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Ecologia e Conservação dos Recursos Naturais

Código: TTPIH1103    Sigla: ECRN
Área Científica: Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TTPIH 2 Despacho n.º 11993/2024 de 10/10 5
Aviso n.º 2369/2016 de 25/02 5

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências ao nível: da organização, composição, estrutura e diversidade de biocenoses e ecossistemas, dinâmica e evolução das populações, conservação e biodiversidade, técnicas de análise ambiental, legislação e políticas de ambiente.

Conteúdos programáticos

1. Panorama ambiental em Portugal e no mundo. 2. Objetivos, princípios e conceitos de ecologia. 3. Influência do
ambiente sobre os organismos. Adaptação e variabilidade dos organismos e populações. 4. Relações tróficas,
cadeias alimentares e relações intra e interespecíficas. 5. Organização e diversidade de comunidades, ecossistemas
e biomas; os ecossistemas mediterrânicos. 6. Dinâmica e demografia das populações: efetivo populacional, estrutura
etária, distribuição espacial, crescimento populacional, estratégias r e k. Evolução das comunidades e sucessão
ecológica. 7. Métodos de amostragem de populações animais e vegetais e sua identificação taxonómica. 8. Estudo
da paisagem. Origem da paisagem. Estrutura e dinâmica. Análise das estruturas espaciais. 9. Biodiversidade,
Conservação e Desenvolvimento Sustentável. 10. Poluição e Bioindicadores. 11. Sistemas de Gestão Ambiental e
Legislação Ambiental e Políticas de Ambiente: no âmbito das Nações Unidas, da União Europeia e de Portugal

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos desta UC pretendem fazer uma abordagem estruturada, rigorosa e atual sobre o
funcionamento dos ecossistemas e sobre os principais impactos ambientais da atividade antropogénica. Igualmente,
através da análise dos problemas e dos desafios ambientais, mas também dos instrumentos de gestão ambiental,
esta UC pretende dotar os alunos das competências necessárias para promoverem o desenvolvimento sustentável
em diversas atividades.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas terão um cariz predominantemente teórico -prático, onde associado à transmissão de conhecimentos serão
elaborados trabalhos de natureza mais prática com acompanhamento tutorial.


Avaliação

Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2) e 1 trabalho de pesquisa em grupo (TPG), com apresentação oral.

Condições para dispensa total: 70 % [(PE1 + PE2) / 2] + 30 % (TPG); o resultado terá de ser >= 9,5 valores. Em cada uma das provas escritas (PE) a classificação terá de ser >= 8,0 valores e no TPG >= 10,0 valores. Obrigatoriedade de assistência a, pelo menos, 75% das sessões de contacto.

Exame final: prova escrita cuja aprovação requer uma classificação >= 9,5 valores.

Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame, ou que não obtiveram aprovação na avaliação contínua = 100 % prova escrita.

Nota: A indicação pelos estudantes dos grupos e temas do TPG é efetuada no Moodle, em prazo a definir. As provas escritas poderão ser realizadas no Moodle, podendo ser exigida uma pré-inscrição na área da unidade curricular até 36 horas antes da respetiva realização. Em qualquer caso, o incumprimento de prazos estabelecidos impede a realização da respetiva atividade avaliativa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tendo em conta os objetivos propostos para esta UC, a metodologia de ensino aplicada irá permitir, através da
exposição das temáticas abordadas, que os alunos adquiram conhecimentos sobre os principais aspetos da ciência
ecológica e da sua aplicabilidade. De igual forma, esta UC pretende valorizar o desenvolvimento de capacidades de
comunicação (oral e escrita) e trabalho em equipa através da elaboração de trabalhos de grupo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Burel, F. & Baudry, J., 2000. Ecologie du paysage. Concepts, méthodes et applications. Editions TEC & DOC.
Carrapeto, C., 2004. Fundamentos de Ecologia. Universidade Aberta.
Casetta, Elena, 2018. Biodiversidade: o que é e porque é importante. Gradiva.
Guimarães, J. M., 1986. Apontamentos de Entomologia Agrícola. Escola Superior Agrária Castelo Branco.
Molles JR., Manuel C.& Sher, Anna A. (2019). Ecology: concepts and applicati ons. New York: McGrawHill
Moriarty, F., 1999. Ecotoxycology. The study of pollutants in ecosystems. Academic Press.
Oliveira, Santos J. F. 2005. Gestão Ambiental. Lidel Edições Técnicas, Ldª.
Pereira, H.M.L.F., 2009. Ecossistemas e bem-estar humano: avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem
Assessment. Escolar Editora.
Pité, M. T. & Avelar, T., 1996. Ecologia das populações e das comunidades. Uma abordagem evolutiva do estudo da
biodiversidade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Soares, A. & Cunha F., 2010. Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Verlag Dashöf er

Observações