• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TESPJE017
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estágio

Código: TESPJE017    Sigla: EST
Área Científica: Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 2S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digitais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPJE 10 Jogos Eletrónicos Competições Desportivas Digitais 30 50 750

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Estágio: 3,33

Tipo Docente Turmas Horas
Estágio Totais 1 3,33
Guilherme Amaral Ricardo   0,75
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   0,50
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofundamento dos conhecimentos adquiridos visando a habilitação para o exercício da atividade profissional para que consiga: Enriquecer a componente profissional, proporcionando-lhe experiência da prática profissional; Promover a articulação entre os conhecimentos e a realidade, o reconhecimento e a resposta adequada às questões morais, éticas, estéticas, ecológicas, legais e deontológicas que se lhe deparem; Integrar a formação do desportista numa perspetiva pedagógica de cidadania e transmissão de valores; Confrontar-se com os problemas suscitados pelo exercício profissional, promovendo o desenvolvimento de competências necessárias e de conhecimentos adequados à sua resolução; Possibilitar, em contexto de aprendizagem, a reflexão crítica sobre a realidade; Facilitar a inserção no mercado de trabalho.

Conteúdos programáticos

Observação, Análise, Planeamento, Execução e Avaliação do Processo de Treino e Aprendizagem específico por jogo eletrónico e ajustado ao contexto profissional.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Especificamente deve: Conseguir aplicar, de uma forma geral, os conhecimentos adquiridos nas restantes unidades curriculares relacionados com os jogos eletrónicos e respetivo contexto; Conseguir aplicar os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Esports I, II e III; Ser capaz de usar com competência as técnicas de intervenção adequadas para cada situação no âmbito do treino desportivo na sua área específica; Assegurar a coerência, a exequibilidade e a adequação dos programas de treino/ensino, tendo em vista a longevidade do atleta e o respeito absoluto pela integridade da sua saúde física e mental; Dominar os mecanismos, procedimentos, técnicas e parâmetros de planificação, avaliação e controlo do processo ensino-aprendizagem, sendo capaz de planificar a sua estrutura, recolher os dados e interpretar os resultados, de forma a proceder às modificações necessárias à otimização do processo de treino e/ou de ensino/formativo.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O acompanhamento quotidiano do Estagiário deverá ser efetuado pelo orientador profissional (da entidade acolhedora) supervisionado pelo orientador académico (ESDRM). O estudante será enquadrado, no início do estágio, num Plano Individual de Formação discutido e aprovado pelos seus orientadores, cujo carácter específico será ajustado à natureza e perfil geral do contexto e à função que o estudante desempenhará. O Modelo de Formação prevê, como metodologia de base, o acompanhamento, a reflexão, a discussão, a orientação, a supervisão e a avaliação das atividades do estudante pelos orientadores. A sua avaliação resultará de um processo de acompanhamento sistemático por parte dos Orientadores, que visa analisar o empenho, a progressão e a competência da intervenção dos estudantes estagiários em contexto profissional. 


Avaliação

A avaliação resultará de um processo de acompanhamento sistemático por parte dos Orientadores, que visa analisar o empenho, a progressão e a competência da intervenção dos estudantes estagiários em contexto profissional.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O acompanhamento quotidiano do Estagiário deverá ser efetuado pelo orientador profissional (da entidade acolhedora) supervisionado pelo orientador académico (ESDRM). O estudante será enquadrado, no início do estágio, num Plano Individual de Formação discutido e aprovado pelos seus orientadores, cujo carácter específico será ajustado à natureza e perfil geral do contexto e à função que o estudante desempenhará. O Modelo de Formação prevê, como metodologia de base, o acompanhamento, a reflexão, a discussão, a orientação, a supervisão e a avaliação das atividades do estudante pelos orientadores.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Toda a mencionada nas Unidades Curriculares ao longo da sua formação.