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Satisfação das necessidades sociais ao longo da vida

Código: TeSPAD213    Sigla: SNSLV

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TESPAD 24 Plano Estudos a partir de 2025 6 90 150

Horas Efetivamente Lecionadas

6ºTESPAD

Ensino Teórico: 5,00
Teórico-Práticas: 10,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,53
Teórico-Práticas: 4,67
Seminários: 0,40
Orientação Tutorial: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,53
Cláudia Marisa Martins Coelho Frazão   0,53
Teórico-Práticas Totais 1 4,67
Cláudia Marisa Martins Coelho Frazão   4,67
Seminários Totais 1 0,40
Cláudia Marisa Martins Coelho Frazão   0,40
Orientação Tutorial Totais 1 0,40
Cláudia Marisa Martins Coelho Frazão   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cláudia Marisa Martins Coelho Frazão Responsável
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir conhecimentos no âmbito das necessidades sociais ao longo da vida.

Reconhecer mudanças no padrão individual de satisfação das necessidades sociais ao longo da vida.

Conteúdos programáticos

Necessidades sociais - conceito.

Necessidades sociais, hábitos e preferências individuais.
Alterações ao padrão individual da satisfação das necessidades sociais da pessoa/família ao longo da vida.




Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

No âmbito das competências para o perfil profissional específico na área do apoio domiciliário pretende-se capacitar os estudantes para a identificação, monitorização e avaliação de necessidades sociais da pessoa ao longo da vida, numa perspetiva de apoio domiciliário no contexto social e da saúde.

Perspetiva-se o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e atitudes capacitadoras para a gestão de atividades promotoras da satisfação das necessidades sociais da pessoa em contexto domiciliário.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os conteúdos teóricos são apresentados pela mobilização sobretudo do método expositivo-interativo com recurso a apresentações em powerpoint e vídeos.

Privilegiar-se-ão ainda, sobretudo em grupo, a pesquisa bibliográfica orientada, a leitura e análise de documentos de referência e a análise de "situações estímulo".


Avaliação

Avaliação individual 65%.
Avaliação de grupo 35% (trabalho escrito ¿ 50% + apresentação oral ¿ 50%)
O resultado final da UC corresponde à média ponderada das avaliações individual e de grupo.
A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponíveis as épocas de exame, mediante inscrição.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O método expositivo-interativo permite aos estudantes assimilar os conteúdos fundamentais e participar na sua própria aprendizagem.

A mobilização das fontes documentais e o desenvolvimento de trabalhos de grupo, permitirem aos estudantes desenvolver a capacidade de pesquisa, análise e síntese de conhecimentos, bem como o treino de habilidades relacionadas com a preparação, apresentação e discussão de trabalhos. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bee, H. (1997). O ciclo vital. Artes Médicas.
Berger, L. (1995). Pessoas idosas - uma abordagem global. Lusodidacta.
Cavalcanti, T. M., Gouveia, V. V., Medeiros, E. D., Mariano, T. E., Moura, H. M., Moizéis, H. B. C. (2019). Hierarquia das necessidades de Maslow: Validação de um Instrumento. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, 1-13. https://www.scielo.br/j/pcp/a/X4Cm9CPhzCCSxzGfZ9TBVzh/abstract/?lang=pt
Figueiredo, D. (2007). Cuidados Familiares ao Idoso Dependente. Climepsi Editores.
Matos, M. G. et al. (2013). RICHE: Trajetórias para a Saúde da Criança e do Adolescente em Portugal. FMH
Oliveira, A. I. D.; Mateus, D. A. V. (2013). Manual para assistentes operacionais de saúde - para uma prática competente. Lusociência.
Ribeiro, J. (2011) Escala de satisfação com suporte social.Placebo Lda.
Ribeiro, Ó., & Paúl, C. (2018). Manual de Envelhecimentos Activo. Edições Técnicas, Lda.