• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TZOO1201
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Nutrição Animal

Código: TZOO1201    Sigla: NA
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TZOO 15 Despacho n.º 8233/2018 de 21/08 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TZOO_2_A

Teórico-Práticas: 12,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Fabiano Dahlke - ESA   1,10
Shirley Motta de Souza - ESA   2,90

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fabiano Dahlke - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição e integração de conhecimentos e desenvolvimento de competências sobre a valorização dos alimentos, sobre a seleção dos mais adequados para cada espécie animal e cada função zootécnica.

Conteúdos programáticos

Ensino teórico-prático (TP): 1. Introdução. 2. Alimentos e Nutrientes. 2.1. Classificações e funções dos nutrientes. 2.2 Tipos de Alimentos. 3. Avaliação dos alimentos. 3.1. Análise laboratorial. 3.1.1. Colheita de amostras. 3.1.2 Esquema analítico Weende. 3.1.3. Esquema analítico van Soest. 3.2. Digestibilidade. 3.3. Energia. 4. Matérias-primas para alimentação animal. 5. Tabelas de valor nutritivo. 5.1. Necessidades nutricionais. 6. Ingestão voluntária e a sua previsão.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os principais objetivos são a aquisição, a integração de conhecimentos e o desenvolvimento de competências sobre avaliação dos alimentos; necessidades nutricionais dos animais. Focam-se em características biológicas e bioquímicas dos alimentos, relacionando-as com a avaliação laboratorial. O estudante deve saber o que pretende do laboratório e como utilizar os resultados; em seguida, abordam-se outras metodologias de avaliação, estudam-se as necessidades nutricionais e a ingestão voluntária dos alimentos. Pretende-se que o estudante possa, assim, rentabilizar a utilização do laboratório, tabelas e equações de previsão, de modo a poder fazer a seleção mais adequada a cada espécie animal e a cada função zootécnica.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino teórico-prático: métodos expositivo, ilustrativo, demonstrativo e interrogativo. 


Avaliação

Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2) e 1 relatório  (RLT), com apresentação. 
Fórmula de classificação: 0,8 x média das provas escritas + 0,2 x média RLT (escrita e apresentação). 
Condições de dispensa de exame final: obter um mínimo de 10 valores em cada umadas provas escritas.
Exame final: prova escrita - uma.
Admissão ao exame final: todos os estudantes inscritos na UC estão admitidos ao exame final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões teórico-práticas, os conteúdos são apresentados com o apoio de diapositivos em PowerPoint, recorrendo a exemplos de aplicação prática e promovendo a participação ativa dos estudantes. Os estudantes realizam fichas de questões e exercícios de aplicação dos conhecimentos, que incluem a interpretação e tratamento de resultados analíticos, a análise de artigos científicos, a consulta de tabelas de composição química e de valor nutricional, bem como de tabelas de necessidades nutricionais, e ainda a aplicação de equações de previsão da digestibilidade, da energia, das necessidades e da ingestão, entre outras. Nas sessões prático-laboratoriais, procede-se à demonstração da colheita e preparação de amostras de alimentos, bem como das principais metodologias analíticas. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Kellems, O. R.; Church, D. C. (2010) Livestock feeds & feeding, 6th ed., Prentice-Hall Inc., USA.
McDonald, P.; Edwards, R. A.; Greenhalgh, J. F. D.; Morgan C. A. (2011) Animal Nutrition, 7th ed., Pearson Education Limited / Prentice Hall, UK, 665pp.
Moughan, P. J.; Hendriks, W. H. (2018) Feed avaluation science, Wageningen:Academic Publishers, The Netherlands.
Pond, W. G.; Church, D. C.; Pond, K. R.; Schoknecht, P. A. (2005) Basic Animal Nutrition and Feeding, 5th ed., USA.
Webgrafia:
http://www.allaboutfeed.net
http://www.etsia.upm.es/fedna
http://www.feedipedia.org

Observações