Código: | TESPSF003 | Sigla: | SURF I | |
Área Científica: | Desporto |
Área de Ensino: | Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TESPSF | 3 | Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 | 1º | 8 | 100 | 200 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
1. Planear e organizar, sob o ponto de vista do treino e da animação turística, atividades de Skate, Body Surf, Surf, Longboard e Bodyboard tendo em conta o tipo de grupos, os objetivos, dificuldade técnica e a exigência física. 2. Enquadrar grupos de clientes, garantindo a comunicação, a segurança, as boas práticas e a liderança do grupo durante a atividade; Realizar atividades de Skate, Body Surf, Surf e Bodyboard, aplicando os conhecimentos requeridos de hidrologia, meteorologia; 3. Interpretar os locais de prática, utilizando informação turística relevante sobre a paisagem, o património, a cultura e os produtos locais; 4. Aplicar e comunicar as metodologias e técnicas específicas da atividade. 5. Desenvolver a capacidade de intervenção técnica e pedagógica às diferentes populações, durante o acompanhamento e enquadramento das atividades; 6. Promover a aquisição de conhecimentos de organização em diferentes atividades, considerando a especificidade dos locais, materiais e normas de segurança. 7. Providenciar técnicas de Shaping, manutenção e reparação de equipamentos de surfing.
1. Enquadramento histórico; 2. Arbitragem; 3. Material técnico; 4. Segurança ; 5. Didática específic; 6. Prática especifica; 7. Oficinas de surfing; 8. Especificidade dos materiais e equipamentos; 9. Tipologia dos shapes; 10. Shapear a prancha, Rails. 11. Acabamento.
Os conteúdos estão divididos por temas que se articulam com os diferentes objetivos. Foram considerados conteúdos de natureza teórica e prática, que deverão incluir numa primeira fase a experimentação e adaptação às diferentes modalidades (na perspetiva do praticante), e posteriormente numa perspetiva de intervenção profissional, quer seja a nível técnico, de equipamentos e de ensino da modalidade
A exposição teórica de conteúdos, articulada com momentos de discussão e reflexão, posteriormente articulados com prática em contexto real, deverão contribuir para o cumprimento dos objetivos de uma forma evolutiva. A prática simulada de intervenção profissional, deverá concorrer para a obtenção de competências de ensino e enquadramento destas modalidades.
Surfing. Salamander Books Ltd.Marcus, B. (2008). Extreme Surf. PavilionMoreira, M. (2007).Moreira, M. (2009). Surf: Da Ciência à Prática. Edições da Faculdade de Motricidade Humana ¿ Universidade Técnica de Lisboa.Nathanson, A., Haynes, P., & Galanis, D. (2002). Surfing injuries. [doi: DOI: 10.1053/ajem.2002.32650]. The American Journal of Emergency Medicine, 20(3), 155-160.Rocha, J. (2008). História do Surf em Portugal. Quimera Editores.Warshaw, M. (2003) The encyclopedia of surfing. Orlando: Hartcourt, Inc.Warshaw, M. (2010) The history of surfing. Califórnia: Chronicle Bocks LLC. Teotónio, T. (2022). Manual Teórico - Introdução ao Surf 2022. Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém. Teotónio, T. (2022). Livro de Fichas Técnicas - Surfing 2022. Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém.