Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1.Conhecer o conceito, os objetivos e a diversidade dos eventos desportivos e turisticos; 2.Possuir uma visa¿o global do processo de planeamento e gesta¿o de um evento desportivo na área do surfing e das suas implicações sociais, econoomicas e politicas; 3.Conhecer e saber gerir as diferentes fases de organizacao de um evento; 4. Aprender a organizar e a gerir eventos de surfing com recurso as necessarias competencias profissionais.
Conteúdos programáticos
1.Definicao e objetivos dos eventos desportivos 1.1. Eventos de Surfing em Portugal e no Mundo 1.2 A evolucao dos eventos desportivos ao longo do tempo 1.3 Definicao e objetivos dos eventos em turismo 1.4 As principais tipologias de eventos 1.5 Impactos dos eventos desportivos 2. Planeamento e organizacao de eventos 2.1 Fases gerais de um evento desportivo 2.2. Projeto do evento 2.3 Definicao, natureza e constituicao de comites, comissoes e grupos gerais 2.4 Comunicação e marketing do evento 2.5 Gestao de equipas de trabalho 2.6 Liderança e motivação 2.7 Orcamento 2.8 Identificacao e analise de custos e receitas 3. Realização/Participação em evento de surfing
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteudos programaticos sao a operacionalizacao dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: Bloco I de conteudos, corresponde aos objetivos 1, 2 e 3. O Bloco II de conteudos, responde aos objetivos 2, 3 e 4. Ao Blocos III de conteudos, correspondem os objetivos 3 e 4 indicados, articulando-se aqui a abordagem teorica, com o trabalhos de aplicacao (teorico-pratico e pratico).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A unidade curricular tera aulas teorico-praticas, com utilização do método do caso e de idealização, promovendo a participacao dos estudantes atraves da (1) exploracao de temas aplicados (Case Studies), (2) exposicao e avaliacao das parcelas (briefings) dos conteúdos discutidos em cada parte do conteúdo programático.
Avaliação
Época normal: Avaliação continua
Avaliação Escrita
Relatório de levantamento de evento WSL ( individual) 25%
Apresentação de proposta de evento ( grupo) 25%
Construção de um evento real para executar durante o período da duração do módulo (em conjunto com a turma de Rio Maior). 50%
O aluno deve cumprir 75% de presenças nas horas.
Exame final (Épocas normal e de recurso):
- Teste escrito (50%)
- Trabalho individual (25%)
- Defesa do trabalho individual (25%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Com o uso de metodologias ativas de ensino, envonve-se o estudante no processo de ensino-aprendizagem. Por meio do uso de apresentacao de problemas, estudos de caso e na apresentacao de trabalhos individuais sao desenvolvidas as capacidades de exposicao das ideias, opinioes, capacidades de argumentacao e associação da teoria com a prática.
A abordagem dos conteudos e feita atraves da exposicao teorica associada à discussão, problematização e aplicação prática. Na exposicao dos conteudos, é privilegiada a apresentacao de casos praticos, permitindo criar uma base de trabalho e o desenvolvimento novas competências, incluindo-se o contexto desportivo.
A realizacao dos trabalhos e avaliações permitem aos estudantes desenvolverem as capacidades necessarias à aquisição dos conhecimentos e competências inerentes à organização de eventos desportivos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Isidoro, Ana., et al. (2013). Manual de Organizacao e Gesta¿o de Eventos. Lisboa: Edicoes Silabo. Turismo de Portugal (2013). Animacao Turistica- Guia para empresarios e empreendedores. Turismo de Portugal. Mallen, C., & Adams, L. J. (2008). Sport, recreation and tourism event management: theoretical and practical dimensions. Oxford: Elsevier Inc. Madeira, B., Caetano, J., Raquilha, L., & Santos, R. (2007). Gestao de Marketing de Eventos Desportivos. Lisboa: Platano Editora. Lanca, Rui. (2004). Animacao Desportiva e Tempos Livre. Perspetivas de Organizacao. Desporto e Tempos Livres. Lisboa Kinetics. USA; Swarbrooke, J.. (2003). Adventure Tourism: The New Frontier. Butterworth Heinemann. UK. Hudson, S. (2003). Sport and Adventure Tourism. The Haworth Hospitality Press. Human Kinetics. USA. Daly, J. (2000). Recreation and Sport Planning and Desingn. Human Kinetics. USA.