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Noções Gerais de Saúde e Suporte Básico de Vida

Código: TeSPS-017    Sigla: TeSPS-NG
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TeSPSS 7 Plano 2020 - 2025 5

Horas Efetivamente Lecionadas

3ºTESPSS

Ensino Teórico: 0,00

3.ºTESPSS

Ensino Teórico: 5,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,67
Márcia Odete Freixieiro da Silva   3,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Márcia Odete Freixieiro da Silva Responsável
Helena Isabel Marques Caseiro Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Consolidar conhecimentos em saúde e bem-estar;
Evidenciar noções básicas para prevenção e atuação em situações de risco ou perigo;
Adquirir noções básicas de primeiros socorros;
Desenvolver capacidades para execução de manobras básicas de Primeiros Socorros;
Conhecer quais os procedimentos de atuação na pessoa em paragem cardiorrespiratória.

Conteúdos programáticos

Princípios gerais de socorrismo
Noções básicas de auto-proteção
Principais necessidades de primeiros socorros
Normas básicas de atuação do socorrista
Plano de ação do socorrista em diferentes situações
Avaliação de uma pessoa em paragem respiratória e chamar ajuda
Suporte Básico de Vida

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A coerência entre os objetivos de aprendizagem e os conteúdos programáticos evidencia-se na articulação entre a consolidação de conhecimentos em saúde e bem-estar, assegurada pelos princípios gerais de socorrismo e pelas noções de auto-proteção, a aquisição de competências fundamentais em primeiros socorros, sustentada pelas normas de atuação do socorrista e pelas principais necessidades de intervenção, e a capacitação para situações críticas, garantida pela aprendizagem da avaliação da vítima, do pedido de ajuda e da execução de manobras Suporte Básico de Vida.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino-aprendizagem, desenvolvida em regime presencial, assenta na valorização da interação, privilegiando o trabalho em grupo e a análise de casos práticos simples. Procura-se, assim, articular a experiência prévia dos formandos com as exigências próprias de um curso técnico superior profissional de secretariado em saúde, transformando os momentos de discussão em oportunidades de reflexão crítica e pensamento construtivo.
Os materiais e recursos pedagógicos incluem ferramentas multimédia de carácter interativo, complementadas com a utilização de vídeos e sessões demonstrativas sobre técnicas de primeiros socorros. Sempre que possível, estas aprendizagens serão reforçadas em contexto de simulação de baixa fidelidade, em laboratório de práticas.
A componente autónoma da unidade curricular poderá ser desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares indicadas pelo docente, promovendo a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos.


Avaliação

A avaliação da unidade curricular será realizada através de um teste escrito individual e de um teste prático:
Teste escrito - 60%
Teste prático - 40%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de aprendizagem ativa, com recurso à prática simulada, análise interativa de casos clínicos e treino de procedimentos, articulam-se com os objetivos da unidade curricular ao permitirem consolidar conhecimentos em saúde e bem-estar, desenvolver competências em primeiros socorros e preparar os formandos para atuar em situações de risco ou paragem cardiorrespiratória, complementando-se com atividades autónomas de aprofundamento teórico.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bonito, J. (2000). Práticas de primeiros socorros. Um guia para salvar vidas. Dom Quixote.

European Resuscitation Council. (2021). European Resuscitation Council Guidelines 2021. https://cprguidelines.eu/guidelines-2021

INEM-Instituto Nacional de Emergência Médica. (2022). Manual de Suporte Básico de Vida. https://aprender.inem.pt/course/view.php?id=127

INEM-Instituto Nacional de Emergência Médica. (2013). Sistema Integrado de Emergência Médica. https://www.prociv.azores.gov.pt/fotos/documentos/1716978545.pdf

INEM- Departamento de Emergência Médica. (2021). ERC Guidelines 2021. Recomendações para as Equipas Pré-Hospitalares. https://www.inem.pt/wp-content/uploads/2021/09/ERC-Guidelines-Recomendacoes.pdf