Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Adquirir conhecimentos sobre medidas de higiene e segurança no trabalho.
Conteúdos programáticos
Noções gerais de higiene e segurança no trabalho
Equipamentos de proteção individual e coletiva
Abordagem jurídica e legal da higiene e segurança no trabalho
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O método expositivo-interativo permite aos estudantes assimilar os conteúdos fundamentais e participar nasua própria aprendizagem.
As metodologias inerentes a trabalho de grupo permitem desenvolver no estudante a capacidade deanálise e síntese bem como, pelo confronto de ideias, o treino de habilidades interpessoais.
No seu conjunto as metodologias de ensino concorrem para o desenvolvimento da capacidade de aplicaros conhecimentos, aptidões e atitudes inerentes à UC.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os conteúdos teóricos são apresentados pela mobilização sobretudo do método expositivo e interativo com recurso a apresentações em powerpoint e vídeos.
Privilegia-se ainda, em grupo, a pesquisa orientada, a leitura e análise de textos de referência.
A pesquisa, leitura e análise de documentos complementares preconizam-se enquanto estratégias relevantes no âmbito do trabalho autónomo do estudante. Para as horas de trabalho autónomo preconiza-se a leitura de artigos, a pesquisa bibliográfica, a resolução de exercícios, o estudo para o teste escrito.
Avaliação
A avaliação contínua da UC corresponde à média ponderada das componentes da avaliação: teste escrito - 70% e trabalho de grupo - 30% (documento escrito 30% + apresentação 70%).
A aprovação em avaliação contínua pressupõe uma classificação igual ou superior a 10 valores. Caso o estudante não consiga obter a classificação mínima, terá disponível a avaliação final nas épocas de exame, mediante inscrição.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos da unidade curricular, organizados em torno de aspetos relevantes inerentes à segurança, higiene e saúde no trabalho, perspetivam o desenvolvimento de conhecimentos conducentes à valorização da prática do Técnico Superior Profissional em Apoio Domiciliário em conformidade com as normas de higiene e segurança no trabalho e consequente promoção da segurança e qualidade das suas ações.
Os conteúdos teóricos são apresentados pela mobilização sobretudo do método expositivo-interativo com recurso a apresentações em powerpoint e vídeos.
Privilegia-se, em grupo, a pesquisa orientada, a leitura e análise de textos de referência.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Assembleia da República. (2009). Lei n.º 102/2009. Diário da República, I Série, nº 176/09.https://dre.pt/dre/detalhe/lei/102-2009-490009 Direção-Geral da Saúde. (2018). Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC) - Extensão 2018/2020. Ministério da Saúde; DGS. Freitas, L. (2022). Manual de segurança e saúde do trabalho (5.ª ed.). Edições Sílabo. Freitas, L. (2019). Manual de segurança e saúde do trabalho (4.ª ed.). Edições Sílabo. Freitas, L., & Cordeiro, T. (2013). Segurança e saúde do trabalho: Guia para micro, pequenas e médias empresas. Autoridade para as Condições do Trabalho. Inspeção-Geral das Atividades em Saúde. (2018). Manual de segurança e saúde no trabalho. IGAS. Miguel, A. (2014). Manual de higiene e segurança do trabalho (13.ª ed.). Porto Editora.