Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Desenvolver uma atitude empreendedora baseada numa visão de inovação e globalização em contexto de apoio domiciliário Incentivar o processo de análise das oportunidades de negócios
Conteúdos programáticos
O processo do empreendedorismo no mundo
Características do empreendedor
O contexto social, empreendedorismo e inovação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As formulações dos objetivos gerais da unidade curricular tiveram em consideração os dados e informações a transmitir pelos conteúdos programáticos, assim como o seu grau de importância e a sua relevância, perante contextos cada vez mais exigentes para quem tem de proceder à planificação e execução das demais tarefas para a gestão de projetos e empreendedorismo, em apoio domiciliário.
Assim sendo, privilegiou-se um conteúdo que o respeite, designadamente:
1. O Empreendedorismo
2. O Empreendedorismo Social e a Inovação Social
3. A Ideia - Da Criatividade à Inovação
4. Modelo e Plano de Negócio
5. O Marketing e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
6. Criar uma Empresa ou Organização
7. Financiamento e Estruturas de Apoio e Promoção do Empreendedorismo
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino congrega um conjunto de métodos, de forma integrada, com capacidade de ser compatível com o local e equipamentos disponíveis, timings de atuação, numa eficiência de recursos.
Durante as sessões serão utilizadas metodologias ativas e expositivas, mobilizando, sempre que possível, as experiências individuais dos estudantes, com recurso a vídeos, apresentações em powerpoint, webinar, leitura de textos e a realização de trabalho de grupo, assim como eventuais observações com contexto real. Em cada sessão serão fornecidas propostas de trabalho que devem ser realizadas e apresentadas em fórum próprio, permitindo a cada estudante, de forma individual, desenvolver trabalho autónomo, através de leituras e pesquisas.
Avaliação
No que respeita à avaliação esta pressupõe Avaliação de grupo 100% (trabalho escrito: 50% + apresentação oral: 50%)
O resultado final da UC corresponde à média aritmética das avaliações de grupo.
A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponíveis as épocas de exame, mediante inscrição.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As questões relacionadas com o apoio domiciliário impõe hoje uma abordagem muito equilibrada entre os diferentes saberes, que julgamos ser preciso dominar ou ter algum conhecimento para se poder, por um lado, instruir com ciência, mas por outro, deixar aberta a porta, de se saber executar com eficiência e rigor as atividades neste contexto.
Assim, explorar o conceito de empreendedorismo, caracterizar o perfil do empreendedor, distinguir os conceitos de empreendedorismo social e de inovação social, criar e testar ideias de negócio, especificar o modelo de negócios e o plano de negócios para o SAD, definir uma estratégia de marketing eficaz para a criação de uma empresa ou uma organização da economia social para o SAD, não descurando os diversos tipos de financiamento e as estruturas de apoio e promoção do empreendedorismo, implica a utilização de aplicações teóricas, visuais, práticas, entre outros, coerentes e direcionadas com os objetivos da unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Dolabela, F. (2009). Oficina do empreendedor. São Paulo: Pearon Prentice Hall. Sarkar, S. (2007).
Empreendedorismo e Inovação. Lisboa: Escolar Editora. Webliografia: www.anje.pt (Associação Nacional de Jovens
Empresários) www.gemconsortium.org (Global Entrepreneurship Monitor) www.iapmei.pt (Instituto de Apoio às