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Políticas Sociais Públicas

Código: TeSPAD207    Sigla: PSP

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Página Web:TeSPAD207
Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 24 Plano Estudos a partir de 2025 4 60 100

Horas Efetivamente Lecionadas

6ºTESPAD

Ensino Teórico: 15,00
Teórico-Práticas: 12,50
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 1,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,33
Teórico-Práticas: 1,60
Seminários: 0,40
Orientação Tutorial: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,33
Gina Maria Silva Marques   0,87
Patrícia Alexandre Murtinheira Simão   0,46
Teórico-Práticas Totais 1 1,60
Gina Maria Silva Marques   0,93
Patrícia Alexandre Murtinheira Simão   0,67
Seminários Totais 1 0,40
Gina Maria Silva Marques   0,20
Patrícia Alexandre Murtinheira Simão   0,20
Orientação Tutorial Totais 1 0,67
Gina Maria Silva Marques   0,33
Patrícia Alexandre Murtinheira Simão   0,34

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Gina Maria Silva Marques Responsável
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender o desenvolvimento social da pessoa ao longo da vida.

Conteúdos programáticos

Indivíduo ser social e cultural
Família, comunidade e sociedade
Dimensões da realidade social

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Considerando os objetivos, a metodologia será expositiva e interativa, com recurso a leituras orientadas, trabalhos de grupo e apresentação e debate em sala. 
Far-se-á uma abordagem a partir de conceitos essenciais da Sociologia e da Antropologia, nas dimensões do homem social e o homem cultural e de como se identificam as políticas sociais públicas, bem como os conceitos de Família, Comunidade e Sociedade.
Aborda-se os indicadores demográficos entre outros, o índice de envelhecimento e índice de dependência.
Essencial à centralidade do indivíduo e família na sociedade, abordaremos os diferentes instrumentos de operacionalização das políticas públicas, nomeadamente as dirigidas às populações mais vulneráveis.
Acerca da construção da realidade social, das pessoas, famílias e das comunidades, mobilizar-se-á aspetos essenciais, como as politicas de proteção social e politicas de intervenção no envelhecimento populacional, como o Envelhecimento Ativo e Agieng in Place; conceitos de saúde, bem-estar mental e Qualidade de Vida das pessoas idosas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Abordagem centrada na aprendizagem dos estudantes, recorrendo à metodologia expositiva-interativa. Enquadrando a participação dos estudantes na abordagem dos conteúdos que promovam a capacidade de análise e reflexão, recorrer-se-á à orientação para a pesquisa individual e em grupo, primeiramente para a elaboração individual de ficha de leitura sobre um tópico relacionando o interesse do estudante e os objetivos da UC, e a elaboração de um trabalho escrito de grupo e apresentação em seminário de turma, com vista ao desenvolvimento de capacidades de trabalho em equipa.
Existirão momentos de orientação permitindo o acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
O trabalho autónomo na UC consistirá no tempo utilizado pelos estudantes para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a autoaprendizagem.


Avaliação

A avaliação da unidade curricular resultará do processo de avaliação ponderada: 
- Assiduidade, participação, pontualidade - 20%
- Elaboração individual de ficha de leitura - 20%.
- Elaboração de trabalho de grupo - 60% (trabalho escrito - 40%, apresentação em seminário - 60%).
A aprovação em avaliação contínua pressupõe uma classificação igual ou superior a 10 valores. Caso o estudante não consiga obter a classificação mínima, terá disponível a avaliação final nas épocas de exame, mediante inscrição.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O método expositivo-interativo permite aos estudantes assimilar os conteúdos fundamentais e participar na sua própria aprendizagem. As metodologias inerentes a trabalho de grupo permitem desenvolver no estudante a capacidade de análise e síntese bem como, pelo confronto de ideias, o treino de habilidades interpessoais.
No seu conjunto as metodologias de ensino concorrem para o desenvolvimento da capacidade de aplicar os conhecimentos, aptidões e atitudes inerentes à UC.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Berger, P., & Luckmann, T. (2009). A construção social da realidade. Vozes
Costa, C. (2007). Sociologia: Introdução à ciência da sociedade (3ª ed.). Moderna.
Geertz, C. (2008). A interpretação das culturas (G. F. Flaksman, Trad.). LTC.
Gleitman, H., Fridlund, A., & Reisberg, D. (2003). Psicologia (6ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Guerreiro, M. (2003). Pessoas sós: múltiplas realidades. Sociologia, Problemas e Práticas, 43, 31¿49.
Martins, R. (2004). Estereótipos sobre idosos: Uma representação social gerontofóbica. Millenium: Revista do Instituto Superior Politécnico de Viseu.
Laplantine, F. (2009). Aprender antropologia. Brasiliense.
Little, W., McGivern, R., & Kerins, N. (2016). Introduction to sociology (2nd Canadian ed.). BC Campus.
Viana, N. (2017). Introdução à sociologia. Autêntica.
World Health Organization. (2022). Optimizing brain health across the life course. World Health Organization. https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/361251/9789240054561-eng.pdf?sequence=1