| Código: | TeSPAD203 | Sigla: | FB | |
| Área Científica: | Física | |||
| Área de Ensino: | 1º Ciclo |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| TESPAD | 24 | Plano Estudos a partir de 2025 | 1º | 1,5 | 20 | 38 |
| Ensino Teórico: | 0,83 |
| Teórico-Práticas: | 1,67 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
- Identificar os princípios fundamentais da biofísica aplicada às ciências da saúde
Mecânica do movimento I e II
Hidrostática e Hidrodinâmica
- Aulas expositivas dialogadas
- Estudos de caso e exemplos aplicados
- Resolução de problemas e exercícios práticos
- Trabalhos dirigidos e práticos
- Debates em grupo, aprendizagem baseada em problemas
As metodologias de ensino e avaliação estão em coerência com os objetivos de aprendizagem. Enquanto as aulas expositivas transmitem conhecimentos, os exercícios práticos e estudos de caso desenvolvem aptidões, e os debates, trabalhos de grupo e avaliações consolidam competências, assegurando uma formação equilibrada e integrada.
Livros de referência
Berne, R. M., Levy, M. N., Koeppen, B. M., & Stanton, B. A. (2018). Physiology (7th ed.). Elsevier.
Bianchi, A., & Gianola, D. (2020). Fundamentals of Biophysics. Springer.
Cameron, J. R., Skofronick, J. G., & Grant, R. M. (2017). Physics of the Body (2nd ed.). Medical Physics Publishing.
Hall, J. E. (2020). Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology (14th ed.). Elsevier.
Mikhailov, A. S., & Ertl, G. (2019). Physics of Biological Systems: From Molecules to Populations. Springer.
Pethig, R. (2017). Dielectrophoresis: Theory, Methodology and Biological Applications (2nd ed.). Wiley.
Weiss, T. F. (2018). Cellular Biophysics (2nd ed.). MIT Press.
Artigos de revisão
Bagchi, B. (2021). Dynamics in biological systems: From proteins to cells. Annual Review of Physical Chemistry, 72, 1¿26. https://doi.org/10.1146/annurev-physchem-090519-033412