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Elaboração de um Plano de Negócios

Código: TGN18    Sigla: EPN
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TGN 17 Despacho n.º 7160/2021, de 19 de julho 5,5 60 137,5

Horas Efetivamente Lecionadas

TGN-2-STR

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Francisco Morais Varela da Costa Júnior - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sandra Margarida Bernardes de Oliveira Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular (UC) visa proporcionar o enquadramento teórico e prático à elaboração estruturada de um Plano de Negócios.
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e capacidades que lhes permitam transformar uma ideia de negócio num projeto empresarial viável.
Ao longo da UC, os estudantes deverão:
1. Desenvolver e validar conceitos e ideias de negócio;
2. Identificar oportunidades e riscos inerentes ao desenvolvimento de projetos empresariais;
3. Aplicar metodologias e modelos de planeamento estratégico e operacional;
4. Adquirir experiência prática na utilização de ferramentas digitais e colaborativas de suporte ao desenvolvimento de planos de negócio;
5. Integrar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) nos processos de planeamento, desenvolvimento, organização, direção e controlo, potenciando a inovação, a eficiência e a análise crítica dos resultados;
6. Consolidar uma atitude empreendedora e criativa, orientada para resultados e para a sustentabilidade empresarial.

Conteúdos programáticos

1. A decisão de se tornar um Empreendedor
2. O processo criativo ¿ da ideia à oportunidade
3. Métodos de geração, validação e teste de ideias de negócio
4. Passar da ideia ao projeto empresarial
5. A inovação como fator de competitividade
6. Dinâmicas da inovação e identificação de oportunidades de mercado
7. Avaliação de riscos e de viabilidade económica e financeira
8. Estrutura e componentes do Plano de Negócios
9. Políticas e instrumentos de incentivo ao empreendedorismo
10. A decisão de criação de uma Start-Up ou de um Spin-off
11. Integração da Inteligência Artificial no processo de planeamento e gestão do Plano de Negócios
12. Utilização de ferramentas colaborativas digitais no desenvolvimento do Plano de Negócios:
¿ Organização visual e partilhada do Modelo de Negócio (Canvas)
¿ Cocriação e trabalho em equipa em ambiente digital
¿ Integração e consolidação de todos os modelos e componentes do plano
13. Apresentação e defesa do Plano de Negócios

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos traduzem-se diretamente nas competências previstas, articulando o conhecimento teórico com a prática aplicada à realidade empresarial.
A introdução de tecnologias digitais, nomeadamente a Inteligência Artificial e as ferramentas colaborativas interativas, reforça a capacidade dos estudantes de estruturar, planear e controlar negócios de forma moderna e eficaz.
Desta forma, a UC contribui para a formação de profissionais capazes de integrar inovação, pensamento crítico e análise estratégica no processo de criação de valor organizacional.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias de ensino e aprendizagem são centradas na participação ativa do estudante e na aplicação prática dos conceitos, combinando:
¿ Sessões teóricas, para exposição dos conceitos fundamentais de gestão e empreendedorismo;
¿ Sessões teórico-práticas, para análise de casos reais e discussão de estratégias empresariais;
¿ Trabalho de grupo, orientado para o desenvolvimento de um Plano de Negócios completo, com acompanhamento e feedback contínuo do docente;
¿ Utilização de ferramentas colaborativas digitais, que permitem o trabalho conjunto, a partilha de ideias e a visualização integrada do Modelo e do Plano de Negócios;
¿ Aplicação de ferramentas de IA, que apoiam a recolha e análise de informação, a definição de estratégias e a monitorização de resultados.
O processo pedagógico valoriza o aprender fazendo, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a aprendizagem autónoma e colaborativa.


Avaliação

A avaliação baseia-se na participação, na realização de trabalhos individuais e na elaboração de um Plano de Negócios em grupo:
¿ Assiduidade e participação: 10%
¿ Trabalho Individual 1 ¿ Estudo de um Tópico do Plano de Negócio: 15%
¿ Trabalho Individual 2 ¿ Estudo de um Produto ou Serviço de forma original: 15%
¿ Trabalho de Grupo ¿ Desenvolvimento, apresentação e defesa de uma Ideia e de um Plano de Negócios (com integração de ferramentas de IA e colaborativas): 60%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia de ensino promove a aprendizagem experiencial, a cooperação e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
O uso de ferramentas de Inteligência Artificial e plataformas colaborativas digitais permite alinhar as metodologias com os objetivos da UC, estimulando a capacidade de inovação, a autonomia e o pensamento estratégico.
A avaliação contínua, baseada em trabalhos aplicados e no desenvolvimento de um Plano de Negócios realista, assegura a coerência entre ensino, aprendizagem e avaliação de competências.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Berry, Timothy. (2008). The plan-as-you-go business plan. Canada: Entrepreneur Media Inc.
Byers, Thomas H., Dorf, R. C., Nelson, A. J. (2011). Technology ventures: From idea to enterprise. 4th ed. McGraw-Hill.
Covello, Joseph A. & Hazelgren, Brian. (2005). Your first business plan. 5th ed. Illinois: Sourcebooks, Inc.
Finch, Brian. (2006). How to write a business plan. 2nd ed. London: MPG Books.
Goleman, D. (1995). Emotional Intelligence. New York: Bantam Books.
Hisrich, R., Peters, M., Dean, S. (2010). Entrepreneurship. 8th ed. McGraw-Hill.
Lynn, M. Pearce. (2008). Business Plans Handbook. 13th Vol. The Gale Group.
Osterwalder, A.; Pigneur, Y.; Bernarda, G.; Smith, A. (2014). Value Proposition Design. John Wiley & Sons.
Recursos digitais complementares:
¿ Ferramentas digitais de apoio à colaboração e gestão de projetos empresariais.
¿ Plataformas de Inteligência Artificial aplicadas ao planeamento, análise e monitorização de negócios.