Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se dotar os alunos de competências científicas, técnicas e tecnológicas que lhes permitam aplicar no mercado de trabalho os conceitos adquiridos no curso. Considera-se fundamental a capacidade de integrar os conhecimentos agronómicos com a tecnologia disponível, incluindo a criação de mapas apelativos, a manipulação de vários tipos de análises, a possibilidade de utilização da Internet para acesso a dados, a possibilidade de criação, manipulação e utilização de sensores proximais ou remotos na elaboração de mapas de aplicação a taxa variável de fatores de produção (VRT) e na sua utilização em equipamentos agrícolas.
Conteúdos programáticos
1. Tecnologia da informação na agricultura: tipos, fontes e obtenção de informações para a agricultura. 2. Conceitos de Agricultura de Precisão. 3. Produção avançada de mapas: configuração dos componentes de um layout; manipulação de ferramentas; uso de templates 4. Análise alfanumérica avançada. 5. Edição de dados em cartografia agrícola. 6. Georreferenciamento em mídias digitais e analógicas. 7. Aplicações das tecnologias da informação: análise espacial em dados vetoriais e matriciais na agricultura avaliação do uso de recursos naturais e fatores de produção. 8. Levantamentos geoelétricos de solos e zonas de manejo diferenciadas. 9. Análise e tratamento de imagens de satélite e respectiva criação de zonas de manejo de solos, plantas e águas. 10. Uso de mapas VRT e decisão agroeconômica.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Não aplicável.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teórico-práticas com conteúdo explicativo e desenvolvimento prático. Nestes trabalhos, o aluno deve aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais utilizando as ferramentas disponíveis.
Avaliação
Avaliação contínua: 1 trabalho prático (TP) e 1 prova (escrita 50%+ prática 50%) (P).
É obrigatória a assistência no mínimo a 75 % das sessões.
Condições para dispensa total: (0,65 x TP + 0,35 x P); o resultado terá de ser >= 10 valores e em cada uma das provas práticas (PP) a classificação terá de ser >= 8 valores.
Nas provas de avaliação contínua é obrigatória uma inscrição no MOODLE, realizada até ao final do terceiro dia anterior à data marcada para a prova.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Não aplicável.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Dalla Corte, A. et al. (2020). Explorando o QGIS 3.X. 1ª ed. Curitiba: Ed. dos autores. MChaffie , P., Hwang, S. & Follet, C. (2019). GIS: an introduction to mapping technologies. Boca Raton: CRC Press. Reddy, G. O., & Singh, S. K. (Eds.). (2018). Geospatial technologies in land resources mapping, monitoring and management. Cham: Springer. Santos, A. R., et al.(2014) ArcGIS 10.2. 2 Passo a Passo: elaborando meu primeiro mapeamento, Vol. I. Alegre: CAUFES, 2014. Silva, A. N., Lira, C., Taborda, R., Dias, E., Catalão, J., Amorim, A., ... Amorim, A. (2016). Sistemas de informação geográfica: análise espacial. DGRM, Lisboa, Portugal. Zhang, Qin (2015). Precision Agriculture Technology for Crop Farming. Boca Raton: CRC Press.