• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TESPSF014
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Psicologia, Liderança e Gestão de Grupos no Surfing

Código: TESPSF014    Sigla: PLGGS
Área Científica: Psicologia

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Curso Técnico Superior Profissional em Surfing no Treino e na Animação Turística

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPSF 17 Despacho n.º 7367/18, alterado pelo n.º 8902/21 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
A contratar_TESP   1,83
Carlos Oliveira Silvério - ESD   0,63
Diana Alexandra Martinho da Silva Torres   1,00
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   0,50
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   1,87

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  • 1 - Psicologia do Desporto; Fatores psicológicos e psicossociais da prestação desportiva; A motivação e o processo de treino; Relação treinador- atleta -pais. 
  • 2 - Psicologia aplicada às atividades de outdoor; Princípios da Psicologia e conceitos de zona de conforto, saúde física e mental; Educação social e impacto ambiental. 
  • 3 - Liderança e gestão de grupos; Interação humana; Conceito de tomada de decisão e perceção do risco às atividades de surfing; Boas práticas na liderança de atividades de surfing. 
  • 4 - Organização e enquadramento em dinâmica de grupos. 
  • 5 - Organização e enquadramento em TeamBuilding. 
  • 6 - Métodos de observação dos grupos. 
  • 7 - Questões éticas: valores e ética em atividades de surfing.

Conteúdos programáticos

  • I. 1. Psicologia do Desportoo; Fatores psicológicos e psicossociais da prestação desportiva; A motivação e o processo de treino; Relação treinador- atleta. 2. Psicologia aplicada às atividades de outdoor; Princípios da Psicologia e conceitos de zona de conforto, saúde física e mental; Princípios da psicologia aplicada e Zona de conforto, perceção do risco às atividades de surfing; Psicofisiologia aplicada; Educação social e impacto ambiental.
  • II. 3. Liderança e gestão de grupos; Interação humana; Conceito de tomada de decisão. 4. Gestão de grupos; Dinâmica de grupos; Boas práticas na liderança de atividades de surfing; Questões éticas: valores e ética na liderança em atividades de surfing.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

  • Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes à Psicologia e às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação. Todos os conteúdos programáticos confluem para os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre a dinâmica de grupo, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado grupo

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

  • Privilegiar a relação Professor/Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Colocar os alunos em contacto com a prática. O programa e sumários são disponibilizados na página da unidade curricular, antes de cada aula. Esta estratégia visa a preparação dos alunos para as aulas de modo a que a o seu papel seja ativo. As aulas teóricas terão um carácter mais expositivo enquanto nas aulas teóricas-práticas se privilegia experienciar, resolução de fichas e apresentações orais, criar atividades, jogos, estudos de situações reiais que permitam a participação dos alunos a partir da sua situação. 


Avaliação

  • Avaliação Continua: Regime de frequência 2/3 de presenças, exceto os alunos em situação especial. Os elementos de avaliação são os seguintes: 4 Fichas de Trabalho a realizar durante as aulas (20%) + 1 Trabalho em grupo cujo tema será apresentado pelo professor (20%) + 1 Trabalho em grupo de aplicação em contexto de dinâmicas de grupo (20%) + 1 Teste Escrito (40%). Nenhum dos elementos poderá ter uma classificação inferior a 7,5 valores. Nota Final: Média ponderada dos 4 elementos de avaliação, reprovando-se quando obtida uma classificação final inferior a 10. Os alunos que não optem pela avaliação em época normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame Final: 1 Teste (50%) + 1 Projeto de Team Building (50%). Nenhum dos elementos poderá ter uma classificação inferior a 7,5 valores. Nota Final: Média aritmética dos 2 elementos, reprovando-se quando obtida uma classificação final inferior a 10. Regime específico para alunos em situação especial: É elaborado individualmente após solicitação por parte dos alunos, conforme regulamento de avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

  • Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes à Psicologia e às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação.Todos os conteúdos programáticos confluem para os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre a dinâmica de grupo, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado grupo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Bausmeisteir, R.&Leary, M.(1995).The Need to Belong. Desire for Interpersona Attachments s a Fundamental Human Motivation, Psychological Bulletin, 117, 497-529.
  • Borrego, C., Palmi, J.&Silva, C.(2012).Programa de Intervención psicológica para la optimización del concepto de equipo (team building) en jóvenes deportista. Revista de Psicología del Deporte, 21(1)49-58.
  • Carron, A.& Hausenblas, H.(1998). Group Dynamics in Sport. Morgantown: Fitness Information Technology.
  • Carron, A., Hausenblas, H.&Eys M.(2005). Group Dynamics in Sport. 3rd Eds. Morgantown.
  • Fachada, M.(2003). Psicologia das Relações Interpessoais, Eds Rumo, 1º2ºVol.
  • Jowett, S.&Lavalle, D. (2007.) Social Psychology in Sport, Human Kinetics Eds.
  • Midura, D. W. & Glover D. R. (2005). Essentials of Team Building. Principles and Practices. Human Kinetics.
  • O'Connell, T. & Cuthbertson, B. (2009). Group Dynamics in Recreation and Leisure. Creating Conscious Groups Through an Experiential Approach. Human Kinetics.