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Atendimento em Saúde: Comunicação e Relação Interpessoal

Código: TeSPS-015    Sigla: TeSPS-AC
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TeSPSS 8 Plano 2020 - 2025 6

Horas Efetivamente Lecionadas

3ºTESPSS

Ensino Teórico: 0,00

3.ºTESPSS

Ensino Teórico: 9,17

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 4,00
Helena Isabel Marques Caseiro   1,67
Neuza Catarina Branha do Peso   2,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Isabel Marques Caseiro Responsável
Helena Isabel Marques Caseiro Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender a importância do atendimento no contexto de saúde.
Consolidar práticas de relacionamento interpessoal.
Reconhecer a importância do atendimento em saúde na imagem da organização.
Adequar de forma eficaz o atendimento, perante as diferentes situações com o cidadão e profissionais de saúde.

Conteúdos programáticos

Ato comunicativo -componentes e fatores condicionantes
Funções da comunicação
Comunicação e expressão oral
Especificidade do discurso oral- espontâneo e preparado
Técnicas de atendimento presencial e telefónico
Regras para um atendimento e relacionamento de qualidade
Normas de receção e encaminhamento de pessoas ou assuntos relacionados com a saúde
Informação, marketing e comunicação relacionados com o atendimento em saúde
Humanização do atendimento em saúde
Organização de eventos em saúde

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para que se torne efetiva a adequação da relação estabelecida às diferentes situações em contexto de atendimento em saúde é fundamental aprofundar estratégias que promovam um atendimento e relacionamento de qualidade, a capacidade de comunicar e expressar oralmente, a humanização do relacionamento e a promoção do trabalho em equipa.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologias/estratégias: Métodos expositivos e interactivos, leitura e análise de textos, pesquisa bibliográfica orientada sobre temas no âmbito dos conteúdos programáticos, com elaboração de trabalhos de grupo com apresentação oral.

A componente autónoma do curso será realizada com recurso a pesquisa bibliográfica e a leituras complementares recomendadas pelo docente.


Avaliação

Avaliação da Unidade Curricular é realizada através de dois trabalhos de grupo. A classificação final da Unidade Curricular  resulta da média ponderada entre a classificação do primeiro com uma ponderação de 40% (corresponde à apresentação do mesmo) e a classificação do segundo  trabalho com uma ponderação de  60% (50% apresentação e 50% trabalho escrito). 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta unidade curricular utilizará o método expositivo e interativo para proporcionar aos alunos o acesso direto a conhecimentos fundamentais. O desenvolvimento de pesquisas orientadas e de trabalhos de grupo pretende não só promover o aprofundamento de conhecimentos mas também o desenvolvimento de competências de comunicação e relação interpessoal.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CEPRA (2007). Comunicação e relações interpessoais. Lisboa: CEPRA.
Estanqueiro, A. (2007). Saber lidar com as pessoas: princípios da comunicação interpessoal. (14ª ed.). Barcarena: Editorial Presença.
Fachada, M. O. (2003). Psicologia das relações interpessoais. (6ª ed.). Lisboa: Edição Rumo.

Isidoro, A. M., Simões, M. M. P., Diogo, S., & Caetano, J. (2023). Manual de organização e gestão de eventos (2.ª ed.). Lisboa. Sílabo. ISBN 978-989-561-278-9
Joisen, M. (2003). Técnicas de comunicação interpessoal. Lisboa: Bertrand.
Monserrat, X. (2006). Como motivar. Porto: ASA.
Neves, A. (2002). Motivação para o trabalho. Lisboa: RH Editora.
Oliveira, A. S. d. (2022). Organização de eventos, protocolo e cerimonial: do público ao corporativo, do presencial ao digital. Ucrânia: Intersaberes.
Rego, A. (2007). Comunicação pessoal e organizacional. Lisboa: Sílabo.