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Nutrição nos Esports

Código: TESPJE008    Sigla: NE
Área Científica: Terapia e Reabilitação

Ocorrência: 2025/26 - 2S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digitais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPJE 1 Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digita 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Nuno Garcia Nêveda - ESD   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Garcia Nêveda - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Estudar princípios básicos de alimentação e nutrição equilibrada e a sua importância nos esports, fornecendo conhecimento científico de uma dieta equilibrada para a saúde e bem-estar físico e psíquico do individuo. O estudo da bioquímica dos nutrientes e os seus processos metabólicos fornecem informações sobre as necessidades moleculares, bioquímicas e fisiológicas do organismo e de como a alimentação e a nutrição podem dar resposta a essas necessidades. Fornecer informação prática para comunicar estratégias e métodos de mudanças de comportamento alimentar e nutricional, estimulando a introdução de novos alimentos nas dietas. Conhecer as diretrizes nacionais e internacionais sobre alimentação e nutrição e as consequências para a saúde de desequilíbrios causados por comportamentos inadequados.

Conteúdos programáticos

I. Introdução à Nutrição nos Esports
1. Nutrição e Esports
1.2. Definição e importância da nutrição nos esports
1.3. Influência dos nutrientes na performance dos jogadores
II. Nutrientes, Digestão e Metabolismo
1.Nutrientes
1.1.Macronutrientes
1.2.Micronutrientes
2.Digestão de nutrientes
3.Metabolismo energético
III. Necessidades Nutricionais Específicas para Esports
1. Especificidade da Nutrição nos Esports
1.1. Necessidades energéticas e nutricionais dos jogadores de esports
1.2. Hidratação e suplementação
1.3. Estratégias nutricionais antes, durante e após os treinos e as competições
IV. Planeamento e implementação Nutricional Personalizado e Individualizado
1. Planeamento individual
1.1. Avaliação do estado nutricional dos jogadores
1.2. Planeamento de refeições nutricionalmente equilibradas para diferentes períodos do dia
1.4. Acompanhamento da implementação do plano nutricional
1.5. Avaliação dos resultados e adaptação do plano nutricional

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos dividem-se em duas componentes, teórica e teórico-prática permitindo a coerência dos objetivos na aquisição de conhecimentos sobre alimentação e nutrição e a sua aplicação prática nos esports. Os conteúdos programáticos levam os discentes a refletirem e consolidarem as diversas temáticas da nutrição, a serem capazes de distinguir entre melhores e piores práticas alimentares e a exercitarem os princípios da boa alimentação, a elaborarem e desenvolverem trabalhos e apresentarem os resultados obtidos, enquanto adquirem competências que respondem aos objetivos da unidade curricular. Estabelecem-se elos comparativos entre as matérias lecionadas nas aulas teóricas e nas aulas teórico-práticas, bem como nos trabalhos práticos, consolidando-se conhecimentos e competências que foram alinhados com vista a responder aos objetivos da unidade curricular.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Para alcançar os vários objetivos da unidade curricular serão articuladas metodologias de ensino expositivas e ativas, de modo a maximizar a aprendizagem e garantir que estas diferentes abordagens pedagógicas atendem aos diversos estilos de aprendizagem dos alunos. O método expositivo será utilizado para introduzir conceitos fundamentais, o que permitirá que os alunos adquiram uma base teórica sólida, essencial para a compreensão dos conteúdos. Além disso, serão aplicadas metodologias ativas, que promovem uma aprendizagem mais envolvente e participativa, incentivando os alunos a refletir criticamente sobre os vários conteúdos. As práticas de descoberta guida aplicada aos contextos reais serão uma metodologia a desenvolver nos diversos temas. 


Avaliação

A avaliação contínua é constituída pelos seguintes elementos:

Teste (50%) + Trabalho individual (40%) + Apresentação e discussão oral do Trabalho de Individual (10%)

A classificação mínima em cada elemento é de 9,5 valores.

Avaliação Final: Composta por prova escrita e prova oral, sendo que a classificação final será a média aritmética simples de ambas as provas.

Os estudantes em situações especiais estão abrangidos pelo definido no artigo 19.º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia de ensino utilizada promove nos alunos a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de algumas competências na análise e compreensão, dada a diversidade e interatividade das estratégias utilizadas, incluindo a exemplificação de dificuldades nas tarefas propostas e a discussão em sala de situações problemáticas. Estas estratégias promovem no estudante a capacidade de reflexão que lhe permitirá identificar e compreender o impacto da nutrição sobre o desempenho e bem-estar do jogador de esports.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bernardot, D. 2000. Nutrition for Serious Athletes. IL. Human Kinetics.Eberle, S. G. 2000. Endurance Sports Nutrition. IL. Human Kinetics. Burke, L. M. (2015). Nutritional needs for esports. Journal of the International Society of Sports
Nutrition, 12(1), 1-9. Houston, M. 2001. Biochemistry Primer for Exercise Science (2nd Edition). IL. Human Kinetics.
Manore, M.; Thompson, J. 2000. Sport Nutrition for Health and Performance. IL. Human Kinetics. Ranchordas, M. K.,
Burke, L. M., & Drust, B. (2017). Nutritional strategies to enhance training and performance in esports. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 27(3), 175-187.
Shirley, M., & Collins, D. (2019). The role of nutrition in esports performance: A narrative review. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 29(5), 542-548.