Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender o desenvolvimento social da pessoa ao longo da vida.
Conteúdos programáticos
Indivíduo ser social e cultural Família, comunidade e sociedade Dimensões da realidade social
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando os objetivos, a metodologia será expositiva e interativa, com recurso a leituras orientadas, trabalhos de grupo e apresentação e debate em sala.
Far-se-á uma abordagem a partir de conceitos essenciais da Sociologia e da Antropologia, nas dimensões do homem social e o homem cultural e de como se identificam as políticas sociais públicas, bem como os conceitos de Família, Comunidade e Sociedade.
Aborda-se os indicadores demográficos entre outros, o índice de envelhecimento e índice de dependência.
Essencial à centralidade do indivíduo e família na sociedade, abordaremos os diferentes instrumentos de operacionalização das políticas públicas, nomeadamente as dirigidas às populações mais vulneráveis.
Acerca da construção da realidade social, das pessoas, famílias e das comunidades, mobilizar-se-á aspetos essenciais, como as politicas de proteção social e politicas de intervenção no envelhecimento populacional, como o Envelhecimento Ativo e Agieng in Place; conceitos de saúde, bem-estar mental e Qualidade de Vida das pessoas idosas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Abordagem centrada na aprendizagem dos estudantes, recorrendo à metodologia expositiva-interativa. Enquadrando a participação dos estudantes na abordagem dos conteúdos que promovam a capacidade de análise e reflexão, recorrer-se-á à orientação para a pesquisa individual e em grupo, primeiramente para a elaboração individual de ficha de leitura sobre um tópico relacionando o interesse do estudante e os objetivos da UC, e a elaboração de um trabalho escrito de grupo e apresentação em seminário de turma, com vista ao desenvolvimento de capacidades de trabalho em equipa.
Existirão momentos de orientação permitindo o acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
O trabalho autónomo na UC consistirá no tempo utilizado pelos estudantes para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a autoaprendizagem.
Avaliação
A avaliação da unidade curricular resultará do processo de avaliação ponderada: - Assiduidade, participação, pontualidade - 20% - Elaboração individual de ficha de leitura - 20%. - Elaboração de trabalho de grupo - 60% (trabalho escrito - 40%, apresentação em seminário - 60%). A aprovação em avaliação contínua pressupõe uma classificação igual ou superior a 10 valores. Caso o estudante não consiga obter a classificação mínima, terá disponível a avaliação final nas épocas de exame, mediante inscrição.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O método expositivo-interativo permite aos estudantes assimilar os conteúdos fundamentais e participar na sua própria aprendizagem. As metodologias inerentes a trabalho de grupo permitem desenvolver no estudante a capacidade de análise e síntese bem como, pelo confronto de ideias, o treino de habilidades interpessoais.
No seu conjunto as metodologias de ensino concorrem para o desenvolvimento da capacidade de aplicar os conhecimentos, aptidões e atitudes inerentes à UC.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Berger, P., & Luckmann, T. (2009). A construção social da realidade. Vozes Costa, C. (2007). Sociologia: Introdução à ciência da sociedade (3ª ed.). Moderna. Geertz, C. (2008). A interpretação das culturas (G. F. Flaksman, Trad.). LTC. Gleitman, H., Fridlund, A., & Reisberg, D. (2003). Psicologia (6ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian. Guerreiro, M. (2003). Pessoas sós: múltiplas realidades. Sociologia, Problemas e Práticas, 43, 31¿49. Martins, R. (2004). Estereótipos sobre idosos: Uma representação social gerontofóbica. Millenium: Revista do Instituto Superior Politécnico de Viseu. Laplantine, F. (2009). Aprender antropologia. Brasiliense. Little, W., McGivern, R., & Kerins, N. (2016). Introduction to sociology (2nd Canadian ed.). BC Campus. Viana, N. (2017). Introdução à sociologia. Autêntica. World Health Organization. (2022). Optimizing brain health across the life course. World Health Organization. https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/361251/9789240054561-eng.pdf?sequence=1