| Código: | TeSPAD202 | Sigla: | CRI | |
| Área Científica: | Psicologia | |||
| Página Web: | elisabete.fragoso@essaude.ipsantarem.pt | 
| Área de Ensino: | 1º Ciclo | 
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais | 
|---|---|---|---|---|---|---|
| TESPAD | 24 | Plano Estudos a partir de 2025 | 1º | 5 | 75 | 125 | 
| Ensino Teórico: | 12,67 | 
| Teórico-Práticas: | 15,83 | 
| Seminários: | 5,00 | 
| Orientação Tutorial: | 6,67 | 
Docência - Horas Semanais
 
 
  | 
Docência - Responsabilidades
  | 
O processo de comunicação
Regras para uma comunicação eficaz
Comportamentos comunicacionais
Comunicação em saúde
A importância da comunicação na relação interpessoal
Procedimentos no atendimento em saúde
Humanização do atendimento em saúde
A relação interpessoal e o trabalho de equipa
A gestão emocional 
Os aspetos mais gerais da comunicação e a sua importância para o estabelecimento de uma relação interpessoal adequada e eficaz são fundamentais para o estabelecimento de uma relação interpessoal em que seja dada resposta às necessidades efetivas de cada pessoa. Para que se torne efetiva a adequação da relação estabelecida às situações concretas vivenciadas pela pessoa é fundamental o aprofundamento de estratégias que garantam uma observação eficaz, uma capacidade de desenvolver adequadamente a entrevista e que que sejam promotoras do trabalho de equipa.
Metodologias/estratégias: Métodos expositivo e interativo, dinâmicas de grupo, leitura e análise de textos, Pesquisa bibliográfica orientada sobre temas no âmbito dos conteúdos da UC, com elaboração de um trabalho individual e de um trabalho de grupo com a respetiva apresentação oral.
A avaliação contínua da unidade curricular corresponde à média ponderada das componentes da avaliação: Trabalho individual 60% + Trabalho de grupo 40% (apresentação).
A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponíveis as épocas de exame, mediante inscrição.
CEPRA (2007). Comunicação e relações interpessoais. CEPRA.
Doyle A. (2019). Habilidades e Técnicas Importantes de Escuta Ativa. The Balance Careers; https://www.thebalancecareers.com/active-listening-skills-with-examples -2059684.
Estanqueiro, A. (2007). Saber lidar com as pessoas: princípios da comunicação interpessoal. Editorial Presença.
Fachada, M. O. (2003). Psicologia das relações interpessoais. Edição Rumo.
Joisen, M. (2003). Técnicas de comunicação interpessoal.  Bertrand.
Monserrat, X. (2006). Como motivar. ASA.
Neves, A. (2002). Motivação para o trabalho. RH Editora.
Rego, A. (2007). Comunicação pessoal e organizacional. Sílabo.