• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TTPIH1101
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Química

Código: TTPIH1101    Sigla: Q
Área Científica: Química

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TTPIH 3 Despacho n.º 11993/2024 de 10/10 5
Aviso n.º 2369/2016 de 25/02 5

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofundar e consolidar os conhecimentos básicos de química geral.

Conteúdos programáticos

Componente Teórica: 1. Estrutura Atómica e Tabela Periódica. 2. Ligação Química. 3. Compostos de Coordenação. 4. Água e soluções aquosas. 5. Introdução à Termoquímica. 6. Cinética Química. 7. Equilíbrio Químico. 8. Reacções Ácido-Base. 9. Reacções de Precipitação. 10. Química dos colóides. 11. Reações de oxirredução.
Componente Prática: 1. Concentração de soluções-cálculos e preparação de soluções. 2. Reacções ácido-base: Volumetria, soluções tampão. 3. Equilíbrio químico. 4. Solubilidade de sais.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se rever e aprofundar os conceitos de química geral, de modo a que o estudante compreenda os fenómenos químicos que ocorrem nos diversos compartimentos ambientais (solo, ar e água) e ao longo da produção e processamento alimentar. Espera-se que o discente consiga formular questões por forma a impulsionar a obtenção de soluções inovadoras para problemáticas emergentes.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino tutorial, laboratorial e ensino pela pesquisa/busca por soluções de forma autónoma.


Avaliação

Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2), 1 trabalho de pesquisa em grupo com apresentação oral (TPG) e 3 fichas laboratoriais realizadas em grupo e relativas à interpretação e análise dos trabalhos laboratoriais (FLG1 + FLG2 + FLG3).
O trabalho de pesquisa em grupo (TPG) é um projeto exploratório de problemáticas cientificas/profissionais conectadas aos conhecimentos em química geral.

No caso dos alunos Tesp, é obrigatória a assistência no mínimo a 75 % das sessões.
Condições para dispensa total: [60 % (PE1 + PE2) / 2] + 20 % (TPG) + [20% (FLG1 + FLG2 + FLG3) / 3]; o resultado terá de ser >= 10 valores e todas as avaliações deverão ter a classificação >= 8.
Dispensa parcial: o estudante pode dispensar de exame a uma das provas escritas, desde que a avaliação seja >= 10 valores.

Exame final: 1 prova escrita (PE) + 1 prova laboratorial (PL). Na prova escrita serão também avaliadas as temáticas desenvolvidas nos trabalhos de pesquisa em grupo.
Avaliação do exame final: Estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua, terão classificação final calculada através da seguinte fórmula: 0,80 PE+0,20 PL, que terá de ser >= 10 valores.

As avaliações com aprovação do trabalho de pesquisa em grupo (TPG) e fichas laboratoriais em grupo (FLG) serão mantidas durante 2 anos letivos consecutivos após a sua obtenção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões teórico práticas pretende-se dar os fundamentos teóricos dos conteúdos programáticos e efetuar exercícios de aplicação da matéria lecionada. Nas sessões laboratoriais pretende-se aplicar os conhecimentos adquiridos nas sessões teórico práticas através da realização de trabalhos práticos. Nas sessões dedicadas ao desenvolvimento do trabalho de pesquisa em grupo (TPG), as equipas são conduzidas ao aprofundamento de metodologias que lhes permitirão explorar e comunicar problemáticas que possam conduzir a soluções inovadoras.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Atkins, P.& Beran, J. (1992). General Chemistry (2nd ed.). USA: Scientific American Books, 922 pp.
Boikess, R. (2009). How to Solve General Chemistry Problems (8th ed.). USA: Prentice Hall, 325 pp.
Chang, R.& Goldsby, K. A. (2013). Química (11ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill, 1085 pp.
Weiss, G. S., Greco, T. G & Rickard, L. H. (2014). Experiments in General Chemistry (9th ed.). Harlow:
Pearson, 328 pp.

Observações