Código: | TESPSF013 | Sigla: | IT | |
Área Científica: | Línguas e Literaturas Estrangeiras |
Área de Ensino: | Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TESPSF | 5 | Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 | 1º | 4 | 45 | 100 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
1. Atingir o nível A2 do QECR para as Línguas (utilizador proficiente);
2. Compreender textos orais, audiovisuais e escritos, de natureza diversa (notícias, relatos, textos, textos literários);
3. Desenvolver a comunicação em língua estrangeira, nas componentes linguística, sociocultural e pragmática;
4. Exprimir-se espontânea e fluentemente (social e profissionalmente);
5. Produzir um discurso oral e escrito coerente, pormenorizado, sobre assuntos pessoais e profissionais, justificando;
6. Exprimir-se oralmente com poucos erros e participar em conversas e debates;
7. Elaborar textos estruturados, sobre assuntos variados, mostrando domínio dos meios de organização, articulação e coesão do discurso;
8. Desenvolver e defender pontos de vista, de forma relativamente extensa, acrescentando informações, razões e exemplos;
9. Manter um nível elevado de correção gramatical constante, com erros raros;
1. A língua inglesa no quotidiano socioprofissional do técnico de surfing. 2. Domínio da comunicação em língua-cultura estrangeira. 3. Escrita: produção de textos diversos. 4. Gramática: consolidação e desenvolvimento dos conhecimentos funcionais, lexicais e morfossintáticos. 5. Vocabulário técnico específico das situações de surfing: acolhimento do cliente, prestação de informações, realização do briefing das atividades, explicação da técnica de execução, explicação do funcionamento dos equipamentos, acompanhamentos das situações de emergência e execução de técnicas básicas de socorrismo.
1. Avaliação contínua: Componente Teórica- Teste (30%); Componente Prática- Trabalho Individual (20%) + Projeto Final (50%)
2. Exame final (Épocas normal e recurso) - Teste (40%), trabalho de pesquisa individual (20%) e prova oral (40%)
Em ambos os regimes e em cada parâmetro de avaliação, o aluno terá de ter o mínimo de 10 valores para obter aprovação.
Alunos em situação especial de acordo com o Regulamento de Avaliação da ESDRM em vigor.
As aulas partem de uma forte componente teórica para uma componente de especificação de linguagem técnica e posteriormente de aplicação. Esta metodologia deverá permitir a aquisição de conhecimentos de uma forma gradual preparando os alunos para a fase final da unidade curricular, nomeadamente a intervenção em contexto real.
Collins Cobuild English Dictionary for Advanced Learners, 6th edition.
Alunos em situação especial de acordo com o Regulamento de Avaliação da ESDRM em vigor.