Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender a estrutura e o funcionamento do organismo humano;
Compreender o funcionamento do organismo humano;
Interrelacionar as diferentes estruturas anatómicas com a fisiologia do organismo humano;
Aplicar os conhecimentos adquiridos na identificação de alguns sinais de alteração no estado global da pessoa, ao longo da vida, na sua dimensão fisiológica.
Conteúdos programáticos
Conceito de biologia humana;
Noções fundamentais de níveis de organização estrutural do corpo humano;
Noções fundamentais de anatomia do organismo humano;
Fundamentos de fisiologia dos sistemas orgânicos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos planeados permitem que os estudantes adquiram e desenvolvam conhecimentos fundamentais sobre a biologia humana, nomeadamente a anatomia e fisiologia que lhes permitam:
Desenvolver a capacidade de identificar, compreender e utilizar a terminologia médica;
Identificar, caracterizar e descrever as principais estruturas anatómicas do corpo humano;
Identificar e compreender os mecanismos fisiológicos básicos do corpo humano;
Compreender a relação entre as estruturas anatómicas e os mecanismos fisiológicos do organismo humano;
Identificar sinais de alteração no estado global da pessoa pela compreensão da base fisiológica.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões expositivas, interativas e dinâmicas, com ênfase na aprendizagem teórica dos conceitos básicos e fundamentais da biologia humana.
Suporte para modelos anatómicos, visualização de vídeos relativos às estruturas anatómicas e aos processos fisiológicos, permitindo uma abordagem de conteúdos numa perspectiva teórico-prática dos mesmos.
Contacto com equipamentos de monitorização de sinais vitais, procedimentos para preparação e compreensão destes parâmetros, com base no entendimento básico da resposta fisiológica humana.
Interpretação da biologia humana para compreensão de sinais fisiológicos comuns.
Estratégias a mobilizar pelos estudantes no âmbito do trabalho autónomo:
Leitura de artigos;
Pesquisa bibliográfica na bibliografia disponibilizada;
Resolução de exercícios presente na bibliografia disponibilizada;
Estudo autónomo para os momentos de avaliação;
Colocação e esclarecimento de dúvidas fora do contexto de aula.
Avaliação
A avaliação ocorre mediante a realização de 5 (cinco) fichas individuais periódicas, cuja média contribui com uma ponderação sobre a classificação da Unidade Curricular de 10%. A restante avaliação decorre da realização de dois testes escritos com uma ponderação de 45% cada.
O resultado final da UC corresponde à média ponderada das avaliações. A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponíveis as épocas de exame, mediante inscrição.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através das estratégias delineadas, pretende-se que o estudante:
Adquira capacidade de análise e compreensão de conteúdos de natureza interdisciplinar, especificamente da biologia humana;
Desenvolva capacidade de pesquisa;
Desenvolva capacidade de trabalhar em equipa;
Desenvolva a capacidade de mobilização e transferência de conhecimento adquirido no âmbito dos processos de avaliação das capacidades das pessoas em diferentes níveis;
Desenvolva a capacidade de trabalho sistemático e preparação continua.
Pretende-se que as aulas sejam interativas e dinâmicas, com o recurso à utilização de materiais pedagógicos como modelos anatómicos, imagens explicativas, vídeos, tanto modelo como reais e possibilitem a aquisição dos conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento do organismo humano de modo consolidado.