| Código: | TeSPAD213 | Sigla: | SNSLV |
| Área de Ensino: | 1º Ciclo |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| TESPAD | 24 | Plano Estudos a partir de 2025 | 1º | 6 | 90 | 150 |
| Ensino Teórico: | 5,00 |
| Teórico-Práticas: | 10,00 |
| Seminários: | 0,00 |
| Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Adquirir conhecimentos no âmbito das necessidades sociais ao longo da vida.
Necessidades sociais - conceito.
No âmbito das competências para o perfil profissional específico na área do apoio domiciliário pretende-se capacitar os estudantes para a identificação, monitorização e avaliação de necessidades sociais da pessoa ao longo da vida, numa perspetiva de apoio domiciliário no contexto social e da saúde.
Perspetiva-se o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e atitudes capacitadoras para a gestão de atividades promotoras da satisfação das necessidades sociais da pessoa em contexto domiciliário.
Os conteúdos teóricos são apresentados pela mobilização sobretudo do método expositivo-interativo com recurso a apresentações em powerpoint e vídeos.
Privilegiar-se-ão ainda, sobretudo em grupo, a pesquisa bibliográfica orientada, a leitura e análise de documentos de referência e a análise de "situações estímulo".
Avaliação individual 65%.
Avaliação de grupo 35% (trabalho escrito ¿ 50% + apresentação oral ¿ 50%)
O resultado final da UC corresponde à média ponderada das avaliações individual e de grupo.
A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponíveis as épocas de exame, mediante inscrição.
O método expositivo-interativo permite aos estudantes assimilar os conteúdos fundamentais e participar na sua própria aprendizagem.
A mobilização das fontes documentais e o desenvolvimento de trabalhos de grupo, permitirem aos estudantes desenvolver a capacidade de pesquisa, análise e síntese de conhecimentos, bem como o treino de habilidades relacionadas com a preparação, apresentação e discussão de trabalhos.
Bee, H. (1997). O ciclo vital. Artes Médicas.
Berger, L. (1995). Pessoas idosas - uma abordagem global. Lusodidacta.
Cavalcanti, T. M., Gouveia, V. V., Medeiros, E. D., Mariano, T. E., Moura, H. M., Moizéis, H. B. C. (2019). Hierarquia das necessidades de Maslow: Validação de um Instrumento. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, 1-13. https://www.scielo.br/j/pcp/a/X4Cm9CPhzCCSxzGfZ9TBVzh/abstract/?lang=pt
Figueiredo, D. (2007). Cuidados Familiares ao Idoso Dependente. Climepsi Editores.
Matos, M. G. et al. (2013). RICHE: Trajetórias para a Saúde da Criança e do Adolescente em Portugal. FMH
Oliveira, A. I. D.; Mateus, D. A. V. (2013). Manual para assistentes operacionais de saúde - para uma prática competente. Lusociência.
Ribeiro, J. (2011) Escala de satisfação com suporte social.Placebo Lda.
Ribeiro, Ó., & Paúl, C. (2018). Manual de Envelhecimentos Activo. Edições Técnicas, Lda.