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Comunicação e Relação Interpessoal

Código: TeSPAD202    Sigla: CRI
Área Científica: Psicologia

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Página Web:elisabete.fragoso@essaude.ipsantarem.pt
Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 24 Plano Estudos a partir de 2025 5 75 125

Horas Efetivamente Lecionadas

6ºTESPAD

Ensino Teórico: 12,67
Teórico-Práticas: 15,83
Seminários: 5,00
Orientação Tutorial: 6,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,33
Teórico-Práticas: 2,07
Seminários: 0,80
Orientação Tutorial: 0,80

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,33
Elisabete Maria Cordeiro Vitorino Dias Fragoso   1,33
Teórico-Práticas Totais 1 2,07
Elisabete Maria Cordeiro Vitorino Dias Fragoso   2,07
Seminários Totais 1 0,80
Elisabete Maria Cordeiro Vitorino Dias Fragoso   0,80
Orientação Tutorial Totais 1 0,80
Elisabete Maria Cordeiro Vitorino Dias Fragoso   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elisabete Maria Cordeiro Vitorino Dias Fragoso Responsável
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver conhecimentos que permitam estabelecer uma relação adequada com as pessoas em diferentes situações;
Adquirir conhecimentos conducentes ao estabelecimento de relação interpessoal eficaz;
Reconhecer a utilidade da comunicação na relação interpessoal.

Conteúdos programáticos

O processo de comunicação
Regras para uma comunicação eficaz
Comportamentos comunicacionais
Comunicação em saúde
A importância da comunicação na relação interpessoal
Procedimentos no atendimento em saúde
Humanização do atendimento em saúde
A relação interpessoal e o trabalho de equipa
A gestão emocional 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os aspetos mais gerais da comunicação e a sua importância para o estabelecimento de uma relação interpessoal adequada e eficaz são fundamentais para o estabelecimento de uma relação interpessoal em que seja dada resposta às necessidades efetivas de cada pessoa. Para que se torne efetiva a adequação da relação estabelecida às situações concretas vivenciadas pela pessoa é fundamental o aprofundamento de estratégias que garantam uma observação eficaz, uma capacidade de desenvolver adequadamente a entrevista e que que sejam promotoras do trabalho de equipa.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologias/estratégias: Métodos expositivo e interativo, dinâmicas de grupo, leitura e análise de textos, Pesquisa bibliográfica orientada sobre temas no âmbito dos conteúdos da UC, com elaboração de um trabalho individual e de um trabalho de grupo com a respetiva apresentação oral. 


Avaliação

A avaliação contínua da unidade curricular corresponde à média ponderada das componentes da avaliação: Trabalho individual 60% + Trabalho de grupo 40% (apresentação).
A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponíveis as épocas de exame, mediante inscrição.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Na abordagem desta unidade curricular prevê-se o recurso ao método expositivo e interativo que irá permitir ao estudante um acesso direto a conhecimentos fundamentais mas também a sua intervenção e interação continuada com o professor. Com o desenvolvimento de pesquisa orientada e de um trabalho de grupo pretende-se não só promover o aprofundamento de conhecimentos como também o desenvolvimento de habilidades comunicacionais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CEPRA (2007). Comunicação e relações interpessoais. CEPRA.
Doyle A. (2019). Habilidades e Técnicas Importantes de Escuta Ativa. The Balance Careers; https://www.thebalancecareers.com/active-listening-skills-with-examples -2059684.
Estanqueiro, A. (2007). Saber lidar com as pessoas: princípios da comunicação interpessoal. Editorial Presença.
Fachada, M. O. (2003). Psicologia das relações interpessoais. Edição Rumo.
Joisen, M. (2003). Técnicas de comunicação interpessoal. Bertrand.
Monserrat, X. (2006). Como motivar. ASA.
Neves, A. (2002). Motivação para o trabalho. RH Editora.

Rego, A. (2007). Comunicação pessoal e organizacional. Sílabo.