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Fundamentos de Biofísica

Código: TeSPAD203    Sigla: FB
Área Científica: Física

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 24 Plano Estudos a partir de 2025 1,5 20 38

Horas Efetivamente Lecionadas

6ºTESPAD

Ensino Teórico: 0,83
Teórico-Práticas: 1,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,27
Teórico-Práticas: 1,07

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,27
Cláudia Sofia Orvalho Mendes Gonçalves Carvalho   0,27
Teórico-Práticas Totais 1 1,07
Cláudia Sofia Orvalho Mendes Gonçalves Carvalho   1,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cláudia Sofia Orvalho Mendes Gonçalves Carvalho Responsável
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Identificar os princípios fundamentais da biofísica aplicada às ciências da saúde

- Adquirir conhecimentos sobre os princípios fundamentais da biofísica e a sua relevância para o organismo humano

Conteúdos programáticos

  1. Mecânica do movimento I
  2. Mecânica do movimento II
  3. Hidrostática e Hidrodinâmica
  4. Electricidade e Electromagnetismo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Mecânica do movimento I e II

  • Aprofunda conceitos de cinemática, cinética, forças, energia, estabilidade corporal e lesões associadas à carga mecânica.
  • Coerência: contribui diretamente para os objetivos de compreender os princípios fundamentais da biofísica e relacionar conceitos físicos com fenómenos biológicos e clínicos, favorecendo a análise do movimento humano e suas implicações na saúde.

Hidrostática e Hidrodinâmica

  • Explora leis físicas dos fluidos e sua aplicação aos sistemas biológicos, como circulação sanguínea, pressão osmótica e dinâmica dos fluidos corporais.
  • Coerência: responde ao objetivo de aplicar modelos biofísicos para interpretar fenómenos fisiológicos, promovendo a ligação entre teoria e prática.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

- Aulas expositivas dialogadas

- Estudos de caso e exemplos aplicados

Resolução de problemas e exercícios práticos

- Trabalhos dirigidos e práticos

Debates em grupo, aprendizagem baseada em problemas


Avaliação

  • A avaliação contínua da UC corresponde à média ponderada das componentes da avaliação: teste escrito - 60% e trabalho de grupo - 40% (documento escrito);
  • A aprovação em avaliação contínua pressupõe uma classificação igual ou superior a 10 valores. Caso o estudante não consiga obter a classificação mínima, terá disponível a avaliação final nas épocas de exame, mediante inscrição.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino e avaliação estão em coerência com os objetivos de aprendizagem. Enquanto as aulas expositivas transmitem conhecimentos, os exercícios práticos e estudos de caso desenvolvem aptidões, e os debates, trabalhos de grupo e avaliações consolidam competências, assegurando uma formação equilibrada e integrada.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Livros de referência

  • Berne, R. M., Levy, M. N., Koeppen, B. M., & Stanton, B. A. (2018). Physiology (7th ed.). Elsevier.

  • Bianchi, A., & Gianola, D. (2020). Fundamentals of Biophysics. Springer.

  • Cameron, J. R., Skofronick, J. G., & Grant, R. M. (2017). Physics of the Body (2nd ed.). Medical Physics Publishing.

  • Hall, J. E. (2020). Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology (14th ed.). Elsevier.

  • Mikhailov, A. S., & Ertl, G. (2019). Physics of Biological Systems: From Molecules to Populations. Springer.

  • Pethig, R. (2017). Dielectrophoresis: Theory, Methodology and Biological Applications (2nd ed.). Wiley.

  • Weiss, T. F. (2018). Cellular Biophysics (2nd ed.). MIT Press.

Artigos de revisão