técnicos e os recursos disponíveis que contribuem para a satisfação das necessidades identificadas, por forma a demonstrar habilidades na utilização dos dispositivos promovendo a autonomia, a qualidade de vida e a inclusão social.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Na unidade curricular prevê-se o recurso ao método interativo com sessões expositivas na sistematização de conhecimentos sobre os procedimentos técnicos associados à satisfação das necessidades e dos produtos e recursos disponíveis para promover a funcionalidade e o bem estar.
Nas aulas de aplicação prevê-se recorrer ao desempenho de papéis mobilizando cenários de aprendizagem.
A pesquisa, leitura e análise de documentos complementares preconizam-se enquanto estratégias relevantes no âmbito do trabalho autónomo do estudante.
Avaliação
Um momento de avaliação individual (frequência) 50% e um trabalho de grupo (apresentação) 50%. O trabalho de grupo terá um momento de apresentação e role play, tendo por base as técnicas propostas para promover a autonomia, a qualidade de vida e a inclusão social.
A avaliação contínua da UC corresponde à média ponderada das componentes da avaliação: frequência 50% e trabalho de grupo 50% (documento escrito 50% + apresentação com Role play 50%).
A aprovação em avaliação contínua pressupõe uma classificação igual ou superior a 10 valores. Caso o estudante não consiga obter a classificação mínima, terá disponível a avaliação final nas épocas de exame, mediante inscrição.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O recurso ao desempenho de papéis tendo por base cenários de aprendizagem considera-se que facilita a aquisição de habilidades para o desenvolvimento de procedimentos técnicos na satisfação das necessidades.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bee, H. (1997). O ciclo vital. Artes Médicas. Berger, L. (1995). Pessoas idosas: Uma abordagem global. Lusodidacta. Brazelton, B., & Greenspan, S. (2002). A criança e o seu mundo. Editorial Presença. Cordeiro, M. (2011). O grande livro do bebé: O primeiro ano de vida. A Esfera dos Livros. Figueiredo, D. (2007). Cuidados familiares ao idoso dependente. Climepsi Editores. Lima, M., Motta, M., & Alves, G. (2007). Saúde da criança: Para entender o normal. Editora Universitária da UFPE. Matos, M., et al. (2013). RICHE: Trajetórias para a saúde da criança e do adolescente em Portugal. FMH. Mehoudar, A. (2012). Da gravidez aos cuidados com o bebé. Summus Editorial. Oliveira, A., & Mateus, D. (2013). Manual para assistentes operacionais de saúde: Para uma prática competente. Lusociência. West, Z. (2006). Cuidar do bebé antes do nascimento. Civilização Editora.