• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TeSPAD201
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Biologia Humana

Código: TeSPAD201    Sigla: BH

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 24 Plano Estudos a partir de 2025 4,5 65 113

Horas Efetivamente Lecionadas

6ºTESPAD

Ensino Teórico: 5,17
Teórico-Práticas: 7,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,33
Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,33
Joaquim Augusto Gonçalves Simões   0,20
Miguel Pinto Galego   0,80
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Joaquim Augusto Gonçalves Simões   1,13
Miguel Pinto Galego   2,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Miguel Pinto Galego Responsável
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender a estrutura e o funcionamento do organismo humano;  

Compreender o funcionamento do organismo humano;
Interrelacionar as diferentes estruturas anatómicas com a fisiologia do organismo humano; 
Aplicar os conhecimentos adquiridos na identificação de alguns sinais de alteração no estado global da pessoa, ao longo da vida, na sua dimensão fisiológica.

Conteúdos programáticos

Conceito de biologia humana; 

Noções fundamentais de níveis de organização estrutural do corpo humano; 
Noções fundamentais de anatomia do organismo humano; 
Fundamentos de fisiologia dos sistemas orgânicos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos planeados permitem que os estudantes adquiram e desenvolvam conhecimentos fundamentais sobre a biologia humana, nomeadamente a anatomia e fisiologia que lhes permitam:

  • Desenvolver a capacidade de identificar, compreender e utilizar a terminologia médica;
  • Identificar, caracterizar e descrever as principais estruturas anatómicas do corpo humano;
  • Identificar e compreender os mecanismos fisiológicos básicos do corpo humano;
  • Compreender a relação entre as estruturas anatómicas e os mecanismos fisiológicos do organismo humano; 
  • Identificar sinais de alteração no estado global da pessoa pela compreensão da base fisiológica.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões expositivas, interativas e dinâmicas, com ênfase na aprendizagem teórica dos conceitos básicos e fundamentais da biologia humana. 

Suporte para modelos anatómicos, visualização de vídeos relativos às estruturas anatómicas e aos processos fisiológicos, permitindo uma abordagem de conteúdos numa perspectiva teórico-prática dos mesmos. 
Contacto com equipamentos de monitorização de sinais vitais, procedimentos para preparação e compreensão destes parâmetros, com base no entendimento básico da resposta fisiológica humana. 
Interpretação da biologia humana para compreensão de sinais fisiológicos comuns. 

Estratégias a mobilizar pelos estudantes no âmbito do trabalho autónomo: 
  • Leitura de artigos; 
  • Pesquisa bibliográfica na bibliografia disponibilizada;
  • Resolução de exercícios presente na bibliografia disponibilizada;
  • Estudo autónomo para os momentos de avaliação;
  • Colocação e esclarecimento de dúvidas fora do contexto de aula.


Avaliação

A avaliação ocorre mediante a realização de 5 (cinco) fichas individuais periódicas, cuja média contribui com uma ponderação sobre a classificação da Unidade Curricular de 10%. A restante avaliação decorre da realização de dois testes escritos com uma ponderação de 45% cada. 
O resultado final da UC corresponde à média ponderada das avaliações. A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponíveis as épocas de exame, mediante inscrição.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Através das estratégias delineadas, pretende-se que o estudante:

  • Adquira capacidade de análise e compreensão de conteúdos de natureza interdisciplinar, especificamente da biologia humana;
  • Desenvolva capacidade de pesquisa;
  • Desenvolva capacidade de trabalhar em equipa;
  • Desenvolva a capacidade de mobilização e transferência de conhecimento adquirido no âmbito dos processos de avaliação das capacidades das pessoas em diferentes níveis;
  • Desenvolva a capacidade de trabalho sistemático e preparação continua.
Pretende-se que as aulas sejam interativas e dinâmicas, com o recurso à utilização de materiais pedagógicos como modelos anatómicos, imagens explicativas, vídeos, tanto modelo como reais e possibilitem a aquisição dos conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento do organismo humano de modo consolidado.