Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Proporcionar aos alunos a vivência de experiências motoras próprias de diferentes modalidades associadas ao desporto natureza e à área da animação turística, que lhes permita conhecer o papel destas áreas na formação pessoal, social e desportiva dos participantes. 2. Aumentar o seu conhecimento sobre a prática desportiva, de que forma esta pode contribuir para a motivação dos participantes e para a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a possibilidade de integração das diversas experiências motoras. 3. Transmitir conhecimentos aos alunos que aumentem as suas opções de intervenção na orientação multilateral da sua área de especialização. 4. Conhecer os contextos (naturais ou artificiais), enquadramentos históricos, equipamentos, técnicas e normas de segurança gerais das diferentes modalidades abordadas.
Conteúdos programáticos
Enquadramento e contextualização das atividades de DNs
Principais aspetos e caraterísticas dos locais de prática
Equipamento e material básico
Técnicas especificas das modalidades de DN
Segurança
Comunicação entre os monitores
Planeamento de atividades
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A correspondência entre os conteúdos do programa da UC e objetivos da mesma, expressam-se através da correspondência entre os conteúdos e os conhecimentos, aptidões e atitudes, definidos para o curso, e que são, os seguintes:
Conhece o enquadramento e contextualização das atividades de DNs
Conhece as principais aspetos e caraterísticas dos locais de prática
Domina o equipamento e material básico
Conhece as técnicas especificas das modalidades de DN
Conhece as técnicas básicas de Segurança
Tem noções básicas de preparação e elaboração das atividades de DN
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino Presencial Método de exposição pelo professor e aluno Método de trabalho independente Método de elaboração conjunta.
Avaliação
Avaliação: -Época Normal o aluno deve cumprir 75% de presenças. Deverá, até à 4ª aula, informar por escrito a avaliação a integrar. Caso não informe, considera-se que o aluno se encontra em Regime de Avaliação Contínua. 1) Época Normal: 1.1. Avaliação contínua -Liderança e Responsabilidade (50%) - Competência técnica, Interesse; Disponibilidade; Cooperação; Responsabilidade; Comportamento; Liderança, na preparação e durante a atividade.
- Relatório (25%)
- Filme da apresentação de relatório (25%).
1.2. Exame final - 1 Teste escrito individual (35%), 1 avaliação prática (35%) e 1 prova oral (30%) Em ambos os regimes e parâmetro de avaliação, terá de ter o mínimo de 10 valores. 2) Época de Recurso: - 1 Teste escrito (35%), 1 avaliação prática (35%) e 1 prova oral (30%) 3) Alunos em situação especial Os alunos em situação especial devem dirigir-se ao regente, de acordo com o regime da ESDRM em vigor
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os métodos a serem utilizados complementam situações práticas com conteúdos teóricos. Essa estratégia de ensino facilita o processo ensino-aprendizagem para cada modalidade.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Benett; J. (2001) Manual de kayakista de águas bravas, Editorial Paidotribo British Canoe Union (1995). Kayak Canoeing, London, A & C BlackByde, A. (1978) ABC da Canoagem, Colecção Tempos Livres - Edit. Presença, LisboaCampbell, J. B., Tyrrell, D. J., & Zingaro, M. (1993). Sensation seeking among whitewater canoe and kayak paddlers. [doi: DOI: 10.1016/01918869(93)90319-X]. Personality and Individual Differences, 14(3), 489-491. Cervantes, E. B: et al. (1997) Iniciación al Piragüismo, Madrid, Gymnos Editorial Deportiva, S.L.Foster, N. (1999) Kayaking. A Beginner¿s Guide, West Sussex, UK, Fernhurst BooksFord, K. (1995) Kayaking, Human Kinetics Publishers, USA Guillion, L. (1994) Canoeing, Human Kinetics Publishers, USA Jakson, E. (1999) Kayaking with Eric Jackson. Whitewater Paddling, Strokes & Concepts, Mechanicsburg, Stackpole BooksLutz, J.& Feuillette, A. (2001) Canoa e caiaque em 10 lições, Publicações Europa América
Observações
Situações especiais devem ser comunicadas ao regente no incio da lecionação da UC