Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular (UC) visa proporcionar o enquadramento teórico e prático à elaboração estruturada de um Plano de Negócios. Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e capacidades que lhes permitam transformar uma ideia de negócio num projeto empresarial viável. Ao longo da UC, os estudantes deverão: 1. Desenvolver e validar conceitos e ideias de negócio; 2. Identificar oportunidades e riscos inerentes ao desenvolvimento de projetos empresariais; 3. Aplicar metodologias e modelos de planeamento estratégico e operacional; 4. Adquirir experiência prática na utilização de ferramentas digitais e colaborativas de suporte ao desenvolvimento de planos de negócio; 5. Integrar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) nos processos de planeamento, desenvolvimento, organização, direção e controlo, potenciando a inovação, a eficiência e a análise crítica dos resultados; 6. Consolidar uma atitude empreendedora e criativa, orientada para resultados e para a sustentabilidade empresarial.
Conteúdos programáticos
1. A decisão de se tornar um Empreendedor 2. O processo criativo ¿ da ideia à oportunidade 3. Métodos de geração, validação e teste de ideias de negócio 4. Passar da ideia ao projeto empresarial 5. A inovação como fator de competitividade 6. Dinâmicas da inovação e identificação de oportunidades de mercado 7. Avaliação de riscos e de viabilidade económica e financeira 8. Estrutura e componentes do Plano de Negócios 9. Políticas e instrumentos de incentivo ao empreendedorismo 10. A decisão de criação de uma Start-Up ou de um Spin-off 11. Integração da Inteligência Artificial no processo de planeamento e gestão do Plano de Negócios 12. Utilização de ferramentas colaborativas digitais no desenvolvimento do Plano de Negócios: ¿ Organização visual e partilhada do Modelo de Negócio (Canvas) ¿ Cocriação e trabalho em equipa em ambiente digital ¿ Integração e consolidação de todos os modelos e componentes do plano 13. Apresentação e defesa do Plano de Negócios
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos traduzem-se diretamente nas competências previstas, articulando o conhecimento teórico com a prática aplicada à realidade empresarial. A introdução de tecnologias digitais, nomeadamente a Inteligência Artificial e as ferramentas colaborativas interativas, reforça a capacidade dos estudantes de estruturar, planear e controlar negócios de forma moderna e eficaz. Desta forma, a UC contribui para a formação de profissionais capazes de integrar inovação, pensamento crítico e análise estratégica no processo de criação de valor organizacional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As metodologias de ensino e aprendizagem são centradas na participação ativa do estudante e na aplicação prática dos conceitos, combinando: ¿ Sessões teóricas, para exposição dos conceitos fundamentais de gestão e empreendedorismo; ¿ Sessões teórico-práticas, para análise de casos reais e discussão de estratégias empresariais; ¿ Trabalho de grupo, orientado para o desenvolvimento de um Plano de Negócios completo, com acompanhamento e feedback contínuo do docente; ¿ Utilização de ferramentas colaborativas digitais, que permitem o trabalho conjunto, a partilha de ideias e a visualização integrada do Modelo e do Plano de Negócios; ¿ Aplicação de ferramentas de IA, que apoiam a recolha e análise de informação, a definição de estratégias e a monitorização de resultados. O processo pedagógico valoriza o aprender fazendo, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a aprendizagem autónoma e colaborativa.
Avaliação
A avaliação baseia-se na participação, na realização de trabalhos individuais e na elaboração de um Plano de Negócios em grupo: ¿ Assiduidade e participação: 10% ¿ Trabalho Individual 1 ¿ Estudo de um Tópico do Plano de Negócio: 15% ¿ Trabalho Individual 2 ¿ Estudo de um Produto ou Serviço de forma original: 15% ¿ Trabalho de Grupo ¿ Desenvolvimento, apresentação e defesa de uma Ideia e de um Plano de Negócios (com integração de ferramentas de IA e colaborativas): 60%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia de ensino promove a aprendizagem experiencial, a cooperação e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O uso de ferramentas de Inteligência Artificial e plataformas colaborativas digitais permite alinhar as metodologias com os objetivos da UC, estimulando a capacidade de inovação, a autonomia e o pensamento estratégico. A avaliação contínua, baseada em trabalhos aplicados e no desenvolvimento de um Plano de Negócios realista, assegura a coerência entre ensino, aprendizagem e avaliação de competências.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Berry, Timothy. (2008). The plan-as-you-go business plan. Canada: Entrepreneur Media Inc. Byers, Thomas H., Dorf, R. C., Nelson, A. J. (2011). Technology ventures: From idea to enterprise. 4th ed. McGraw-Hill. Covello, Joseph A. & Hazelgren, Brian. (2005). Your first business plan. 5th ed. Illinois: Sourcebooks, Inc. Finch, Brian. (2006). How to write a business plan. 2nd ed. London: MPG Books. Goleman, D. (1995). Emotional Intelligence. New York: Bantam Books. Hisrich, R., Peters, M., Dean, S. (2010). Entrepreneurship. 8th ed. McGraw-Hill. Lynn, M. Pearce. (2008). Business Plans Handbook. 13th Vol. The Gale Group. Osterwalder, A.; Pigneur, Y.; Bernarda, G.; Smith, A. (2014). Value Proposition Design. John Wiley & Sons. Recursos digitais complementares: ¿ Ferramentas digitais de apoio à colaboração e gestão de projetos empresariais. ¿ Plataformas de Inteligência Artificial aplicadas ao planeamento, análise e monitorização de negócios.