Código: | TZOO1101 | Sigla: | Q | |
Área Científica: | Química |
Área de Ensino: | Ciências Químicas e Físicas (CQF) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TZOO | 46 | Despacho n.º 8233/2018 de 21/08 | 1º | 5 |
Teórico-Práticas: | 20,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Aprofundar e consolidar os conhecimentos básicos de química geral.
Componente Teórica: 1. Estrutura Atómica e Tabela Periódica. 2. Ligação Química. 3. Compostos de Coordenação. 4. Água e soluções aquosas. 5. Introdução à Termoquímica. 6. Cinética Química. 7. Equilíbrio Químico. 8. Reacções Ácido-Base. 9. Reacções de Precipitação. 10. Química dos colóides. 11. Reações de oxirredução.
Componente Prática: 1. Concentração de soluções-cálculos e preparação de soluções. 2. Reacções ácido-base: Volumetria, soluções tampão. 3. Equilíbrio químico. 4. Solubilidade de sais.
Pretende-se rever e aprofundar os conceitos de química geral, de modo a que o estudante compreenda os fenómenos químicos que ocorrem nos diversos compartimentos ambientais (solo, ar e água) e ao longo da produção e processamento alimentar. Espera-se que o discente consiga formular questões por forma a impulsionar a obtenção de soluções inovadoras para problemáticas emergentes.
Ensino tutorial, laboratorial e ensino pela pesquisa/busca por soluções de forma autónoma.
Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2), 1 trabalho de pesquisa em grupo com apresentação oral (TPG) e 3 fichas laboratoriais realizadas em grupo e relativas à interpretação e análise dos trabalhos laboratoriais (FLG1 + FLG2 + FLG3).
Nas sessões teóricas pretende-se dar os fundamentos teóricos dos conteúdos programáticos. Nas sessões teórico-práticas e laboratoriais pretende-se efetuar exercícios de aplicação da matéria lecionada nas sessões teóricas, bem como a realização de trabalhos laboratoriais de aplicação de conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas. Nas sessões dedicadas ao desenvolvimento do trabalho de pesquisa em grupo (TPG), as equipas são conduzidas ao aprofundamento de metodologias que lhes permitirão explorar e comunicar problemáticas que possam conduzir a soluções inovadoras.
Atkins, P.& Beran, J. (1992). General Chemistry (2nd ed.). USA: Scientific American Books, 922 pp.
Boikess, R. (2009). How to Solve General Chemistry Problems (8th ed.). USA: Prentice Hall, 325 pp.
Chang, R.& Goldsby, K. A. (2013). Química (11ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill, 1085 pp.
Weiss, G. S., Greco, T. G & Rickard, L. H. (2014). Experiments in General Chemistry (9th ed.). Harlow:
Pearson, 328 pp.