Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender a especificidade da assistência do técnico superior especializado em apoio domiciliário Entender o domicílio como contexto da sua assistência
Conteúdos programáticos
Perfil do técnico superior especializado em apoio domiciliário
Referencial de competências do técnico
Conceito de apoio domiciliário
Domicílio enquanto contexto da prática
Família como recurso em contexto domiciliário
Noções sobre gestão de recursos humanos e materiais em contexto domiciliário.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos ministrados permitirão a apropriação de um leque de conhecimentos, promovendo a compreensão da especificidade e delimitação da atuação deste técnico superior especializado em apoio domiciliário.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Prevê-se o desenvolvimento de metodologias ativas, que permitam uma relação interativa entre o docente e os estudantes, incentivando a discussão e o trabalho em equipa no desenvolvimento de competências. Serão utilizadas estratégias como análise documental, trabalho em grupo com discussão em plenário, análise de situações estímulo relacionadas à especificidade da atuação do técnico. A pesquisa bibliográfica e as leituras complementares recomendadas pelos docentes contribuem para a rentabilização da componente autónoma da unidade curricular.
Avaliação
Avaliação contínua - participação - 15% + trabalho em grupo - 25% + trabalho de grupo - 60%. O resultado final da UC corresponde à média ponderada das avaliações individual e de grupo A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponíveis as épocas de exame, mediante inscrição.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias ativas utilizadas irão favorecer a construção da autonomia e responsabilidade deste técnico, visando a melhor tomada de decisão em assegurar e ou encaminhar as respostas adequadas às necessidades das pessoas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Decreto-Lei nº 115/2006, de 14 de junho. Diário da República, Série I(114). https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/115-2006-344943 Duarte, F. (2018). O impacto do serviço de apoio domiciliário na qualidade de vida dos beneficiários. Perspetiva das necessidades sentidas pelos utentes. [Dissertação de mestrado - Instituto Politécnico de Santarém]. Repositório do Instituto Politécnico de Santarém https://repositorio.ipsantarem.pt/entities/publication/968a5b3e-fba2-4b7e-8e22-c0c3e75a7c48 Engenheiro, S. (2008). Apoio Domiciliário e Qualidade: Um Estudo de Caso. [Dissertação de mestrado - Universidade Técnica de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. https://repositorio.ulisboa.pt/handle/10400.5/3382 Portaria nº38/2013. Diário da República, Série I- A(21). https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/38-2013-258278 União das Misericórdias Portuguesas (2022). Modelo avançado de serviços de apoio domiciliário: MA(i)SAD - Estratégias para o desenvolvimento. UMP.