Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Reconhecer os princípios éticos fundamentais para o acompanhamento da pessoa.
Conteúdos programáticos
- Conceitos de Ética e Moral.
- A Pessoa Humana.
- Princípios orientadores no acompanhamento da pessoa: Respeito, Confidencialidade, Privacidade e Responsabilidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A abordagem de conteúdos gerais relacionados com os conceitos de ética, moral, dimensões da pessoa humana e o desenvolvimento de princípios éticos básicos possibilitam ao estudante, reconhecer os princípios éticos fundamentais que suportam o acompanhamento da pessoa ao longo do seu ciclo de vida.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
- Sessões expositivas com estímulo à interação dos estudantes, visualização e discussão de vídeos, leitura e análise de textos e pesquisa orientada, no âmbito de temas relacionados com as questões éticas, associadas ao acompanhamento da pessoa em contexto domiciliário. - Trabalho autónomo: Pesquisa, leitura e análise de documentos sugeridos pelo docente.
- Análise e discussão de situações relacionadas com a atividade do apoio domiciliário.
Avaliação
A classificação final da UC corresponde à média ponderada das avaliações:
- Avaliação de Grupo - 60%
- Trabalho escrito - 50%
- Apresentação oral - 50%
- Avaliação Individual (Teste escrito) - 40%
A aprovação à UC pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponíveis as épocas de exame, mediante inscrição.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A informação estruturada fornecida pela docente através das sessões expositivas, segundo o método interativo, a visualização de vídeos alusivos aos conteúdos e a leitura e discussão de textos permitirá que o estudante se aproprie de conhecimentos fundamentais e em simultâneo desenvolva capacidade de interação e análise. Com a análise de situações relacionadas com os temas pretende-se que desenvolva capacidade de reflexão e que consiga fundamentar opiniões promovendo, designadamente o respeito, a autonomia e a responsabilidade na prestação de cuidados.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- Abiven, M. (2001). Para uma morte mais humana: experiência de uma unidade hospitalar de cuidados paliativos. (2ªed.). Lusociência. - Archer, L.; Biscaia, J.; Osswald W. (2001). Novos desafios à bioética. Porto editora.
- Galvão, P. (2015). Ética com Razões. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- Neves, M. C. P. (Coord.). (2017). Ética: Dos fundamentos às práticas. Edições 70. - Nunes, L. (2009). Ética: Raízes e florescências em todos os caminhos. Lusociência. - Nunes, L. (2020). E se eu não puder decidir? Saber escolher no final de vida. Fundação Francisco Manuel dos Santos. - Savater, F. (2005). Ética para um jovem. Dom Quixote.