Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer os conhecimentos gerais sobre o funcionamento dos solos e do sistema climático. Desenvolver aptidões e atitudes que permitam aos estudantes compreender os efeitos do solo e dos elementos meteorológicos no desenvolvimento e crescimento da vegetação. Criar competências para analisar e avaliar as condições edafoclimáticas na perspetiva das operações culturais, desenvolvimento das culturas e utilização racional dos recursos.
Conteúdos programáticos
Considerações gerais sobre formação e constituição do solo. O perfil do solo; horizontes e interesse do seu conhecimento. Frações minerais e sua influência nas práticas agrícolas. Textura. Matéria orgânica do solo. Influência da argila e da matéria orgânica na capacidade do solo para reter e fornecer nutrientes e água. Acidez e alcalinidade dos solos e seu envolvimento na disponibilidade de nutrientes e outros elementos. Características físicas dos solos e sua relação com a fertilidade. Os solos do "Bairro", "Campo" e "Charneca"; principais características e visita de estudo.
Importância do estudo do clima na agricultura. Aquecimento global e implicações para a agricultura. Principais climas do mundo. O clima mediterrânico. Atmosfera terrestre: composição e características. Elementos do clima e sua determinação. Ciclo hidrológico. Balanço hídrico: métodos usados e importância. Geada; métodos de luta. Influência de alguns elementos do clima sobre a vegetação.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino teórico é feito através de sessões expositivas, complementadas com sessões práticas, onde os estudantes serão estimulados a testar e validar ideias, coligir e interpretar informação de forma autónoma.
Avaliação
Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2) e fichas práticas durante as aulas (FP). É obrigatória a assistência no mínimo a 75% das sessões.
Condições para dispensa total: [80 % (PE1 + PE2) / 2] + 20 % (4 melhores FP); para nota final consideram-se as classificações das duas melhores fichas (FP) em cada módulo. O resultado terá de ser >= 10 valores nos dois módulos. Nota final da UC: 50% nota final no módulo de Solos + 50% nota final no módulo de Clima.
Dispensa parcial: Classificação >= 10 valores em apenas um módulo: 80 % (PE) + 20 % (2 melhores FP).