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Solos e Clima

Código: TTPIH1104    Sigla: S&C
Área Científica: Ciências da Terra

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Geociências - Geoc

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TTPIH 2 Despacho n.º 11993/2024 de 10/10 5
Aviso n.º 2369/2016 de 25/02 5

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Fornecer os conhecimentos gerais sobre o funcionamento dos solos e do sistema climático. Desenvolver aptidões e atitudes que permitam aos estudantes compreender os efeitos do solo e dos elementos meteorológicos no desenvolvimento e crescimento da vegetação. Criar competências para analisar e avaliar as condições edafoclimáticas na perspetiva das operações culturais, desenvolvimento das culturas e utilização racional dos recursos.

Conteúdos programáticos

Considerações gerais sobre formação e constituição do solo. O perfil do solo; horizontes e interesse do seu conhecimento. Frações minerais e sua influência nas práticas agrícolas. Textura. Matéria orgânica do solo. Influência da argila e da matéria orgânica na capacidade do solo para reter e fornecer nutrientes e água. Acidez e alcalinidade dos solos e seu envolvimento na disponibilidade de nutrientes e outros elementos. Características físicas dos solos e sua relação com a fertilidade. Os solos do "Bairro", "Campo" e "Charneca"; principais características e visita de estudo. Importância do estudo do clima na agricultura. Aquecimento global e implicações para a agricultura. Principais climas do mundo. O clima mediterrânico. Atmosfera terrestre: composição e características. Elementos do clima e sua determinação. Ciclo hidrológico. Balanço hídrico: métodos usados e importância. Geada; métodos de luta. Influência de alguns elementos do clima sobre a vegetação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O programa foi estruturado de forma a permitir que os estudantes adquiram conhecimentos gerais nos domínios da climatologia agrícola e da avaliação dos vários tipos de solos e das suas características agronómicas e posterior integração destes conhecimentos nas restantes disciplinas do domínio da fitotecnia. Os conteúdos são abordados numa dinâmica baseada na transmissão de conhecimentos teóricos e na sua aplicação em contexto prático. Pretende-se desta forma tornar os alunos capazes de procurar as soluções mais sustentáveis, adequadas a cada uma das situações que encontrarão em contexto profissional. Pretende-se valorizar a formação que visa o exercício de uma atividade de carácter profissional, assegurando aos estudantes uma componente de aplicação dos conhecimentos adquiridos às atividades do respetivo perfil profissional

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O ensino teórico é feito através de sessões expositivas, complementadas com sessões práticas, onde os estudantes serão estimulados a testar e validar ideias, coligir e interpretar informação de forma autónoma.


Avaliação

Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2) e fichas práticas durante as aulas (FP). É obrigatória a assistência no mínimo a 75% das sessões. 
Condições para dispensa total: [80 % (PE1 + PE2) / 2] + 20 % (4 melhores FP); para nota final consideram-se as classificações das duas melhores fichas (FP) em cada módulo. O resultado terá de ser >= 10 valores nos dois módulos. Nota final da UC: 50% nota final no módulo de Solos + 50% nota final no módulo de Clima. 
Dispensa parcial: Classificação >= 10 valores em apenas um módulo: 80 % (PE) + 20 % (2 melhores FP). Exame final: prova escrita cuja aprovação requer uma classificação >= 10 valores. 
Exame final: Uma prova escrita

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. A metodologia expositiva associada aos trabalhos e exercícios realizados durante as aulas práticas permitirá ao aluno adquirir metodologias de trabalho e de conhecimentos de forma autónoma, sendo estes orientados para a resolução de problemas reais. O sistema de avaliação está, por isso, organizado para que sejam fomentados trabalhos práticos, onde se reforçam as competências específicas e a aprendizagem, com vista à resolução futura de problemas reais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Costa, J. Botelho. 1979. Caracterização e Constituição do Solo. 2ª ed. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. Portugal. Weil, R.R. and Brady, N. C. 2017. The Nature and Properties of Soils. 15th ed. Global edition. Pearson Education. Castillo, F.E. & Sentis, F. C. 2001. Agrometeorología. 2ª ed. Mundi-Prensa. España Miranda, P.M.A. 2001. Meteorologia e Ambiente. Universidade Aberta. Lisboa.